“O mundo detesta mudanças e, no entanto, é a única coisa que traz progresso.”

Essa frase do inventor e filósofo americano Charles F. Kettering, e ilustra bem como é difícil, mas necessário, sair da zona de conforto.

O novo nos traz insegurança. Por outro lado, nos permite vivenciar inúmeras experiências. Podemos adquirir novos conhecimentos, descobrir novas habilidades, melhorar a autoestima, enfim.

Trazendo esse assunto para o aspecto profissional, imagine quando a mudança é organizacional. Se você é um líder e está passando por essa situação, esse artigo é para você!

 

O que é mudança organizacional?

Trata-se de um conjunto de ações, planejadas ou não, voltadas a atingir um determinado objetivo da empresa. Por exemplo: atender as demandas do mercado e as exigências dos clientes, realizar a estruturação de um produto, cortar gastos, aumentar a produtividade, entre outros.

É difícil encontrar uma empresa que não tenha passado por mudanças.  Afinal, isso pode ser decisivo na ascensão ou estagnação de uma instituição.

Não mudar pode significar não se adaptar, não crescer, não inovar, não aproveitar oportunidades e não se manter competitivo.

 

Por que as empresas precisam realizar mudanças?

Durante sua formação, a empresa busca conquistar um lugar no mercado. Mudanças rápidas são necessárias para explorar e inovar. É um período de agilidade para testar o que dá resultado e interromper o que não dá.

Quando o negócio começa a se desenvolver, o foco da mudança é acelerar o crescimento. Diretrizes, estratégias, foco, objetivos, parcerias. Tudo pode ser revisto para impulsionar a expansão.

Para as empresas maduras, a mudança pode ter dois propósitos. Consolidar o que já foi conquistado ou, se a organização for mais visionária, diversificar e inovar para evitar a estagnação.

Por fim, quando a empresa já está em declínio, mudar é sobreviver. Nesse caso, as mudanças podem ser mais severas, e incluir reengenharia ou até mesmo fusões, ou desmembramentos.

Os 8 passos de Kotter

John Kotter, professor benemérito da Harvard Business School, é considerado um dos maiores especialistas em mudanças e liderança.

Segundo Kotter, 70% das empresas falham na gestão da mudança organizacional devido à falta de um bom planejamento.

Para resolver esse problema, ele criou um modelo de mudança conhecido como ‘Os 8 passos de Kotter’.

 

Passo 1 – Inspire senso de urgência

Para implementar mudanças é fundamental contar com o engajamento de todos. E isso só ocorrerá quando o líder expor os motivos desse processo. Inspirar senso de urgência é explicar com clareza e objetividade a importância da mudança e tudo o que está em jogo.

 

Passo 2 – Formar uma coalizão

Para garantir que os colaboradores se mantenham motivados é bom contar com pessoas com poder de influência no grupo.

O líder deve identificar esses influencers na empresa e formar uma coalizão com essas pessoas. Pergunte-se quem teria o papel de manter a equipe focada. Ou ainda, quem possui experiência no tema e pode auxiliar na solução de problemas.

 

Passo 3 – Desenvolva a visão

Aqui o objetivo é elaborar uma visão de futuro do negócio, o resultado positivo que será alcançado com a implementação da mudança. Essa visão precisa ser clara e inspiradora, que incentive os funcionários a participarem.

 

Passo 4 – Comunique a visão

Após desenvolver a visão, o próximo passo é trabalhar a comunicação. Informe em todos os canais de divulgação da empresa.

É imprescindível que a mensagem seja simples, direta, sem rodeios.

A ideia é convencer as pessoas dos benefícios que essa visão trará à empresa. E como é importante a cooperação de cada um.

Passo 5 – Remova obstáculos

Como disse no início, sair da zona de conforto não é fácil. É natural que surjam dificuldades no caminho.

Caso isso aconteça, é recomendável fazer um diagnóstico da situação e descobrir o que impede a mudança. Procure conversar abertamente com todos a fim remover essas barreiras.

Ofereça treinamentos, cursos, materiais para a equipe. Reconheça os esforços dos funcionários.

 

Passo 6 – Crie vitórias de curto prazo

Mudanças de longo prazo costumam desanimar as pessoas. Para evitar isso, defina metas de curto prazo. Recompense os funcionários que conseguirem atingir as metas. Com certeza o grupo se sentirá mais motivado.

Passo 7 – Consolide a mudança

É bom comemorar as vitórias de curto prazo. Entretanto, não esqueça que o processo de mudança ainda não foi finalizado. Enquanto o resultado não chega, confira os procedimentos que têm dado certo e os que devem ser eliminados. Não deixe de comunicar a visão.

 

Passo 8 – Ancore a mudança

Finalmente a mudança foi efetuada. Agora é essencial tornar essa mudança parte da cultura organizacional da empresa.

 

Programa Liderar

Gerenciar um processo de mudança é uma tarefa extremamente desafiadora. Para assumir essa responsabilidade, o líder necessita estar preparado.

Se você está em busca de treinamento, procure o Programa Liderar.

Aprenda conceitos como auto liderança, administração do tempo, feedback, comunicação não violenta, liderança de times remotos, realização de reuniões eficazes, mudança comportamental e organizacional, entre outros.

Você terá autoconfiança para gerir pessoas, dar os próximos passos na carreira e conquistar novas promoções.

Nos três primeiros meses de curso, você ainda terá um super bônus: encontros com mentores de carreira, para trocar experiências, compartilhar dúvidas e receber a orientação adequada para o seu momento profissional.

Ficou interessado? Para mais informações, acesse o site https://avra.org.br/liderar/

Referências

Material de apoio do Programa Liderar

https://blog.solides.com.br/mudanca-organizacional/

https://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/qual-conceito-tipos-mudancas-organizacionais/

https://www.siteware.com.br/gestao-estrategica/exemplos-de-mudanca-organizacional/

https://viverdeagil.com.br/modelo-de-kotter/

https://vbmc.com.br/8-passos-de-kotter/

https://userguiding.com/pt-br/blog/mudanca-em-8-passos-de-kotter/#toc-heading-7