No dia 9 de junho, realizou-se em São Caetano do Sul a palestra “Encantando o cliente com a metodologia Disney”.

Ministrada por Ana Paula Puga, psicóloga certificada em Psicologia Positiva, practitioner em PNL e Executive Coach, a palestra propôs uma imersão na metodologia Disney, ou seja, o jeito Disney de fazer negócios, gerando encantamento em seus clientes.

A história e personalidade de Walt Disney explicam muito de sua visão e filosofia aplicadas no parque. A partir de preceitos que para alguns podem ser considerados básicos mas que nem todas as empresas adotam, Walt Disney criou seu império e deixou um legado de ações que fariam das nossas vidas e empresas melhores. Ana Paula Puga, nos guiou nesta filosofia e explicou como funciona na prática as missões que são comuns a todos os funcionários da Disney:

  • todos são responsáveis pela limpeza;
  • não terceirize o problema, resolva-o você mesmo;
  • garanta um good show, zelando também pela segurança”.

Desde a declaração na inauguração do parque, Walt Disney deixa claro o que viria a ser este grande projeto idealizado por ele: um lugar onde o convidado/cliente está no centro de todas as ações. Embora a inauguração não tenha sido um sucesso, visto que o parque super lotou e aconteceram vários problemas, Walt não desistiu. Pelo contrário, foi resiliente e aprendeu com os erros.

Ana Paula nos motivou com este e outros exemplos de psicologia positiva, também reforçou a importância de ter com quem contar – Walter tinha ao seu irmão Roy, que muito contribuiu para a realização dos seus sonhos – e o quanto é importante reconhecer aquele amigo ou familiar que é como uma mola propulsora para realização dos seus sonhos, sejam eles profissionais ou pessoais.

Um grande aprendizado que a palestra trouxe foi em relação a valorização de bons trabalhos​: é​ importante que haja reconhecimento de uma boa performance, o que na Disney é chamado de “good show”.

Outro valor importante é a empatia, estimulada por lá com o “job rotation”, ou seja, profissionais desempenham outras tarefas que não aquelas em que são especialistas: um desenhista pode estar na função de atendente da lanchonete nos dia de “job rotation”​, por exemplo​.

Por fim, Ana Paula nos fez refletir sobre a nossa missão ​por meio da pergunta​:​”​o que você faz, que os outros fazem, mas só você sabe fazer?”.

Para quem esteve presente foi uma manhã de muitos aprendizados. Para quem perdeu, recomendamos o filme “Walt antes do Mickey” (disponível ​na Netflix) para que possa também conhecer um pouco da prestigiada metodologia Disney.