Logo, logo é hora da contagem regressiva, do espumante e dos fogos estourarem e… mais um ano se inicia.
E quais são as resoluções e promessas previstas para esse novo ano?
Resoluções e promessas são apenas vontades que, muitas vezes, escrevemos no papel, mas se não tiver planejamento e trabalho duro, serão apenas palavras.
Por isso, fazer um planejamento para o que se quer viver em 2023 é importante, para que não sejam somente desejos de futuro, mas sim, experiências reais e prazerosas.
Por que devemos ter um planejamento?
Ao fazer um planejamento para o novo ano, é possível ver com mais clareza os objetivos, os motivos e aonde se quer chegar, o que ajuda a traçar metas alcançáveis.
Metas alcançáveis são metas realistas, aquelas que são possíveis de realizar. Simplificando, é ter o pé no chão e não sonhar com coisas muito aquém da sua realidade. Não adianta ter uma meta de ir à lua, se você não sabe pilotar um foguete.
Depois, com base no planejamento, é que se criam ações que vão te direcionar a essas conquistas. Algumas serão de imediato, outras serão de médio a longo prazo, e, estando dentro desse plano, pode-se mensurar o que, e como fazer em cada uma dessas ações.
Planejamento também serve para estimular a não desistir. Pois, ao documentar e organizar as intenções cria-se uma disciplina, evitando que ao passar do tempo, as boas intenções sejam colocadas de lado e até mesmo esquecidas.
Dicas para se organizar para o próximo ano
Faça uma lista com todos os seus objetivos;
Divida cada objetivo em pequenas fases e determine datas para cumprir cada uma delas;
Além de escrever os objetivos anuais, também escreva os objetivos mensais e os semanais. Assim, fica mais fácil de realizar cada tarefa;
Crie o hábito de sempre ver e rever essa lista, para poder alimentá-la ou mesmo alterá-la sempre que necessário;
Se organize financeiramente. Muitos objetivos precisam de dinheiro para se realizarem, e ter uma vida financeira em desordem, só faz ficar mais longe do que se quer;
O desanimo e a vontade de desistir vão aparecer. Quando isso acontecer, pare, descanse, refrigere a mente e lembre-se que ao final vai valer a pena. Então volte e siga no objetivo;
A importância de ter metas bem definidas
As metas são pequenas ações que somadas vão levar ao objetivo principal. E quando ela é bem definida, há uma certeza de que se está mais perto do objetivo.
Quando essas metas são atingidas, elas geram prazer, estimulando e motivando a continuar uma após a outra.
Uma meta bem definida precisa ser: Específica, Mensurável, Atingível, Realista e Dentro de um prazo. Chamado também como Método SMART.
Específica (S): Devem ser escritas claramente, sem margem para dupla interpretação;
Mensurável (M): Precisam ser quantificáveis. Uma forma de ser medida e analisada para entender se a rota está correta ou precisa de ajustes;
Atingível (A): Como já mencionado, deve ser algo que é possível ser feito, que tenha possibilidade de concretização;
Realista (R): Metas que estejam dentro da sua realidade, não queira ir além do que seus meios permitem;
Dentro de um prazo (T): Devem ter prazos e duração definidos.
Dicas para estipular metas alcançáveis
Coloque o método SMART em prática;
Estabeleça prazos razoáveis;
Faça sempre um diagnóstico do desenvolvimento. Assim, é possível avaliar resultados e a evolução dos processos;
Lembre-se que menos pode ser mais. Faça bem feito, não pense na quantidade e sim na qualidade de cada etapa predefinida;
Não postergue o que tem que ser feito. Fazendo isso, você empurra para depois e nunca conclui o objetivo.
Definir e escrever os objetivos para o próximo ano até podem ser fáceis. Mas, atingir cada um desses intentos, talvez, seja o mais complicado.
Uma ótima alternativa e buscar ajuda de pessoas mais experientes, e, ao se disciplinar em cumprir prazos e metas, todos os processos daí por diante se tornarão mais fáceis de serem concluídos.
A ONG AVRA possui alguns programas que podem ser o ponto de partida para as resoluções de ano novo.
Impulso
O programa Impulso é para quem está em busca de recolocação profissional ou de outros desafios na carreira.
Nele você vai ter um acompanhamento de especialista em recrutamento e seleção, mentores de carreira e headhunters que vão te ajudar em todos os passos desse processo.
Desde a elaboração do currículo, avaliação do seu perfil no LinkedIn, até simulação de entrevista, que vão dar mais segurança de como proceder em cada uma dessas etapas.
Uma mentoria individual, em que dúvidas e particularidades poderão ser conversadas a fim de atingir esse objetivo.
Quer saber mais? Então acesse Programa Impulso e faça sua inscrição.
Mentoria
O programa de Mentoria tem o intuito de auxiliar o indivíduo na busca de respostas, sejam para sua área profissional, seja para a vida particular.
Alguém preparado e mais experiente que vai poder, de fora, avaliar questões, dar sugestões de caminhos diferentes, estimular pontos positivos e desenvolver junto ao participante soluções que podem não estar tão aparentes dentro da nossa visão.
São encontros individuais que vão proporcionar interação e produtividade. Fazendo você sair mais fortalecido para novos horizontes.
Acesse Programa Mentoria e tenha acesso ao programa completo.
Liderar
Por último, mas não menos importante, o programa Liderar. Um programa de capacitação de líderes, que vai desenvolver autoconhecimento, comunicação assertiva, gestão de pessoas, gestão do tempo, entre outras soft skills que um líder precisa ter para a prática de uma boa gestão.
Um curso EaD que você pode fazer no seu tempo disponível, além de encontros on-line periódicos com mentores, para troca de experiências, compartilhamento de dúvidas, além de aprender uns com os outros.
Tudo isso você encontra no Programa Liderar. Acesse o link e conheça o curso que vai transformar sua visão sobre o que significa ser líder.
Se prepare para 2023. Vem conhecer, participar e transformar seu novo ano em um verdadeiro ano de conquistas e realizações.
Referências
https://thiagoayres.com/planejamento-como-se-preparar-para-o-novo-ano/
https://rosepersonalorganizer.com.br/como-tracar-metas-e-se-organizar-para-o-proximo-ano/
Deixar um comentário