O LinkedIn é a maior rede profissional do mundo, com cerca de 774 milhões de usuários em mais de 200 países. É uma grande vitrine em que é possível se mostrar ao mundo profissional de forma assertiva.

Mais do que um currículo, a rede dá a seus usuários a possibilidade de expor conhecimentos, experiências e expectativas que vão além de um documento. É uma rede viva que proporciona relacionamentos a fim de tornar cada profissional produtivo e bem-sucedido em seus planos de carreira.

 

 

Sabe aquela oportunidade de ressaltar seus talentos? Então, sendo atuante no LinkedIn, isso é possível! A rede oferece a chance de entregar valor dentro de suas habilidades a um maior número de pessoas. Aumentando assim, a sua empregabilidade, que é a capacidade de ser atraente para o mercado de trabalho.

Para a especialista em carreiras Thayane Fedato, o perfil do Linkedin ajuda a:

“Formar uma rede de contatos através de postagens interessantes, fortalecer um bom networking, acompanhar empresas do seu interesse, o que é estratégico e importante para uma carreira de sucesso. Além de se desenvolver através dos cursos existentes na rede e trocar informações”.

Sabendo usar a rede, você também ajuda o algoritmo do LinkedIn a te ajudar. Afinal, é baseado no seu comportamento como usuário que ele vai te sugerir perfis, conteúdos e vagas que tenham a ver com o seu interesse. Fora ser uma base de informações para recrutadores que possam estar em busca de novos talentos.

“Quanto mais informações o perfil do usuário tiver, melhor o algoritmo trabalhará a seu favor. Recrutadores buscam por perfis através de palavras-chave e expressões, e os melhores perfis aparecerão nas primeiras páginas desse ranking. Por isso, é muito importante que as palavras-chave e o objetivo estejam bem descritos em seu perfil, para que seja localizado facilmente”, explica a especialista.

As palavras-chave são palavras que o recrutador vai usar no buscador para encontrar o perfil que ele está procurando, por exemplo: se ele estiver buscando por um auxiliar de escritório, ele vai buscar por palavras-chave que tenham a ver com essa função. Por isso, ter um objetivo definido é importante, para que consiga construir um perfil de acordo com ele.

 

Dicas de como ter um perfil atrativo

  • Tenha um perfil completo. Preencha todos os campos com informações claras e objetivas;
  • Coloque uma foto de capa que seja relacionada a sua área de atuação. Algo que ao entrar no seu perfil, já se tenha uma noção do que você faz;
  • Escolha uma foto de perfil que venda sua imagem profissional. Então não use fotos com outras pessoas, em festas, baladas, em viagens ou algo que fuja desse relacionamento profissional;
  • O título é uma área muito importante, pois é pelo título que geralmente os recrutadores localizam o perfil. Seu título deve ser coerente com o seu objetivo. Nada de colocar “disponível para o mercado”, “procurando emprego”, “em busca de recolocação” ou algo do tipo, títulos assim não funcionam e atrapalham o seu posicionamento na rede;
  • Escreva um resumo profissional que fale de sua trajetória e atividades que você domina. Aquilo que é importante, e que você quer que sua rede saiba. Use palavras-chave da sua área e capriche nas três primeiras linhas desse resumo, pois são as que ficam aparentes e são elas que vão despertar o interesse em ver mais. Caso não tenha experiência profissional, escreva sobre os cursos, técnicas que domina, experiências adquiridas em trabalhos voluntários e projetos em que participou;
  • Coloque formação acadêmica, técnica, cursos importantes que fez. Se sua área tiver algum tipo de certificação ou registro profissional específico, coloque também;
  • Em experiência, coloque a empresa, o cargo e o período trabalhado. Faça tópicos descrevendo as funções que desempenhou no cargo, assim fica muito mais fácil para ler e entender suas habilidades. Esse campo também é uma área estratégica para colocar palavras-chave das atividades desempenhadas;
  • Faça conexões estratégicas, convide profissionais de sua área de interesse ou de profissionais que atuem em áreas que você deseja ingressar;
  • Faça publicações semanais, com conteúdo de qualidade falando sobre assuntos que você domina. Fale sobre experiências vividas, desafios pessoais, aprendizados e posicionamento em relação a algum assunto relevante;
  • Curta, comente e compartilhe conteúdos de outros profissionais, que sejam sobre assuntos que valorizem seu objetivo profissional, ou de empresas que você admira. Faça comentários relevantes e que engajem o público.
  • Também é possível cadastrar até 50 competências, que podem ser competências técnicas ou comportamentais. Aproveite esse campo para se destacar entre os demais candidatos. Faça um exercício de autoconhecimento e evidencie o que você tem de melhor a oferecer;
  • Peça recomendações de pessoas que já trabalharam com você, mas antes recomende as pessoas com um depoimento verdadeiro e respeitoso. Não minta no que você vai escrever, caso não tenha tal admiração por ela, melhor não fazer. Se você não teve essa vivência de trabalho, uma alternativa é pedir recomendação a antigos professores;
  • Lembre-se que o LinkedIn é uma rede profissional, então compartilhe 80% de conteúdo profissional e 20% de conteúdo pessoal para que você possa humanizar seu posicionamento e compartilhar valores pessoais importantes para sua carreira.

 

Você atrai empresas e recrutadores quando seu perfil é interessante, pois ele é capaz de vender uma imagem profissional positiva. Então, certifique-se de que tudo está completo, atualizado e coerente com o seu objetivo.

Perfis atrativos e atuantes têm muito mais chances de serem encontrados, podendo gerar conexões estratégicas e possíveis convites para processos seletivos e parcerias profissionais.

Lembra que dissemos que o perfil é a sua vitrine? Então, seja cuidadoso com o seu comportamento e com conteúdos que expõe nessa vitrine. Não aborde pessoas pedindo emprego, não deixe comentários agressivos em posts, ainda que você possa não concordar com o que o outro diz, seja gentil ao expor seu ponto de vista.

Não faça desabafos ofensivos seja a colegas de trabalho ou a empresas que já trabalhou. Não marque empresas nas postagens pedindo emprego, as empresas não vão te contratar por que você está precisando trabalhar, elas vão te contratar por que seu perfil é compatível com a posição que elas têm, então fazer esse tipo de post não ajuda em nada, só faz volume negativo a sua vitrine.

Cuidado ao abordar temas que gerem conflitos, briga em redes sociais não são bem-vindas, especialmente em uma rede com foco profissional. Também não faça postagens com assuntos inapropriados para o ambiente corporativo.

Seja o profissional que você teria interesse em conhecer, caso estivesse do outro lado.

E para quem está nessa jornada de recolocação, Thayane, que também é mentora do Programa Impulso da AVRA, dá as seguintes recomendações:

“Paciência e dedicação! Faça da busca pelo emprego um trabalho. Estabeleça uma rotina… Cuide da sua saúde mental. O processo de recolocação pode ser demorado e a sensação de frustração pode aumentar e gerar abalos emocionais nos obstáculos que surgirão pelo caminho. Trabalhe em seu desenvolvimento enquanto o emprego não chega. Faça cursos, encontre profissionais da sua área, troque contatos. Isso vai te ajudar a ter mais confiança e segurança.”

 

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Nele você terá um mentor, que além de acompanhar seu passo a passo, vai responder suas dúvidas de como se posicionar para ser um alvo atrativo na busca de um novo emprego.

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Então, venha se preparar para o mercado de trabalho e ainda contribuir com essa causa!

 

Referencias:

Orientações do Programa Impulso

https://about.linkedin.com/pt-br