Você já atualizou o seu currículo, se candidatou às vagas com o seu perfil, mas até o momento não teve nenhum retorno.  Ou, você está trabalhando, mas não consegue evoluir na carreira. Independente de qual seja a sua situação, você já pensou em investir no seu próprio marketing?

Ao contrário do que se pensa, o marketing não se destina unicamente a promoção de um produto ou de uma empresa. Ela pode ser utilizada também na divulgação do seu perfil profissional para o mercado de trabalho.

Essa estratégia chama-se marketing pessoal. Para falar mais sobre esse assunto, entrevistamos a especialista em Recursos Humanos da Ong Avra, Michele Orencio de Deus.

 

O que é marketing pessoal? 

Marketing pessoal é o nome dado ao conjunto de técnicas e estratégias que podem ser usadas para promover a imagem de pessoal, seja no âmbito profissional ou não.

 

Qual a importância do marketing pessoal? 

Assim como desenvolver qualquer habilidade para desempenhar uma função, o marketing pessoal é fundamental para que um profissional construa sua notoriedade e credibilidade, o famoso “construir seu nome”.

 

Em que situações eu posso usar o marketing pessoal?

Ao entender, aprender e desenvolver o marketing pessoal, o profissional pode usar nas mais diversas situações profissionais, como entrevista de emprego, apresentação de projetos, processos de promoções internas dentre outros desafios. Porém, vale ressaltar que desenvolver marketing pessoal não se trata de buscar uma nova personalidade e usá-la quando necessário, mas saber utilizar as melhores técnicas, habilidades e muito autoconhecimento ao momento oportuno. A verdade sobre você é o que mais importa.

 

Como fazer um bom marketing pessoal para desenvolver a carreira? Quais os principais pontos que o profissional deve se atentar?

Invista em autoconhecimento intencional, ou seja, queira saber sobre você, o que seus colegas de trabalho, faculdade ou curso falam quando se referem a você, perceba o quanto de verdade tem nisso e foque nas habilidades positivas – a partir daí busque formas e oportunidades de expor seus pontos mais fortes e desenvolver os pontos mais defasados. Outra grande oportunidade de se desenvolver em marketing pessoal refletir sobre os feedbacks que mais recebeu em sua jornada profissional.

 

Que dicas você daria para quem está desempregado e para aqueles que estão em busca do primeiro emprego, mas deseja fazer o seu marketing?

  1.   Busque autoconhecimento e saiba quais são seus pontos fortes e desenvolva-os sempre;
  2.  Vista-se de acordo com o que busca, por exemplo: se está concorrendo a uma vaga administrativa, entenda como as pessoas que trabalham lá se vestem.
  3.  Invista em comunicação assertiva – saiba falar claramente e de forma objetiva e para isso (treine).
  4.   Esteja atendo ao mercado, atualidades e redes sociais de forma intencional.
  5.   Desenvolva ativamente um bom networking – se está em busca de oportunidade de trabalho as pessoas precisam saber disso, se está uma busca de uma área diferente demonstre interesse, vá a lugares, siga pessoas que correlacionam com seu objetivo – existe um ditado que diz que “quem não é visto não é lembrado” e para desenvolver o marketing pessoal você precisa se deixar ser visto, porém, a dica de ouro que eu trago aqui é seja verdadeiro em suas ações, respostas e conhecimento, pois não tem como construir marketing pessoal do que não reflete a verdade.

 

Programa Impulso

Além de seguir as dicas da Michele, outra forma de se destacar profissionalmente é participar do Programa Impulso da Ong Avra. Através do Impulso você aprende como fazer um ótimo currículo, como se preparar para uma entrevista de emprego, como estruturar o seu LinkedIn, entre outros. Ficou interessado? Acesse o nosso site agora.

 

Referências:

https://rockcontent.com/br/talent-blog/marketing-pessoal/

https://www.gupy.io/blog-do-emprego/marketing-pessoal