Há momentos na vida em que precisamos de algum auxílio para continuar. É quando paramos e pensamos, e agora o que fazer?

Às vezes a solução está mais fácil do que parece, mas, por estarmos totalmente envolvidos não enxergamos as respostas que estamos procurando. São caminhos que precisamos percorrer, e para isso é preciso encontrar o início dessa jornada.

A mentoria tem um papel fundamental na busca dessas respostas, nos fazendo encontrar esses novos caminhos, afinal, alguém que é mais experiente no assunto vai poder enxergar de fora possíveis soluções para nossos problemas e dúvidas, nos mostrando possibilidades e desenvolvendo habilidades que podem não estar tão aparentes.

“A mentoria é um processo no qual um profissional mais sênior (mentor), auxilia uma pessoa com menos experiência (mentorado) no desenvolvimento de novas competências.” explica Karina Bertolla, especialista em comunicação e desenvolvimento humano.

Ela também identifica outros benefícios que um mentorado adquire ao passar por essa transformação:

— Amplia o networking;

— Autoconhecimento – fortalecendo os pontos fortes;

— Estimula o desenvolvimento individual;

— Apoia a estruturação de projetos, tanto profissionais como pessoais;

— Ajuda na identificação de possíveis problemas; entre outros.

“O mentor é alguém que apoia, orienta, compartilha suas habilidades e conhecimentos, oferece feedbacks honestos e comprometidos com o desenvolvimento do mentorado.” completa Karina, que também é uma das mentoras do programa de mentoria da ONG AVRA.

Ou seja, é alguém preparado para isso, que tem habilidades de escuta ativa e vai saber fazer as perguntas certas para entender o seu momento, suas ambições e suas expectativas nesse processo.

Além de exercícios propostos e de experiências compartilhadas que vão enriquecer esse momento de troca.

Importante dizer que uma mentoria não se restringe apenas a questões profissionais e de carreira, ela pode também ser aplicada para temas pessoais e projetos de vida, pois, estão ligadas ao ser humano, e esse olhar do todo é significativo para os resultados.

 

Quando buscar uma mentoria?

Não existe a hora certa para buscar uma mentoria. Não há idade específica ou alguma outra particularidade que possa determinar qual é o momento. O que há, é vontade de crescer da forma certa e do jeito certo, e para isso, é preciso de alguém com mais bagagem de vida e carreira.

Quando existe essa orientação, as chances de se perder no meio do caminho ou persistir em um erro que não vai dar frutos diminuem significativamente, o que encurta o caminho para o sucesso.

 

Como funciona a mentoria da AVRA?

O modelo de mentoria da AVRA é semiestruturado, ou seja, há um planejamento pré-definido, um roteiro a ser seguido, mas que pode ser ajustado pelo mentor, de acordo com a necessidade de cada mentorado.

São 6 reuniões individuais on-line, com a duração de 1 hora em cada sessão. Desses encontros será feito um PDI – Plano de Desenvolvimento Individual, com ações, metas, estratégias para alcançar o resultado que o mentorado precisa e espera.

Cabe ressaltar também, que todo o valor investido nesse programa é revertido para as causas sociais da AVRA. Então, além de se beneficiar com a mentoria, você ainda contribui para ajudar outros nas causas que a ong apoia.

 

Portanto, se você está insatisfeito com seu momento profissional, quer avançar, mas tem dúvidas de como fazer, o que escolher, que direção tomar, essa mentoria é para você!

Acesse – Programa de Mentoria, faça sua inscrição e comece agora mesmo a descobrir novas formas de trilhar seu caminho.  

 

Referencias:

https://www.napratica.org.br/mentoria/#:~:text=Ele%20d%C3%A1%20suporte%20e%20encorajamento,se%20melhor%20pessoal%20e%20profissionalmente

https://avra.org.br/programa-de-mentoria-por-que-voce-precisa-de-um-para-alavancar-sua-carreira/