O tão almejado primeiro emprego, a busca por atuação em sua respectiva área, ou até mesmo a chance de recolocação no mercado. O receio, dúvidas sobre o que fazer para virar o jogo e impulsionar a carreira é um grande passo para todos os profissionais, pois, diante de um mercado competitivo, ingressar, se reintegrar ou crescer requer um preparo, de modo que esteja capacitado para esse processo e se transforme em um profissional de valor e requisitado.

É preciso tempo e dedicação para que cada etapa dessa busca pelo emprego seja proveitosa e renda maiores chances de ser selecionado. Mas o que fazer para se diferenciar? Como fazer com que o recrutador te note? Listamos algumas dicas e regras que vão garantir maior destaque.

Então prepare-se para impulsionar a imagem que o mercado tem sobre você!

 

Currículo

Muito provavelmente o primeiro contato que a organização terá com você, candidato, será através de seu currículo. Então, invista tempo no desenvolvimento dele. Em um mercado concorrido, um currículo estruturado agrega valor e aumenta suas chances de passar da triagem e prosseguir nas demais etapas de um processo seletivo.

Atenção e cautela são necessárias diante da confecção de um currículo que encante os olhos dos recrutadores, pois, mesmo sendo um ótimo profissional, se ele não transparece sua identidade, se não soma a sua história e pouco segue as etiquetas básicas, dificilmente será uma ferramenta que trará resultados, podendo ocasionar redução das chances de passar pela triagem.

Esteja atento aos seguintes pontos antes de encaminhar seu currículo para as organizações e saiba o que evidenciar em cada parte, realçando o que realmente é pertinente para os recrutadores:

  • Visual do currículo: caso a área da vaga não seja atrelada ao campo criativo como design, marketing e publicidade, opte pela estética tradicional, ao invés do currículo criativo;
  • Dados pessoais: apenas apresente informações relevantes, como nome, idade, formas de contato, endereço. Evite expor dados pessoais como CPF e RG;
  • Objetivo: nesse campo atenha-se com o seu objetivo profissional e como ele está alinhado com a proposta da vaga;
  • Experiência: estágios, voluntariado ou trabalhos anteriores podem ser usados para preencher esse campo. Caso possua dados relevantes e quantitativos acerca de seus trabalhos, demonstre. Possui projetos que desenvolveu ou implantou? Não deixe essas informações de fora, já que demonstram o quão competente você é como profissional. Além disso, a ordem de apresentação deve ser cronologicamente inversa;
  • Formação: seguindo o padrão do campo de experiência, essas informações devem ser apresentadas da mais recente para a mais antiga. Cursos livres, técnicos, especializações, intercâmbios e graduações compõem essa área. Também podem ser encaixados os idiomas e lembre-se de ser sincero acerca de suas habilidades linguísticas para não se queimar em demais etapas de um processo seletivo;

É preciso também ficar atento com alguns equívocos no desenvolvimento do currículo, como por exemplo, a desnecessária presença de fotos quando não solicitado, negligenciar a revisão de gramática e ortográfica. As chamadas soft skills não precisam ser descritas, já que esse é o trabalho do avaliador durante as etapas do processo seletivo. Além disso, não minta sobre suas experiências ou habilidades.

 

LinkedIn

Em uma era digital, em que as redes sociais se encontram em alta, o LinkedIn pode ser seu aliado na busca de um emprego. Nascida com o propósito de gerar conexões e fomentar uma rede de relacionamentos profissionais, possuir um perfil atrativo pode ser a porta de entrada para seu novo emprego.

Utilizada com diversos propósitos, desde trabalhar o marketing pessoal, contar um pouco sobre o cotidiano do serviço, empresas se posicionarem demonstrando seus valores, os profissionais de recrutamento e seleção dispõem do LinkedIn como uma ferramenta valiosa na caça por talentos para ocuparem posições ofertadas, dessa forma, é essencial ter cuidado com o seu perfil para não perder oportunidades. Veja então, o que você pode fazer para chamar a atenção do mercado:

  1. Elaboração de perfil

Mantenha um perfil completo e atualizado, preenchendo os campos com informações relevantes em âmbito profissional, não se esquecendo de utilizar uma foto que reflita esse seu lado. Faça um resumo deixando claro quem você é profissionalmente.

Apresente suas experiências e conquistas, o LinkedIn fornece campos para que você evidencie não apenas informações de trabalhos remunerados, mas também de atividades acadêmicas, extracurriculares, voluntariado e projetos pessoais, sendo essas, outras formas para esclarecer um pouco de suas competências, desejos e responsabilidades.

  1. Interaja estrategicamente

O propósito das redes sociais é gerar interação entre seus usuários, então, ao criar relacionamento com as conexões de sua rede o seu perfil terá maior visibilidade. E isso não precisa se limitar com quem você conhece apenas pessoalmente. Comunique-se com aqueles em que há um interesse profissional, podendo ser pessoas que trabalham em uma empresa que você está de olho ou que atuam na área que lhe chama atenção.

Interagindo por meio do LinkedIn ampliará seu networking e com isso, profissionais de recrutamento conseguirão te achar facilmente.

