Como sabemos, é por meio da comunicação que transmitimos e recebemos uma mensagem. Pouco importa o modo como ela acontece, seja por meio de palavras, símbolos ou gestos, o que realmente importa é que a informação seja compreendida.

O fato, é que se a mensagem não for transmitida de forma clara e objetiva o suficiente, o receptor não a compreenderá em sua totalidade, abrindo espaço para dúvidas e interpretações dúbias.

No ambiente de trabalho, as falhas de comunicação são apontadas como os principais motivos geradores de desentendimentos, ocasionando, principalmente, erros na execução de projetos.

Se fazer entender é fundamental para fazer acontecer. Por isso, o profissional que domina a técnica de se comunicar de maneira assertiva tem maiores chances de alcançar o sucesso.

A comunicação assertiva é uma das soft skills (habilidades comportamentais) mais valorizadas da atualidade, mas você sabe do que se trata?

Neste artigo, te apresentamos o seu principal conceito, sua importância e os benefícios que ela pode te proporcionar. Bem como, trazemos dicas infalíveis para você desenvolver essa habilidade e impulsionar de vez a sua carreira.

Pronto para começar? Então vem com a gente!

 

O que é a comunicação assertiva?

A comunicação assertiva pode ser entendida como a habilidade de comunicar clara e objetivamente uma informação, de modo a fazer com que seu receptor a compreenda plenamente.

Trata-se de transmitir a mensagem de modo eficiente e seguro, sem que reste espaço para dúvidas ou interpretações distorcidas.

Não necessariamente o conceito de comunicação assertiva está veiculado as concepções de certo ou errado. Uma vez que, mesmo que a informação seja correta, se ela não for compreendida por completo, não houve sucesso em sua transmissão. Portanto, não houve assertividade por parte do transmissor.

Ser assertivo envolve saber trabalhar não só as palavras, mas também os gestos, tom de voz, expressões e atitudes, durante a transmissão da mensagem. De modo que tudo contribua para informar com precisão e autoridade o que você deseja que o outro faça ou entenda.

Por esse motivo muitas pessoas acabam confundindo assertividade com agressividade. Cabe aqui fazer uma distinção.

Assertividade é usar da precisão, mas jamais da rigidez ou intimidação. Envolve sobretudo, considerar o outro, se colocar no lugar dele. Ao contrário do que ocorre quando usamos da agressividade em nossa comunicação. Aqui, as chances de abuso moral e até mesmo conflitos são muito maiores.

Vejamos um exemplo: Imagine que você é um funcionário de uma grande empresa e seu chefe lhe pede determinada tarefa. No fim do expediente, você conclui e entrega tal tarefa. Ao conferi-la seu chefe percebe que não está de acordo com o esperado, logo, ele se irrita e chama sua atenção na frente de todos os outros funcionários.

Esse é um tipo de situação bastante agressiva. Levando em consideração que não houve respeito á integridade emocional do colaborador e muito menos empatia.

Agora, imagine a mesma situação com uma atitude diferente. Se ao invés de reportar seu erro na frente dos demais colegas de trabalho, o seu chefe lhe chamasse em sua sala e lhe explicasse com mais clareza o que ele deseja que você faça. Aqui com certeza, houve assertividade e as chances de você executar a tarefa da forma que ele deseja são muito maiores, porque além de clareza, houve também empatia.

Por fim, comunicação assertiva é, sobretudo, saber equilibrar firmeza e respeito na transmissão de uma mesma mensagem.

Agora que você já conhece o conceito, está na hora de entender a importância da comunicação assertiva e quais os benefícios que ela pode proporcionar a sua carreira.

 

Qual a importância da comunicação assertiva e os principais benefícios que ela pode proporcionar a minha carreira?

A comunicação é tida como o principal recurso do homem para transmitir o que mora em seu interior ao exterior. Ou seja, é a forma perfeita para demonstrar suas ideias.

No entanto, se não for feita de modo assertivo a comunicação se torna imprecisa abrindo espaço para interpretações dúbias e equivocadas. Havendo então, a distorção da mensagem.

Tanto no contexto pessoal quanto profissional, a falha de comunicação é o fator número um que contribui para a ocorrência de erros.

Ainda usando o exemplo do tópico anterior, pense comigo: Se o chefe tivesse sido claro o suficiente com você na primeira vez que ele lhe comunicou sobre a tarefa a ser realizada, você teria cometido erros?

