Início/Hora HVRA

Grupo de Homens Hora Hvra

“A cura tem origem na ressonância, na repercussão ou no reconhecimento da semelhança. (...) É imperativo que os homens expressem mais conscientemente o que está dentro deles.“

Grupo de conexão e apoio para homens

Um espaço de escuta e aprendizado, para sairmos da nossa zona de conforto, do lugar comum da masculinidade, desmistificar e ressignificar nossa vida de homem. Um ambiente sustentável que proporciona a oportunidade de nutrir melhores relações. Estamos interessados em refletir sobre como nos relacionamos. Esse é um espaço de reflexão, florescimento humano, acolhimento e parceria. Não há comportamento certo ou errado. Há comportamentos herdados ou aprendidos que queremos que sejam transformados.

Acolher

Acolhimento para homens que querem contar suas histórias longe de julgamentos

Ressignificar

Reconstruir e ressignificar “o que é ser homem”, longe da prisão que se transformou na masculinidade atual

Refletir

Olhar para os comportamentos aprendidos de forma consciente para nos transformar

Encontros:

Os encontros serão mensais com uma taxa de contribuição consciente por encontro que serão revertidos para programas focados na transformação de homens
Convidado: Felipe Requião

Encontro 01: Quem somos?

Exercemos inúmeros papéis sociais: pai, esposo, amigo, irmão, filho, profissional e muitos outros. Somos quem queremos ser ou vivemos cumprindo expectativas depositadas sobre nós?

Convidado: Guilherme Valadares
(fundador e idealizador do portal Papo de Homem)
instagram.com/papodehomem
https://papodehomem.com.br/

Encontro 02: O que é ser homem?

“Não se nasce homem, torna-se”. Esta frase do psicólogo Benedito Medrado (um dos pioneiros nos estudos das masculinidades) nos traz à seguinte reflexão: como meninos e homens aprendemos sobre sua própria masculinidade? O que é ser homem, afinal?

duração: 2h

Convidado: Felipe Requião

Encontro 03: Os homens e os relacionamentos

Nós, homens, temos a tendência de enxergar nossos relacionamentos com base em um sistema social de poder. Como nos relacionamos com as pessoas à nossa volta?

duração: 2h

Convidada: Fátima D’ Abreu – Focalizadora de danças circulares, terapeuta holística, reikiana, terapeuta de investigação e cura de registros akáshicos. thetahealer e barra access (@fatima_d_abreuu)

Encontro 04: O que é ser mulher?

Nós, homens, estamos constantemente zangados com as mulheres porque elas não correspondem às nossas expectativas. Ser mulher é o que queremos que elas sejam? Afinal, o que é ser mulher?

duração: 2h

Convidado: Manoel Pinto – Pesquisador em paternidades e masculinidades, idealizador do projeto @sercabramacho.

Encontro 05: O machismo

O machismo é uma opressão das mulheres praticada por homens nas suas mais diversas formas. O machismo prega que homens e mulheres têm papéis distintos na sociedade e que julga a mulher como inferior ao homem em aspectos físicos, intelectuais e sociais. Qual é a origem do machismo? Vamos, juntos, entender como esse sistema funciona e o por quê é importante combatê-lo.

duração: 2h

Convidado: Vinícius Dias – Psicólogo, Especialista em gestão de políticas públicas de gênero e raça pela UnB (Universidade Federal de Brasília).

Encontro 06: Privilégios masculinos

Reconhecer os próprios privilégios é o primeiro passo para entender sistemas de violência e lutar contra eles. Além disso, a reflexão que faremos juntos neste encontro é: todos os homens possuem os mesmos privilégios?

duração: 2h

Convidado: Flávio Oliveira – Pai da Júlia, co-fundador da Escola de Pai (@escoladepai) e do Instituto Aveleira, facilitador de grupos de homens e pais, integrante do movimento Guerreiros do Coração e terapeuta integrativo.

