Se existe um fantasma que assusta muita gente, é ele: o medo de falar em público.
Seja naquela apresentação da faculdade, na reunião da empresa ou até mesmo no discurso numa festa de família. Quem sente esse medo começa a suar frio só de imaginar a cena.
Falar em público é uma habilidade importante, independente da carreira que escolhemos seguir e não estamos falando apenas de palcos, slides e grandes plateias. Ás vezes você precisa apresentar a ideia de um projeto novo para o chefe, por exemplo. E aí, faz o quê?
A verdade é que não existe uma fórmula mágica para vencer esse medo; a boa notícia é que todo mundo pode aprimorar essa habilidade e se engana quem pensa que só arrasa nos palcos quem já nasceu com esse dom.
Sentir medo é bom! Isso faz com que você tome mais cuidado, se prepare mais. E ao fazer isso, as chances de acerto são maiores.
Se você se identificou, confira as dicas abaixo e comece esse exercício agora mesmo!
- Inicie pelo planejamento: saiba exatamente o que quer falar e quais resultados pretende atingir, conheça bem o seu público e adapte o estilo da apresentação de acordo com ele.
- Estude até decorar tudo: quanto mais domínio do assunto você tiver, mais vai se sentir preparado e o medo diminuirá.
- Treine muito: grave vídeos dos seus ensaios e assista depois. Você vai ser o seu principal crítico e vai se esforçar mais depois de ver (literalmente) onde pode melhorar. Antes do “Dia D”, apresente para um amigo que esteja realmente disposto a fazer críticas construtivas sobre sua performance e esteja aberto a receber esse feedback.
- Não fuja da raia: abrace as oportunidades que tiver de falar em público e entenda que treinar é o caminho para aumentar sua autoconfiança.
Quando a hora chegar, mentalize coisas positivas e tenha água por perto (isso ajuda a acalmar os nervos)! Quando acabar, vai se sentir feliz por ter vencido mais essa, porque o sucesso da sua carreira só depende de você!
Deixar um comentário