Muito provavelmente não! E é aqui que mora a importância de se comunicar de modo assertivo. Se fazendo entender, você evita, entre outras coisas, que ocorram falhas. E se não há falhas, consequentemente, há maiores chances de se obter sucesso na concretização de suas ideias.

Mesmo que seu ouvinte discorde de você, o que é normal e totalmente aceitável, não haverá espaço para dúvidas ou mal-entendidos. Porque a mensagem foi repassada corretamente.

Por esse motivo, as pessoas que dominam a habilidade da comunicação assertiva, tornam-se grandes negociadores e líderes, profissionais de sucesso altamente valorizados pelo mercado.

Vejamos os principais benefícios que a comunicação assertiva proporciona a sua carreira:

  • Poupa seu tempo

Sendo claro e indo direto ao ponto, você evita dúvidas, logo, não precisa passar horas e horas tentando saná-las ou refazendo tarefas. Assim, seu tempo é poupado e você pode aproveitá-lo da maneira como achar melhor.

  • Evita desperdício de recursos

Ser assertivo lhe permite evitar erros, portanto, evita a atividade estressante e por vezes, dispendiosa do retrabalho. Desse modo, os recursos investidos terão sido totalmente aproveitados, sem qualquer desperdício.

  • Aumenta sua produtividade

Sem gastar parte de seu tempo, energia e recursos com uma só tarefa, você fica livre para investir nas demais, logo, sua produtividade aumenta e seus planos se tornam concretos.

  • Fortalece sua autoconfiança

Quem age de modo assertivo transmite respeito e precisão em suas atitudes. Mas, principalmente, demonstra não duvidar de seu potencial ou caráter, impondo segurança no modo como se comunica. A autoconfiança é amplamente favorecida nesse ponto.

  • Ajuda a evitar e resolver conflitos

A clareza como as coisas são dispostas ajuda a evitar distorções na compreensão da mensagem, portanto, a possibilidade de ocorrerem conflitos gerados por dúvidas é muito menor. Da mesma forma que usando da assertividade você também pode resolver os conflitos desse tipo.

Tendo conhecido a importância, bem como os benefícios da comunicação assertiva, você certamente gostaria de desenvolver essa habilidade, certo?

Então acompanhe o próximo tópico e receba dicas para conseguir alcançar esse objetivo!

 

Como ter uma comunicação mais assertiva

Agora é o momento de você conhecer as dicas para se comunicar de forma mais assertiva e impulsionar de vez sua carreira. Confira abaixo!

  • Mostre seu domínio sobre o assunto

Não podemos falar com propriedade sobre algo se não o conhecemos a fundo, sim ou não?

É claro que não! Sem argumentos nosso conteúdo se torna fraco e fica sujeito ao descaso.

Por isso, você necessariamente precisa dominar o assunto que será discutido, para que a informação tenha peso e prestigio.

Demonstrando autoridade sobre o assunto, você consegue chamar a atenção do leitor e possibilita que ele absorva a informação por completo.

 

  • Verifique qual o melhor momento para falar

Mesmo que a informação possua peso e prestigio se ela não for comunicada na hora certa, você não obterá sucesso como transmissor.

Há um ditado que diz “há hora certa para tudo” e é exatamente isso o que acontece. Você precisa ter sensibilidade e usar da inteligência para identificar o melhor momento para comunicar sua mensagem ao receptor.

Busque por aquele que é um momento em que você sabe que terá total atenção por parte dele ou dela, para que sua mensagem seja transmitida com eficiência.

 

  • Seja direto

A objetividade é o pilar da comunicação assertiva. A clareza no uso de suas palavras é o que faz com que a informação seja captada em sua essência.

Portanto, seja direto, evite fazer rodeios ou fugir do assunto. Sem delongas, vá direto ao ponto, mas, é claro, sem ser grosseiro ou intimidador.

Ser direto lhe permite ser compreendido por inteiro, além de poupar tempo e energia, tanto seu, quanto de seu ouvinte.

 

  • Saiba escolher suas palavras

Usar certas expressões ou até mesmo gírias durante sua comunicação pode passar uma impressão errada ao seu receptor.

Podendo fazer com que seu conteúdo seja interpretado como algo de cunho agressivo ou ofensivo, mesmo não sendo essa a sua intenção.

É preciso saber escolher as palavras com todo o cuidado para evitar distorções na compreensão da sua informação.

Não é uma questão de se prender a norma culta da língua, mas de usar uma linguagem compatível com a do seu receptor, para que assim a comunicação se torne mais fluida e fácil de assimilar.

