Uma palavra um tanto estranha, pois não ouvimos com frequência ou não está inserida no nosso vocabulário cotidiano. Mas, com certeza você já fez, conhece quem faça, ou ainda, deseja ter um trabalho assíncrono e nem sabe que ele tem esse nome.

Trabalho assíncrono é quando o foco do trabalho está na realização de um objetivo proposto e não no local ou no horário em que ele será executado. Ou seja, é aquele realizado fora do que conhecemos como tradicional: local de trabalho, horário de expediente, equipe reunida e trabalhando ao mesmo tempo etc.

Nessa proposta, não é preciso que todos estejam juntos para desenvolver suas atividades. Nela, é possível que cada indivíduo seja livre e responsável por sua demanda e a entregue dentro de um prazo, independente de quando e onde ela foi produzida.

Por isso o nome assíncrono, que significa fora de sincronia. Sem a necessidade de ser simultâneo.

 

Diferenças entre síncrono e assíncrono

Quando se fala em trabalho síncrono, as tarefas são executadas em sequência e de forma ordenada. Uma tarefa só começa depois que a anterior for concluída. Isso significa que uma atividade está relacionada e depende do término da fase anterior para ter continuidade.

É uma forma de trabalho herdada com a revolução industrial, quando surgiram as linhas de produção que foram adaptadas a outros tipos de negócios.

No trabalho assíncrono, as tarefas são executadas de forma independente e não precisam da conclusão de uma etapa anterior para prosseguir. Cada tarefa é iniciada e executada de acordo com sua própria lógica ou evento específico, sem bloquear ou aguardar outras atividades.

Isso pode levar a uma maior eficiência, já que tarefas mais demoradas não bloqueiam o progresso e o andamento dos trabalhos.

A principal diferença entre elas é a dependência temporal das atividades realizadas. Enquanto o modo síncrono segue uma sequência ordenada, o assíncrono permite que as tarefas sejam executadas de um jeito autônomo e paralelo. Escolher entre um e outro, vai depender da necessidade específica de cada trabalho, do desempenho desejado e das características das tarefas envolvidas.

 

É possível aplicar o trabalho assíncrono no seu cargo? Dicas de como fazer:

Como vimos anteriormente, não são todos os tipos de trabalho que podem adotar o modo assíncrono. Vai depender de fatores que envolvem a natureza das atividades e de requisitos específicos do tipo de negócio de atuação.

É viável para funções caracterizadas pela flexibilidade de horário e pela capacidade de realizar tarefas sem necessidade de vínculos com outros profissionais.

Para fazer essa transição, leve em consideração:

  1. Identifique as tarefas adequadas: Analise as tarefas envolvidas no trabalho e identifique aquelas que podem ser executadas de forma independente, sem a necessidade de coordenação em tempo real.
  2. Priorize e Planeje: Determine quais tarefas são mais adequadas para o trabalho assíncrono e priorize-as com base na sua importância e urgência. Crie um cronograma dentro de seu tempo, para realização dessas atividades.
  3. Utilize ferramentas digitais: Escolha ferramentas adequadas para facilitar a comunicação e a colaboração da equipe, como plataformas de mensagens, e-mail, sistemas de gerenciamento de projetos e compartilhamento de documentos.
  4. Defina prazos: Comunique datas e necessidades de forma clara e objetiva para toda a equipe. Isso ajuda a evitar mal-entendidos e assegura que todos estejam em sintonia.
  5. Promova autonomia: Encoraje os membros da equipe a tomar a iniciativa e assumir a responsabilidade por suas tarefas, permitindo que trabalhem no próprio ritmo e de acordo com suas preferências.
  6. Estabeleça uma comunicação regular: Mesmo que o trabalho seja assíncrono, é importante manter canais de comunicação regulares para compartilhar atualizações, esclarecer dúvidas e alinhar objetivos.
  7. Documente processos e informações: Mantenha documentos de referência e registros atualizados, para que os membros da equipe possam acessar informações relevantes a qualquer momento.
  8. Ofereça treinamento e suporte: Certifique-se de que todos entendam como funcionará o novo modo de trabalho assíncrono e ofereça suporte para resolver quaisquer problemas iniciais.
  9. Avalie e ajuste: Regularmente avalie como o trabalho assíncrono está funcionando. Faça ajustes conforme necessário com base no feedback da equipe e nos resultados alcançados.
  10. Crie uma cultura de confiança: Estabeleça uma cultura de confiança e responsabilidade, onde os membros da equipe sintam-se à vontade para gerenciar seu próprio tempo e contribuir de maneira significativa.

