Aprender um segundo idioma é difícil para a maioria das pessoas e no meu ponto de vista, mais difícil que aprender, é perder o medo de falar outra língua. Vejo muitas pessoas no meu dia-a-dia que estão inseguras e no geral elas tem bom vocabulário e gramática, mas o medo as impede de falar.

Decidi então compartilhar dicas, coisas que me ajudaram a desenvolver o inglês e me tornar fluente. Ressalto que não sou professora ou profissional do idioma, mas aqui relato a minha experiência e opinião.

  • Fazer um intercâmbio

Nada como morar na casa de um cidadão para te ensinar muito mais do que qualquer escola, fazer compras, ir à balada, ficar em casa assistindo tv, sair e conversar, se virar sozinho… rotina mesmo!

  • Ouvir rádios locais

Enquanto morei nos Estados Unidos, o que mais me ajudou foi ouvir rádio, eu dirigia muito tempo todos os dias, no começo eu ficava perdida ouvindo rádio e depois de 1 mês eu já entendia até as piadas e as ligações que eles faziam para as pessoas.

  • Músicas

Gosta de uma banda internacional? Pegue a música, busque a letra na internet e escute sem parar lendo-a até decorar, ou então busque o título da música no meio da letra, tente traduzir e encontrar sentido nas frases das músicas mais famosas.

  • Podcasts

Baixar podcasts do idioma, essa é uma dica valiosa. São curtos e super claros, muito fáceis de entender. Existem temas variados e gratuitos, ótimas opções para ouvir no caminho para o trabalho e substituem as rádios locais para quem está no Brasil.

  • Seriados

Este é um dos meus passatempos favoritos e onde treino o meu listening, viciei em séries assim que voltei ao Brasil, com o tempo você se acostuma com as vozes e se sente seguro. Cada série traz sempre um aprendizado, porém ainda tenho dificuldade com sotaque britânico.

  • Trabalho

Apesar de todas as experiências citadas acima, preciso ser justa, pois sempre trabalhei em empresas multinacionais, o que me permitiu manter contato com o idioma quase diariamente, especialmente nos últimos anos onde tenho trabalhado com bastante tradução e contato com pessoas de outros países. Adquiri muito vocabulário técnico, ampliei o business e a cada dia surgem novos desafios. Porém, eu não fujo das oportunidades de falar e ouvir o idioma, acho muito importante aproveitar os momentos para colocar em prática todo o aprendizado.

Com este texto, eu quis expressar minhas dicas para ajudar pessoas que se sentem nervosas todas as vezes que precisam falar ou ouvir alguém em inglês, sei que o fator psicológico conta muito, mas se estivermos preparados, estaremos mais seguros!