Quem já passou por isso sabe o quão desafiador é a busca por recolocação profissional. O trabalho é árduo, mas não impossível.
Entenda que procurar trabalho, dá trabalho! Não é algo que vai acontecer sem ter esforço e dedicação. Então, tenha em mente que pode demorar e de que além de planejamento, estratégias e empenho, será preciso trabalhar o psicológico, para que a vontade de abandonar o caminho não seja um empecilho para alcançar o seu objetivo.
Seja o primeiro emprego, a busca por uma nova posição, transição de carreira ou a intenção de trocar de cargo ou empresa, todas elas têm algo em comum: A necessidade de se preparar para que na hora de um processo seletivo, você seja o melhor candidato para a posição que deseja ocupar.
O mercado muda a todo o momento, e estar atualizado com essas mudanças pode fazer com que você seja um diferencial de outros candidatos que não acompanham essa atualização. E isso não diz respeito apenas no ramo de atuação, mas também em conhecer a forma como é feito o recrutamento. Hoje em dia, por exemplo, há robôs que selecionam currículos de acordo com o que está escrito nele, então, saber o que escrever e como escrever é fundamental para sair na frente.
“A principal, se não a mais importante, é a busca constante do conhecimento. Se manter atualizado faz você estar sempre a frente e ajuda no marketing pessoal. É importante manter o currículo atualizado, estar antenado as novidades da sua área, além de mostrar o seu valor para a empresa que deseja trabalhar, através de resultados e projetos realizados em experiências anteriores”, explica Adrielle Correia que é consultora de carreira e mentora do programa Impulso da AVRA.
Sendo assim, preparamos algumas dicas para você conquistar a recolocação desejada:
1 – Tenha um objetivo
Ainda que você esteja disposto a trabalhar em qualquer posição, é necessário ter um objetivo. É preciso ter clareza em entender o que você quer, pois, é a partir desse ponto, que se começa a traçar estratégias.
2 – Trabalhe seu marketing pessoal
O marketing pessoal é a forma como nossa imagem é vista pelos outros. Então, se trabalhamos uma imagem positiva, vamos vender esse conceito. Assim também, se fazemos da forma errada seremos vistos de forma negativa.
Trabalhar bem nossa marca pessoal nos dá autoridade e visibilidade na área de atuação. E faz muita diferença na hora de uma seleção, pois estamos a todo o momento sendo comparados com os concorrentes.
Modo de vestir, comportamentos, atitudes, discursos, vocabulário, valores e objetivos são itens que compõem a imagem do indivíduo e que vão formar o marketing pessoal de cada um.
“Cuide do seu marketing pessoal, você é sua própria marca e procure estar sempre ao redor de pessoas que reforçam isso, criando um bom networking”, orienta Adrielle.
Então, revise seus posicionamentos e perceba se está coerente com o que o mercado de trabalho no seu ramo de atuação tem buscado.
3 – Tenha um currículo bem estruturado
Um bom currículo é aquele que chama a atenção do recrutador por ter as informações corretas e coerentes com a vaga que ele tem disponível.
O currículo não precisa ser colorido, ter imagens ou estar em um designer ‘descolado’ para chamar a atenção. Ele precisa ser simples e com um propósito definido, afinal, o recrutador busca informações como trajetória, objetivo profissional, formação e cursos que sejam coerentes com a posição que ele tem.
Quanto mais difícil um CV for de entender, mais fácil ele será descartado. Então, não queira impressionar com algo extravagante, essa tática não funciona. Tenha um layout simples, objetivo e estratégico.
Também é importante que no currículo tenham palavras-chave de acordo com o objetivo almejado. Palavras-chave são palavras ou expressões relacionadas à função buscada. Uma boa forma de saber quais são as palavras-chave relacionadas à sua profissão, é ler a descrição das vagas e tirar dela os verbetes das tarefas que você sabe executar. Ex.: Contas pagar, Power BI, Redes Sociais e outras de acordo com cada cargo.
4 – Tenha um LinkedIn estratégico
LinkedIn não é apenas um perfil em uma rede social que você acessa apenas quando está buscando recolocação. LinkedIn, é muito mais do que isso. É uma ferramenta que proporciona networking entre pessoas da mesma área, e que pode construir um marketing pessoal favorável à sua marca.
