Ao longo da história da humanidade, muitas personalidades contribuíram para melhorar o mundo em que vivemos, enquanto tantos outros participam da manutenção das mazelas da sociedade atual. Mas você já pensou em como nossas escolhas do dia a dia fazem a diferença?
Eu penso nisso todos os dia e, por isso, compartilho 6 coisas que você pode fazer hoje por um mundo melhor:
1. Olhe para as crianças à sua volta: elas são o futuro e se você é próximo de alguma criança, ela provávelmente se espelha em você de alguma forma. Agora, se você não tem filhos, primos, sobrinhos tão próximos, lembre-se que a criança chorando ao seu lado no ônibus está conhecendo e entendendo o mundo agora e principalmente, elas estão aprendendo a se comunicar. Depois de anos de experiência e desenvolvimento da maturidade você, adulto, não sente vontade de gritar e chorar? As crianças estão aprendendo a controlar suas emoções agora.
2. Cuide das mães: “It takes a village to raise a child” – ou “é preciso uma vila para criar uma criança”. Este é um provérbio africano que dá nome ao livro de Hillary Clinton “It takes a village”. A comunidade precisa participar da criação de um ser humano, embora os pais sejam os principais responsáveis por isso. Infelizmente, este papel ainda é muito atribuído às mães. Então vamos cuidar das nossas mães. Se você é gestor incentive os pais da sua equipe a participarem da criação de seus filhos. Entenda que ser mãe é um dos papeis que algumas das mulheres de sua equipe desempenham, contrate mães! E se você não tem nada a ver com isso, o que você pode fazer para cuidar da sua vizinha, da sua amiga, da sua colega de trabalho que são mães? Dá pra começar hoje.
3. Separe seu lixo reciclável: fácil, barato e autoexplicativo!
4. Apoie produtores locais: artistas independentes, sua amiga que faz artesanato, pequenos agricultores, aquele restaurante de comida caseira… São tantas opções conscientes que podemos fazer ao planejar nossas compras!
5. Respeite as diferenças: o outro é um universo inteiro que difere do nosso e isso precisa ser respeitado para a socidade se tornar um lugar seguro.
6. Reconheça seus privilégios sociais: entenda seu lugar na estrutura social que temos hoje e ceda espaço às minorias.
Há muitas coisas que podem ser feitas! Essa são apenas algumas das que eu venho aprendendo a colocar em prática. E você, tem alguma dica de como transformar o mundo?
Deixar um comentário