Encontro 07: Paternidades

A paternidade talvez seja uma das mais difíceis tarefas que o homem jamais enfrentará em toda sua vida. Para quem não tem filhos, ter um pai representa conviver com um homem que possui as mesmas questões que nós. Antes de sermos pais, somos homens. E, sendo homens, já estamos encaixotados na “Caixa do homem”. Eventualmente, em algum momento da nossa vida, nos tornaremos pais. A paternidade pode ser mais do que ser um homem procriador, provedor e protetor da nossa família? O que podemos fazer hoje para sermos um pai mais pleno?

duração: 2h

Convidado: Gilsom Maia – Psicólogo clínico e psicólogo do esporte. Psícólogo dos projetos Tempo de Despertar e líder do projeto Justiceiros. Especialista em neuropsicologia e gestão de pessoas (@gilsommaia)

Encontro 08: Violência e a Masculinidade Hegemônica

Cada um de nós sente a pressão para manter o ciclo de violência acontecendo. É por isso que mudanças são importantes. É fundamental que cada um de nós decida não usar a violência em nossas relações. Quais os tipos de violências existentes? Como elas ocorrem? Quais estratégias podemos adotar para eliminá-las da nossa vida e das nossas relações?

duração: 2h

Convidado: Mauro Barbosa Junior – Mestre em ciências médicas, membro da Comissão Científica da Sbrash e membro do Departamento de Disfunção Sexual Masculina da ABEMSS

Encontro 09: A saúde do homem

Em média, no Brasil, os homens vivem 7 anos a menos que as mulheres. Hábitos saudáveis e acompanhamento de saúde preventiva são o caminho para ter saúde de qualidade e qualidade de vida. Porém, nós, homens, costumamos dar menos atenção à saúde e realizamos menos consultas médicas preventivas.

duração: 2h

Convidado: Lucas Amaral – doutor em Ciência Política, Mestre em Antropologia Social, pesquisador e professor sobre gênero, raça, sexualidade e relações de poder. Psicoterapeuta corporal Core Energetics (em formação) e facilitador de Comunicação-Não-Violenta na Vivessence Terapias. E, ainda, sou Idealizador e facilitador do projeto Homens Essenciais (@homens.essenciais)

Encontro 10: Comunicação não violenta

A Comunicação Não-Violenta (CNV) é uma metodologia comunicacional desenvolvida pelo psicólogo norte-americano Marshall Rosenberg voltada para aprimorar os relacionamentos interpessoais e diminuir a violência no mundo. É uma ferramenta poderosa para que nós, homens, possamos estabelecer outros padrões de comportamento diante dos conflitos e debates.

duração: 2h

Convidado: Felipe Requião

Encontro 11: (Encerramento) Que homem eu sou agora?

A partir dos 10 encontros realizados, refletiremos juntos quais foram os principais aprendizados da jornada e como podemos aplicá-los em nossa vida em todos os ambientes que frequentamos.

duração: 2h

Convidado: Felipe Requião

Encontro 12: Rito de passagem

Com o objetivo de marcar a transformação gerada a partir das reflexões realizadas ao longo do ano, neste encontro, realizamos juntos um rito de passagem que nos permita internalizar a nova consciência adquirida e seguir nosso caminho rumo a uma masculinidade mais saudável e pró-ativa no combate às desigualdades de gênero.

FAÇA PARTE DE NOSSO GRUPO

Um espaço de escuta e aprendizado, para sairmos da nossa zona de conforto, do lugar comum da masculinidade, desmistificar e ressignificar nossa vida de homem.

ONG AVRA

Proporcionamos um futuro melhor para todos.

logoavra
A ONG AVRA é jovem, porém com propósitos de gente grande. Desde sua idealização, a instituição conta com o trabalho voluntário de sua equipe, que sonha em transformar vidas.

Em parceria com:

Título

Ir ao Topo