Liderar uma equipe é, sem dúvida, um grande desafio. É preciso ter habilidades para lidar com pessoas, bem como capacidade de organização e planejamento. Além disso, é importante estar atento às tendências do mercado e ter um bom senso de negócios.

Assumir um cargo de liderança significa adquirir mais responsabilidades e ter que lidar com diversas situações que podem não ser fáceis. Por isso, é imprescindível estar preparado para enfrentar os desafios que surgirão no caminho.

Se você almeja uma posição de liderança ou procura aprimorar-se como profissional e entregar melhores resultados como líder, acompanhe este conteúdo para descobrir como se desenvolver, assim como, quais obstáculos te aguardam nessa jornada e como preparar-se:

 

Como construir sua trajetória para tornar-se líder?

Para construir uma trajetória de liderança, você deve primeiro identificar as áreas em que deseja se desenvolver e criar um plano para alcançar seus objetivos. Em seguida, deve executar esse plano, monitorar seu progresso e ajustar seu curso conforme necessário.

É importante estar ciente dos riscos que a empresa em que você está inserido enfrenta, aproveitar as oportunidades para o crescimento da mesma e desenvolver as próprias habilidades para aumentar a eficiência da organização.

Tendo conhecimento desses fatos, torna-se mais claro quais caminhos seguir dentro da instituição para transformar-se em um líder, ou até mesmo o que você pode fazer para diferenciar-se em processos seletivos e demonstrar como é capaz de agregar com a empresa e a futura equipe.

Separamos aqui alguns comportamentos e ideias de ações que você pode adotar para florescer ainda mais o seu espírito de liderança e mostrar-se como um líder valioso para a organização:

Disposição em ajudar

Um líder precisa estar disposto a ajudar seus liderados, por isso, é importante trabalhar e desenvolver a empatia pelos colegas, visando um ambiente de trabalho harmonioso.

Cada colaborador possui dificuldades e habilidades a serem desenvolvidas, além dos desafios diários. Então, é imprescindível não julgar, pois todos podem cometer falhas, diante dessas situações é necessário reavaliar os processos e os motivos dos equívocos, já que garante identificar pontos de melhoria e planejar ações para otimizá-los, diminuir os ruídos e auxiliar no desenvolvimento dos demais membros da equipe.

No entanto, isso não é um trabalho fácil, uma vez que a equipe também carece de alinhamento. Para isso, muitas vezes se torna essencial que você seja referência para os demais.

Torne-se referência

Para ser um líder respeitado, que consegue manter uma equipe unida, trazendo resultados, é preciso que seja influente em relação aos seus colegas, pois isso garante mais fluidez mediante as necessidades da empresa, das situações e dos colaboradores.

Quando se tornar uma referência para os demais, você será procurado para auxiliar na solução de problemas e tirar dúvidas. Contudo, para conseguir atingir esse nível, é importante os seguintes pontos:

  • Ser proativo;
  • Buscar excelência em suas atividades;
  • Reconhecer as próprias falhas e buscar se aperfeiçoar;
  • Conhecer a equipe;
  • Dominar os processos.

Busque oportunidades de networking

Para conquistar um cargo de liderança, é importante que você busque oportunidades para networking, pois isso poderá ajudar muito na sua carreira. Participe de eventos, congressos e feiras do seu segmento, faça novas amizades e troque experiências com outras pessoas.

Isso aumentará seu networking, fará com que você seja reconhecido pelo seu potencial e aumentará consideravelmente as suas chances de conquistar o cargo que você tanto almeja. Além disso, é importante que você nutra essas novas amizades e mantenha um bom relacionamento com as pessoas que você conhecer. Uma ótima forma de construir esse networking é através do LinkedIn, então utilize todas as ferramentas disponíveis na rede social para alavancar seu perfil e ser notado pelo mercado.