Atividades como pesquisa, análise de dados, redação, desenvolvimento de conteúdo e trabalho criativo, são alguns exemplos de funções que se adéquam a esse estilo de trabalho.

 

Quais os benefícios desse tipo de trabalho?

O trabalho assíncrono oferece uma série de benefícios que podem melhorar a produtividade, flexibilidade e qualidade do trabalho. Entre eles estão:

  • Flexibilidade de Horário: Escolher quando trabalhar para um melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
  • Maior Produtividade: Concentração sem interrupções resulta em eficiência aprimorada.
  • Oportunidade de Equipes Multiculturais: Colaboração de mão de obra global sem restrições de fusos horários.
  • Redução de estresse: Menos prazos rígidos e pressão para estar online constantemente.
  • Qualidade de vida melhorada: Adaptação das horas de trabalho às responsabilidades pessoais.
  • Economia de tempo de deslocamento: Redução do tempo gasto em deslocamentos, contribuindo para uma utilização mais eficiente do tempo.
  • Maior autonomia: Controle sobre a organização do trabalho.
  • Redução de custos: Menores despesas operacionais.
  • Inclusão e diversidade: Adequação a diferentes estilos de trabalho e horários.

É uma maneira diferente de trabalhar, com uma perspectiva alternativa sobre a produtividade e colaboração. A flexibilidade do trabalho assíncrono se ajusta a vidas agitadas e pode oferecer benefícios essenciais para o bem-estar pessoal, como a redução do estresse, entre outros. Uma forma de trabalho mais equilibrado e focado nas necessidades individuais, sem perder eficácia.

 

Trabalho Assíncrono: Desafios e Oportunidades no Futuro Profissional

O trabalho assíncrono está ganhando destaque no mundo profissional moderno. Cada vez mais empresas reconhecem os benefícios desse modelo flexível e eficaz, incorporando-o às suas estratégias operacionais.

Os avanços tecnológicos contribuem para que o trabalho assíncrono se popularize, trazendo consigo um equilíbrio entre a vida profissional e pessoal altamente valorizado pelos colaboradores.

Empresas também estão atentas aos efeitos positivos, como a redução do estresse entre os funcionários. Com prazos mais adaptáveis e menos pressão para estar constantemente online, os colaboradores podem gerenciar melhor seu tempo e reduzir níveis de estresse associados a demandas excessivas, resultando em melhorias nos resultados e na qualidade do trabalho.

No entanto, apesar das vantagens evidentes, é necessário reconhecer os desafios relacionados à comunicação e coordenação no ambiente de trabalho assíncrono. A coesão da equipe e o alinhamento de objetivos e entregas de qualidade devem ser estrategicamente planejados.

Isolamento social decorrente da falta de interação presencial e a dificuldade pessoal na gestão do tempo são pontos que merecem uma atenção ao desenvolver estratégias para o trabalho assíncrono. À medida que essa modalidade evolui, vem com ela a necessidade de buscar soluções práticas para garantir o sucesso e a eficácia do trabalho assíncrono em ambientes profissionais.

Mas mesmo com desafios, esse ainda é uma modalidade em ascensão no mundo profissional contemporâneo. Já existe empresas em que não há mais espaços físicos comerciais, ou regras tradicionais como horários de trabalho.

À medida que a tecnologia e as formas de trabalho evoluem, há uma crescente aceitação do trabalho assíncrono, o que mostra seu valor e influência no futuro do trabalho.

Porém, para que esse tipo de trabalho dê certo, além desses pontos da parte da empresa, é preciso saber se é uma modalidade que vai se adequar as suas necessidades e expectativas como profissional.

Para isso, ter autoconhecimento e uma mentalidade de desenvolvimento contínuo contribuirão para trazer essas respostas.

Um programa de mentoria vai te ajudar nessa caminhada. Muitas vezes é preciso ter ajuda externa, para entender pontos que não conseguimos perceber e desenvolver.

Então, se esse é o seu caso, invista em você mesmo. Conheça o nosso Programa de Mentoria, e se prepare para novos desafios que estão por vir.

Acesse Programa de Mentoria e dê um passo à frente.

 

Referências:

https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/trabalho-assincrono-tendencia/#:~:text=Ele%20ocorre%20quando%20diferentes%20membros,hor%C3%A1rio%20de%20expediente%20pr%C3%A9%2Ddefinido.

https://tangerino.com.br/blog/trabalho-assincrono/#:~:text=O%20trabalho%20ass%C3%ADncrono%20%C3%A9%20aquele,estar%20dispon%C3%ADveis%20no%20mesmo%20hor%C3%A1rio