  1. Siga empresas

Além de possibilitar que você acompanhe as vagas disponíveis nas organizações, acompanhar essas páginas trará maiores informações sobre a estrutura da empresa, o que pode ser vantajoso em uma futura entrevista.

  1. Utilize como blog

O LinkedIn permite aos usuários publicarem conteúdo dos mais diversos, sejam textos, artes e vídeos, portanto, faça uso dessa ferramenta para tornar seu perfil em um blog profissional. Você pode desenvolver conteúdo de autoria própria, compartilhando com a sua rede informações relevantes e úteis para os demais, criando autoridade.

  1. Configure alertas de trabalho

Agilidade é um dos fatores que pode ser o diferencial para o tão almejado emprego, antecipe as novas ofertas de emprego configurando as suas preferências de trabalho, local e competências e, assim que surgir novas vagas que se enquadram com o perfil, o LinkedIn irá te notificar.

Lembre-se, em um mercado em que há vários profissionais disputando pela vaga e inúmeros currículos que as empresas e recrutadores recebem diariamente, conseguir ser um dos primeiros a se candidatar confere maiores chances de ter seu currículo analisado e receber uma resposta.

  1. Faça benchmarking

Analise os demais profissionais presentes no LinkedIn e na sua rede, observe os cursos e novos conhecimentos que estão adquirindo, além de quais tipos de conteúdo consomem e produzem. Assim, conseguirá mapear oportunidades, alavancando também o processo de networking.

 

Entrevista

Tão importante quanto as etapas anteriores, a preparação para as entrevistas e demais partes que compõem esse processo se tornam essencial para que os resultados tenham maiores chances de serem positivos, conferindo maior destaque para você, candidato. Portanto, fique atento aos seguintes pontos:

  1. Autoconhecimento

Grande ponto avaliado pelos recrutadores, o autoconhecimento influencia a forma pela qual você conseguirá contar a sua trajetória e como enxergarão o potencial de suas competências para a organização.

Quando se trata do início de carreira, não tenha receio e aborde experiências que vão além do mundo corporativo, podendo ser citado questões referentes a faculdade, trabalhos voluntários e outras atividades extracurriculares, pois, essas vivências são fonte e servem de material para demonstrar como é seu estilo de trabalho, organização e como executa diversas atividades, garantindo diversos paralelos com o cotidiano do mundo do trabalho.

  1. Testes

Frequentemente empregado em processos seletivos, seja para cargos operacionais, táticos ou estratégicos, os testes visam trabalhar ou trazer uma percepção minuciosa acerca de pontos técnicos e comportamentais dos candidatos, que muitas vezes, se tornarão parte fundamental da rotina do selecionado.

Vários são os aspectos analisados nessa parte, entre elas:

  • Análise crítica;
  • Resolução de problemas;
  • Organização;
  • Habilidades com ferramentas;
  • Lógica;
  • Inteligência emocional;
  • Comunicação.

Logo, procurar por material de apoio e preparar-se para os mais diversos testes referentes ao cargo que pretende alcançar trará confiança na hora de sua execução e consequentemente, maior visibilidade entre os demais participantes.

  1. Organização e Cultura

Além de procurar entender a vaga que pretende concorrer, torna-se de suma importância destrinchar como ele se enquadra na engrenagem que movimenta aquela organização, bem como, seu papel diante a cultura organizacional. Por isso, se atente com relação as seguintes informações da companhia:

  • Planos de carreira;
  • Visão de futuro;
  • Posicionamento da organização;
  • Employer branding;
  • Notícias.

Alguns desses pontos sendo discutidos e/ou comentados durante os processos seletivos fornecem um olhar mais profundo sobre seus conhecimentos e interesses. Assim, o recrutador terá oportunidade de analisar os seus valores junto aos propósitos da empresa.

  1. Entrevista Online

Modalidade de entrevista que se popularizou durante a pandemia, as entrevistas online trazem novos desafios e oportunidades para os candidatos. Através da comodidade proporcionada em participar do processo seletivo em sua casa ou em qualquer outro lugar, pequenos deslizes podem acontecer e afetar sua performance, por isso, tome nota dos seguintes cuidados:

  • Teste os equipamentos antes da entrevista;
  • Esteja trajado adequadamente;
  • Verifique a conexão de internet;
  • Escolha um local apropriado;
  • Se atente à postura.

Nessa etapa, o recrutador fará análise comportamental e corporal dos candidatos, em vista disso, os pontos citados anteriormente são capazes de lhe favorecer, garantindo uma avaliação mais precisa acerca do seu perfil.

 

Se você gostou dessas dicas e está interessado em percorrer a trilha que vai te levar a conquistar a tão almejada vaga, conheça o Programa Impulso.

Sabemos que a busca pelo emprego dos sonhos é um desafio, por isso a AVRA reuniu diversos especialistas em recrutamento e seleção. Através de 6 encontros com esses consultores especializados em carreiras e processos seletivos, desfrutando assim, da chance de aprofundar seu autoconhecimento e identificação de pontos de melhoria.

Além dos encontros, você terá vários bônus, ganhará um check-list de pré-entrevista, terá a oportunidade de treinar entrevistas e receberá sugestões de ideias de posts para marketing pessoal, demonstrando para o mercado o talento que você é!25

Venha e invista no seu futuro profissional.