Durante vários momentos da nossa vida realizamos mudanças, algumas grandes, que impactam diretamente nas nossas experiências, percepção do mundo e de nós mesmos, e outras menores, mas nem por isso, menos significativas, como a troca de móveis, a mudança para uma nova casa, a escolha de roupas, a obtenção de novos objetos, etc. Mas, e, na vida profissional, quando mudar é preciso, o que devemos fazer? Que resultados você gostaria de melhorar na sua vida profissional? Quais mudanças dependem só de você que poderiam ajudá-lo a promover essas melhorias?

É a partir desses questionamentos, que no nosso artigo de hoje, vamos conversar um pouco sobre mudança comportamental e sua importância para uma liderança saudável nas organizações. Os pontos que vamos abordar são:

  • O que é mudança comportamental?
  • Por que ela é importante para a liderança?
  • Mudança comportamental VS objetivos organizacionais.
  • Quais fatores são necessários para que haja mudança comportamental?
  • Como o líder pode ser um facilitador para o processo de mudança comportamental da equipe?
  • Programa Liderar.

E aí, bora ler mais um artigo fresquinho? Boa leitura!

 

Mudar é necessário e importante

Mudar um comportamento pode ser um desafio, mas também, algo transformador. Às vezes, temos hábitos que não são saudáveis ou nos impedem de alcançar nossos objetivos. Porém, a boa notícia é que estamos em constante evolução e podemos mudar esses hábitos ruins adotando novos comportamentos que nos levem a uma vida mais plena e satisfatória nas mais variadas esferas.  Mas afinal, o que é mudança comportamental? Para essa pergunta, você pode encontrar diferentes respostas, dependendo da perspectiva e linha de estudo que seguir, todavia, de maneira geral, podemos identificá-la como: uma alteração na forma como agimos e nos resultados obtidos.

Para que uma mudança comportamental seja possível é importante identificar se algo precisa ser mudado, se sim, é necessário pensar e entender o porquê. Uma das chaves para auxiliar nesse processo, é a autoconsciência, entender quem você é, como pensa, quais são suas motivações e como reage as diferentes situações, é um passo importante para mudança de comportamento. Desse modo, convido você, hoje, a refletir se teria algum comportamento que considera ruim? E gostaria de mudar?

Mudança comportamental VS objetivos organizacionais

A mudança de comportamento, se aplica tanto na sua vida pessoal, quanto profissional, independente do seu cargo, mas se você já é um líder ou quer ser um líder, esses conhecimentos são ainda mais significativos! Entender sobre o comportamento humano, é imprescindível, uma vez que os líderes trabalham diretamente com as pessoas. A seguir listo alguns motivos pelos quais esse assunto está diretamente relacionado com a liderança:

  • Para que a empresa seja eficiente, é preciso que todos os que nela trabalham se ajustem às normas de conduta e códigos de ética;
  • Todos os colaboradores ao entrarem na empresa passam por um processo de adaptação.
  • Mudanças comportamentais são necessárias para o alinhamento em relação a visão e cultura da empresa;
  • Desenvolvimento de novas competências.

Acima, foram elencados apenas alguns dos principais motivos, mas no dia a dia, lidando com as pessoas, o líder pode identificar outros comportamentos que podem surgir a partir da interação com sua equipe, validando assim a necessidade de buscar conhecer ainda mais sobre o comportamento humano.

Com as constantes mudanças econômicas, sociais, culturais e tecnológicas as empresas precisam se adaptarem aos diferentes cenários do mercado, estando atentas as novas demandas, isso inclui, estarem abertas as mudanças e incentivarem essas transformações. Porém, não é só a empresa ou seu clima organizacional que precisa mudar, o comportamento das pessoas também! Imaginemos a seguinte situação: uma empresa resolve adotar uma estrutura mais ágil, com um quadro menor de funcionários, atuando de modo mais autônomo, visando inovações e processos mais robustos. Se não houver uma mudança de mentalidade e de comportamento entre os colaboradores, dificilmente essa mudança vai funcionar. Você pode estar pensando nesta altura: ‘Ok! Mas não podemos mudar tudo ou controlar as pessoas!’ Essa é uma verdade, nenhum de nós temos o controle sobre o comportamento do outro ou suas ações, a mudança sempre parte do próprio indivíduo que a empreende. Porém, como líderes em uma organização, entendendo a visão da empresa, sua cultura e o comportamento humano, podemos fazer a mediação embarcando juntos num processo de desenvolvimento contínuo com os nossos liderados.