Esteja disposto a ser um líder

É importante, portanto, lembrar que a liderança continua sendo uma escolha e que, para isso, você deve continuar a se desenvolver. Diante disso, é fundamental que líderes trabalhem para aprimorar seus pontos fortes e, ao mesmo tempo, identifiquem suas áreas de melhoria. Mas como fazer isso?

A seguir, separamos algumas dicas que podem te ajudar a se tornar um líder melhor:

  • Desenvolva sua autocrítica: o primeiro passo é reconhecer seus próprios erros. É importante ter em mente que ninguém é perfeito e, às vezes, cometemos erros. Aprenda a lidar com eles e seja transparente com sua equipe.
  • Escute as críticas: uma das melhores maneiras de melhorar é ouvir as críticas. Seja aberto ao feedback e aprenda a lidar com as críticas de maneira construtiva.
  • Tenha um plano B: nunca se sabe quando surgirão imprevistos. Portanto, é importante estar preparado para enfrentar os problemas. Tenha um plano B e seja flexível para mudar de rumo quando for preciso.
  • Saiba lidar com o estresse: outro fator que pode afetar negativamente sua liderança é o estresse. Aprenda a lidar com o estresse de maneira saudável e não deixe que ele afete suas decisões.
  • Esteja disposto a aprender: a liderança é uma jornada de aprendizado constante. Portanto, esteja sempre disposto a aprender e se desenvolver. Acompanhe as tendências e inovações da sua área e busque novas formas de melhorar seu desempenho.

 

Perfil de Liderança

Um dos passos mais importantes para se tornar um líder de sucesso é fazer o diagnóstico do seu perfil e do perfil de liderança da organização. Através da avaliação, é possível constatar o comportamento adotado por cada gestor diante de desafios e oportunidades em potencial. Esse diagnóstico é capaz de te auxiliar a traçar o caminho ideal para permitir que cresça como líder e se desenvolva.

Um perfil de liderança auxilia não só ao diagnóstico do perfil de cada líder, mas também, a identificação de suas forças e fraquezas. Dessa forma, torna-se possível mapear as competências que devem ser aprimoradas para que a liderança seja eficaz.

Além disso, o perfil de liderança também é importante para a análise da cultura organizacional e para a identificação de possíveis problemas de liderança que possam estar comprometendo o clima organizacional.

 

Desafios dos cargos de liderança

No entanto, além de se preparar para alcançar um cargo de liderança, é imprescindível estar ciente dos desafios diários e responsabilidades atribuídas aos líderes, pois isso lhe confere maiores chances de sua performance aumentar e dos resultados alavancarem.

Os líderes são desafiados diariamente a assumir a responsabilidade pelas ações da equipe, tomando decisões que influenciam diretamente no resultado final. Também precisam estar constantemente atentos ao mercado e às tendências, para que possam direcionar a equipe de forma adequada.

  1. Equilibrar as expectativas da organização e da equipe

Com ênfase na criatividade, inovação e produtividade, as empresas esperam que seus líderes sejam capazes de criar um ambiente de trabalho estimulante para todos os liderados. No entanto, o aumento da complexidade das tarefas e a necessidade de lidar com grandes quantidades de informações dificultam a tomada de decisões assertivas pelos líderes.

Em razão das crescentes demandas da sociedade em relação à responsabilidade social das empresas, têm-se exigido que os líderes sejam cada vez mais transparentes e tenham um senso ético mais apurado.

Diante de todos esses desafios, é importante que os líderes sejam capazes de se adaptar rapidamente às mudanças e estejam abertos ao aprendizado constante, com a finalidade de balancear as expectativas dos liderados e atingir os resultados esperados para o negócio.

  1. Motivação da equipe

Outro grande desafio é manter os funcionários motivados e comprometidos com o trabalho. Com aumento da rotatividade de pessoal e das opções de carreira, os líderes precisam ser criativos ao oferecer incentivos para que os funcionários permaneçam na empresa. Uma forma de estimular o engajamento é fomentar a criatividade e inovação, estimulando os colaboradores a pensarem em novas maneiras de fazer as coisas.