Você pode aproveitar as informações do currículo para montar o seu perfil no LinkedIn, mas não apenas isso. Também conecta pessoas da sua área de atuação, ou da área em que deseja atuar. Siga pessoas e empresas que admira. Seja ativo e atuante na rede com comentários e postagens relevantes ao seu objetivo. Seja interessante aos olhos daqueles que veem em você um alvo profissional.
Para encontrar mais orientações de como ter um perfil atrativo no LinkedIn, acesse: Por que ter um perfil no LinkedIn? , e veja quão importante é saber utilizar essa rede.
5 – Tenha um plano de ação e dedique-se a ele diariamente
Elabore um plano de ação para te guiar no que fazer. Ele serve também para mensurar quanto tempo você tem dedicado a essa tarefa.
Faça uma lista de passos práticos que você precisa fazer para alcançar esse objetivo. Para cada item dessa lista, escreva:
1 – O que? – O que vai fazer (ação) para alcançar essa meta;
2 – Como? – Como, na prática, vai fazer para realizar a ação pensada;
3 – Quando? – Estipule uma data de início e fim para que ela seja feita.
Estudos mostram que quando elaboramos um plano de ação, temos mais chances de alcançar objetivos e metas.
Há ações, como a busca ativa de vagas, dentre outras, que devem ser feitas diariamente. Então tenha um compromisso firmado com esse alvo e trabalhe todos os dias nele.
6 – Se prepare para a entrevista
Por mais descontraída que possa ser uma entrevista, lembre-se que em todo momento você está sendo avaliado. O recrutador está colhendo dados a seu respeito para saber se você tem o perfil que a empresa busca para a vaga que está oferecendo.
Então, é a hora de mostrar que você é sim o que estão procurando. Pesquise antecipadamente sobre a empresa, seu ramo de atividade, o momento econômico desse setor, qual a missão e valores, sua cultura, se há algum código de vestimenta na empresa etc. São informações que vão te ajudar a entender como é, e o que ela busca em seus futuros colaboradores.
Esteja preparado para perguntas que possam surgir, revisando sua trajetória profissional, suas habilidades, conhecimentos adquiridos em empresas que trabalhou, em cursos que fez, projetos ou em trabalhos voluntários.
Estude também a descrição da vaga, veja o que está sendo pedido, e o que você tem a oferecer dentro desse perfil. Pense em que nível de conhecimento você tem sobre determinada habilidade, isso vai te ajudar a responder certas perguntas relacionadas a funções exigidas, que com certeza lhe serão questionadas.
Seja coerente com as informações que estão no seu currículo, valide de forma verbal o que está escrito nele. Responda as perguntas de forma simples e objetiva, não queira usar palavras difíceis e rebuscadas para impressionar. Mas não se esqueça, você não está entre amigos, então, não use gírias e nem linguajar muito coloquial.
Orientações reforçadas pela consultora de carreira: “Uma recolocação profissional nunca é fácil, por isso, é necessário se preparar antecipadamente, para ter mais segurança e confiança, o que nos permite diminuir a ansiedade. Participe de entrevistas para entender o termômetro do mercado, tenha confiança em sua experiência e em seus conhecimentos. Estude e fique por dentro das novidades de sua área, que, alinhados aos seus resultados conquistados em outras empresas, te levará a uma recolocação”.
Ah! E como não falar de ansiedade nessa hora. Para ajudar a controlar a ansiedade, faça exercícios de respiração momentos antes de começar. Respire profundamente e expire lentamente, isso ajuda a oxigenar o cérebro e mantém o equilíbrio. E lembre-se, que se você chegou à fase da entrevista, é por que leram seu currículo e você tem o perfil da vaga. Agora é reforçar e validar cada informação contida nele.
Como dito no início, buscar um novo emprego pode ser difícil, mas não impossível. Seguindo esses passos, você já vai começar a ter alguma movimentação favorável a sua caminhada. Porém, é possível ir mais fundo em cada um deles.
Para isso, a AVRA tem o Programa Impulso, que foi idealizado justamente com esse propósito. Nele, um profissional especializado no assunto, avaliará individualmente sua dificuldade e vai destacar pontos de melhoria para que você seja um diferencial no processo seletivo.
Então acesse: ‘Programa Impulso’ e faça já sua inscrição. Aprenda técnicas para sair na frente. E tenha em mente que o próximo recolocado pode ser você!
Referências:
Orientações do Programa Impulso.
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