 

  • Atente-se a sua linguagem corporal

Não são apenas as palavras que passam uma mensagem durante a comunicação. Tão importante quanto o que é dito é a forma como é dito.

Para que a comunicação seja assertiva, é preciso atentar-se também a sua linguagem corporal.

O tom de voz, o modo de olhar e até mesmo sua postura podem tanto lhe ajudar, quanto lhe atrapalhar no momento da comunicação. Por isso, procure atentar-se a forma como seu corpo se comporta durante seu discurso.

Procure alinhar sua fala à sua linguagem corporal para que ambos passem uma única mensagem.

 

  • Pratique a empatia

Se colocar no lugar do outro é a forma mais eficaz de saber como lidar com ele. Em qualquer contexto, praticar a empatia irá ajudá-lo a estabelecer uma boa comunicação com qualquer pessoa.

Ao entender seu ouvinte você descobre o melhor modo de fazê-lo compreender o que você quer dizer com suas palavras e gestos. A informação ganha mais objetividade e dinamismo desta forma.

Logo, levar sempre em consideração o outro, torna seu conteúdo mais assertivo, e a comunicação mais eficaz.

 

  • Verifique se o outro está acompanhando seu raciocínio

Esteja atento a qualquer sinal que o seu receptor lhe dê durante a comunicação. Pode ser qualquer coisa, desde um olhar de estranhamento, uma coçada de cabeça, até o seu absoluto silêncio, qualquer coisa que indique que algo não está claro para ele.

Verificar se o outro está acompanhando seu raciocínio evita o surgimento de dúvidas. Por isso, não hesite em perguntar se seu ouvinte está compreendendo o que você está comunicando a ele.

 

  • Seja um bom intermediador

Se tiver a oportunidade aja como intermediador em um conflito, bem como ajude seu colega de trabalho ou amigo a expressar suas ideias de maneira objetiva.

Ao mesmo tempo em que você pratica a pró-atividade e empatia, sua comunicação ganha consistência e você se torna um bom exemplo a ser seguido.

Nesse ponto a assertividade se mostra agregadora para ambos os lados.

 

  • Mantenha-se aberto as críticas

É perfeitamente normal que as pessoas tenham opiniões contrárias umas as outras. Esperar que o outro aceite sua opinião sem ouvir a dele não é praticar uma boa comunicação.

Portanto, esteja sempre aberto as críticas, mesmo que você não concorde com elas, as receba com respeito e tolerância.

Reflita sobre elas, se a crítica serve para advertir sobre algo que precisa melhorar, indica que a pessoa está ajudando você a identificar um problema que você talvez não tenha notado. Logo, você pode buscar formas de resolvê-lo e ter um resultado melhor.

Nesse sentido, a crítica pode até vir a se tornar construtiva, dependendo de seu cunho e de como você lida com ela.

 

  • Busque conhecimento constantemente

Se há uma coisa que devemos valorizar é o conhecimento. Bens materiais não são nada se comparados á importância que ele tem para as nossas vidas.

Como diz um famoso ditado popular: ‘Conhecimento nunca é demais’. Então o busque constantemente, sua comunicação tende a se tornar melhor na mesma proporção.

Invista em aprimoramento sempre que puder, e com certeza mais cedo ou mais tarde você colherá bons frutos.

 

Após tudo o que foi visto neste conteúdo, creio que está claro para você que a comunicação assertiva é peça chave para impulsionar a sua carreira.

Agora é só por em prática as nossas dicas e esperar pelos bons resultados que a assertividade em sua comunicação, com certeza, lhe proporcionará!

Sabemos que a busca por nossos objetivos profissionais pode ser algo difícil e muito trabalhoso, logo qualquer ajuda é bem-vinda, não é mesmo?

Pensando nisso a ONG AVRA desenvolveu um programa de mentoria para ajudá-lo nesse processo e acelerar a sua chegada até o sucesso profissional.

Gostaria de saber mais a respeito? Então clique abaixo e confira!

Programa de Mentoria

 

 

Referências:

https://smartalk.com.br/blog/comunicacao-assertiva/

https://robsoncamargo.com.br/blog/Comunicacao-assertiva

https://blog.aevo.com.br/comunicacao-assertiva/

https://www.voitto.com.br/blog/artigo/comunicacao-assertiva

https://conteudo.movidesk.com/o-que-e-comunicacao-assertiva/#:~:text=Em%20outras%20palavras%2C%20o%20que,conflitos%20ou%20problemas%20de%20rela%C3%A7%C3%A3o.