Para manter uma equipe engajada e um ponto essencial na gestão de equipe é manter a comunicação aberta e transparente. É importante que os colaboradores se sintam à vontade para conversar e trocar ideias. Além disso, é considerável que eles se sintam valorizados pelo seu trabalho, o que pode ser feito através de feedbacks constantes e elogios quando merecerem.

  1. Delegar tarefas

Delegar tarefas e processos é importante para que a liderança consiga focar nas tarefas mais relevantes para o crescimento da empresa e para o seu desenvolvimento. Trata-se também de uma forma de colocar os colaboradores para trabalharem de forma mais independente e desenvolverem suas habilidades.

Para delegar de forma eficiente, é importante que a liderança:

  • Tenha um bom conhecimento da equipe e das habilidades de cada um;
  • Saiba o que pode ser delegado e o que não pode;
  • Explique com clareza o que precisa ser feito;
  • Deixe claro os prazos para a realização da tarefa;
  • Forneça os recursos necessários para a realização da tarefa;
  • Acompanhe o andamento da tarefa;
  • Ainda que a tarefa seja delegada, esteja disponível para esclarecer dúvidas.
  1. Comunicar-se eficientemente

Em primeiro lugar, é importante deixar claro que a comunicação não é apenas uma troca de informações, ela é uma troca de ideias, sentimentos e pensamentos. Sendo assim, é fundamental que o gestor se atente a todos os meios de comunicação disponíveis, e utilize aqueles que sejam mais adequados para a situação, tornando a comunicação assertiva.

Outro ponto importante é a empatia, ou seja, a capacidade de se colocar no lugar do outro. Ao se comunicar, é essencial considerar o ponto de vista do interlocutor, o que pode ser um desafio para alguns gestores.

Por fim, é imprescindível lembrar que a comunicação não é apenas verbal, ela também é não-verbal. Sendo assim, os líderes devem estar atentos a todos os sinais que possam estar enviando, tanto verbalmente quanto não-verbalmente, para que a comunicação seja eficaz.

 

Programa Liderar

São muitos os desafios da liderança atualmente, mas não podemos esquecer que eles podem ser superados com foco, dedicação e bom senso. É claro que isso significa que temos que estar dispostos a fazer a nossa parte e aprendermos a lidar com as nossas próprias limitações, porém, essa é uma das grandes lições que a liderança pode nos ensinar.

Pensando em auxiliar aqueles que se encontram interessados em cargos de liderança, a AVRA desenvolveu um curso capaz de impulsionar sua carreira, te preparando para se tornar líder ou te capacitando para executar suas funções com proficiência, gerando bons resultados. Através do programa Liderar você conquistará autoconfiança para gerir melhor as pessoas.

A estrutura do programa é composta por 6 módulos onde você vão aprender sobre:

  • Gestão de Pessoas

Conciliar os objetivos e propósito dos colaboradores às metas organizacionais.

  • Gestão de Tempo

Adotar hábitos que favoreçam a produtividade e que contribuam para a otimização do tempo gasto na realização das tarefas.

  • Aprimorar a Comunicação

Escolher o canal e o momento adequados para transmitir informações de maneira assertiva, melhorando o ambiente de trabalho e gerando mais entendimento e cooperação entre a equipe.

  • Aprimorar o Autoconhecimento

Saber quem é, quais são suas habilidades, oportunidades de melhoria, aonde deseja chegar e o tipo de líder que deseja ser.

 

Além disso, você terá acesso a alguns bônus:

  • E-books: além das aulas, será disponibilizado o conteúdo do curso em formato de e-books;
  • Encontros com mentores de carreira: durante os 3 primeiros meses você terá chance de participar de encontros mensais com profissionais qualificados para te ajudar nessa trajetória. Recebendo orientação adequada para o seu momento de carreira;

Se ficou interessado, venha fazer parte do programa que vai transformar a sua visão sobre o que significar ser líder.

 

 

Referência:

Material de apoio do curso de Liderança – AVRA