 

Quais fatores necessários para que haja mudança comportamental?

A seguir apresento alguns pontos importantes para que uma mudança no comportamento seja realizada, lembrando que cada sujeito tem um ritmo e percebe-se de diferentes formas:

#1 Entenda o porquê da mudança – O primeiro passo para mudar um comportamento é entender por que ele é importante. Talvez você queira parar de fumar para melhorar a sua saúde ou mudar a sua alimentação para ter mais energia. Identifique o motivo por trás da mudança e mantenha isso em mente ao longo do processo.

#2 Defina objetivos claros – Definir objetivos claros e mensuráveis é essencial para alcançar a mudança comportamental desejada. Pense em metas específicas que você deseja alcançar e crie um plano de ação para alcançá-las.

#3 Encontre um apoio – Ter um apoio é importante para ajudá-lo a manter o foco e a motivação durante a mudança comportamental. Encontre alguém que possa apoiá-lo e incentivá-lo, seja um amigo, um membro da família ou um profissional.

#4 Pratique a autodisciplina – A mudança comportamental requer autodisciplina e persistência. Aprenda a dizer “não” aos hábitos antigos e faça escolhas saudáveis e positivas.

#5 Celebre as pequenas vitórias – A mudança comportamental é um processo gradual. Celebre as pequenas vitórias ao longo do caminho para manter a motivação e o entusiasmo.

 

Como o líder pode ser um facilitador para o processo de mudança comportamental da equipe?

Um líder é fundamental dentro de qualquer organização, sua atuação em relação à equipe pode gerar resultados positivos e promissores ou ruins e devastadores, dependendo de seus posicionamentos e ações. Um líder facilitador é aquele que se coloca a serviço de sua equipe, trabalhando em colaboração com os outros, sendo humilde, empático, coerente em suas atitudes e que demostra clareza do propósito e visão da empresa. Uma liderança facilitadora pode trazer melhoras significativas no clima organizacional e no dia a dia da empresa.

“A liderança facilitadora faz com que talentos surjam, exponham-se e sejam reconhecidos apropriadamente. Faz com que o ambiente de trabalho se torne muito melhor, mais colaborativo, mais amigável, temperado com uma dose de competição saudável. Então, aquela meta de “crescer x%”, vai se transformar em algo como “crescer x% com lucratividade de y%, no segmento estratégico xyz”. (HALF, 2015).

Atuando como facilitador, o líder poderá estar mais próximo da sua equipe e consequentemente perceber de maneira mais efetiva as reais demandas dos seus liderados e possíveis mudanças que precisam ser feitas, tanto individualmente, quanto coletivamente. Algumas das formas para o líder colaborar com essas mudanças são:

  • Dar diferentes tipos de feedback;
  • Realizar uma escuta ativa;
  • Usar uma comunicação eficaz e não-violenta;
  • Ter empatia;
  • Promover e incentivar a capacitação, treinamento e cursos para os liderados;
  • Fornecer e esclarecer as dúvidas que possam surgir;
  • Ser o exemplo.

Como conclusão, podemos observar que para ocorrer uma mudança organizacional, primeiramente precisamos começar com a mudança interna e comportamental de cada um, é necessário que todos estejam cientes do seu papel e da sua importância, desenvolvam autoconhecimento e autorregulação das emoções, estejam abertos para as transformações, que mais do que nunca fazem parte da nossa realidade!

 

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Referências

O líder facilitador se coloca a serviço da equipe. Robert Half Talent Solutions, 2015. Disponível em: https://www.roberthalf.com.br/blog/carreira/o-lider-facilitador-se-coloca-servico-da-equipe. Acesso em: 12 de abr de 2023.

AVRA. Programa Liderar: módulo 1. Disponível em: https://avra.org.br/liderar/.

 

Sugestão de leitura:

M.D, Spencer Johnson. Quem mexeu no meu queijo? 44ª ed. Rio de Janeiro, Editora Record, 2004.