Olá, Leitores! No artigo de hoje, vamos conversar um pouco sobre produtividade e seu lado negativo que pode acometer qualquer profissional ao longo de sua carreira, se não estivermos atentos a alguns sinais!

Este texto tem o objetivo de ajudar você a se conhecer melhor e equilibrar sua vida pessoal e profissional.

Boa leitura!


O que é produtividade tóxica?

No mundo moderno, a busca incessante por produtividade, muitas vezes, nos leva a um território perigoso. A produtividade é uma faca de dois gumes, capaz de impulsionar nossas conquistas, mas também de minar nosso bem-estar. A conectividade é constante e as demandas de trabalho são cada vez mais intensas, é fácil cair na armadilha da produtividade tóxica, por isso, precisamos estar atentos ao equilíbrio entre nossa vida pessoal e profissional. Pensando em termos práticos, a partir do momento que você começa a sentir uma necessidade constante de ser produtivo a todo tempo, em variadas situações, mesmo fora do local de trabalho, se sentindo culpado quando não consegue atingir determinados padrões de resultados, isso é um forte indicador de que a produtividade deixou de ser positiva e passou a ser tóxica em sua vida.

Além de afetar sua vida profissional, podendo levar a quadros como Síndrome de Burnout, caracterizada pelo esgotamento físico, emocional e mental em decorrência do estresse crônico no trabalho, existem outros efeitos colaterais decorrentes da produtividade tóxica como: exaustão crônica, ansiedade e uma sensação de que nunca estamos fazendo o suficiente além da culpabilidade constante.

Por que é importante termos limites entre o trabalho e a vida pessoal?

Como podemos perceber a partir da compreensão do que é a produtividade tóxica, estabelecer limites entre o trabalho e outros aspectos da nossa vida pessoal é essencial para termos uma vida mais saudável e feliz.

Quando negligenciamos nossa vida pessoal em prol do trabalho, corremos o risco de esgotamento, baixa qualidade de vida e até mesmo problemas de saúde. O equilíbrio entre as duas esferas não apenas melhora nosso bem-estar geral, mas também nos torna mais produtivos durante o tempo de trabalho, uma vez que estamos mais revigorados e motivados. Lembre-se sempre daquele velho ditado:

“Tudo em excesso, faz mal!”

Dicas para evitar e superar a produtividade excessiva

Sabemos que, devido a competitividade do mercado, a produtividade a todo custo, infelizmente, faz parte da realidade de muitos trabalhadores. Mas como lidar com isso, de modo a conseguir conciliar seu trabalho e sua vida?

Para isso, não temos um manual ou regras específicas, mas podemos pensar em algumas estratégias simples que podem melhorar sua vida, para não cair na armadilha da produtividade tóxica, entre algumas das dicas estão:

  • Defina Horários Claros: estabeleça horários fixos para começar e encerrar o trabalho. Respeite esses horários como faria com compromissos inadiáveis, isso se aplica até mesmo em casos de trabalho Home-Office.
  • Crie um Espaço de Trabalho Delimitado: ter um espaço físico dedicado ao trabalho pode ajudar a manter a separação entre os espaços de trabalho e lazer.
  • Pratique o Autocuidado: Reserve tempo para atividades que você ama e que o recarregam, seja ler, praticar esportes ou passar tempo com a família.
  • Aprenda a Dizer Não: Não se sinta obrigado a aceitar todas as tarefas e projetos que lhe são atribuídos. Aprender a dizer não é fundamental para evitar a sobrecarga.
  • Estabeleça Metas Realistas: defina metas que possam ser alcançadas de maneira realista dentro do tempo disponível. Evite estabelecer padrões impossíveis.
  • Experimente a Técnica Pomodoro: Trabalhe por períodos curtos, como 25 minutos, seguidos por uma pausa de 5 minutos. Isso pode melhorar a concentração e prevenir o esgotamento.

 

Essas são algumas estratégias, mas você pode usar outras a depender do seu estilo de vida e necessidade. Romper com a armadilha da produtividade tóxica é essencial para nossa saúde mental e felicidade geral, não se esqueça disso!

Estabelecer limites saudáveis entre trabalho e vida pessoal não é um ato de preguiça ou incompetência, mas sim um passo crucial em direção ao equilíbrio e à realização sustentável. Ao adotar essas dicas e priorizar seu bem-estar, você estará no caminho certo para uma vida mais saudável e produtiva.

Gostou do tema de hoje? Então convido você a continuar explorando essas e muitas outras temáticas, por meio do Programa de Mentoria da Avra, nele você encontrará aulas e atividades voltadas ao: desenvolvimento pessoal e profissional, projeto de vida e plano de carreira. Para saber mais acesse: https://avra.org.br/mentoria/

Abraços e até a próxima leitura!

 

Referências

REDAÇÃO. Bournout. Estado de Minas: Saúde e Bem Viver. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/saude-e-bem-viver/2023/05/26/interna_bem_viver,1498977/sindrome-de-burnout-brasil-e-o-segundo-pais-com-mais-casos-diagnosticados.shtml#:~:text=De%20acordo%20com%20dados%20da,brasileiros%20sofrem%20com%20a%20s%C3%ADndrome.> Acesso em: 25 de ago de 2023.

VALEM. Produtividade Tóxica: o que é e quais são os riscos. Disponível em: https://www.valem.com.br/curiosidades/produtividade-toxica/#:~:text=Produtividade%20T%C3%B3xica%20%C3%A9%20o%20nome,o%20descanso%20ou%20o%20lazer> Acesso em: 25 de ago de 2023.