Em épocas de fim de ano, festividades como o natal e ano novo trazem consigo um ar de esperança, sabores variados, sinalizações de mais um ciclo que se encerra e novas perspectivas com o novo que está por vir.  Com esse misto de emoções, vem também um vívido desejo em nossos corações de ajudar, acolher, presentear e estar próximo de quem amamos. Afinal, o que nos torna humanos é a nossa capacidade de fazer vínculos, criar laços e conexões, não é mesmo?

“Ser solidário não é dar esmolas, mas é solidificar os laços humanos, estreitar relações, ajudar o próximo se colocando no lugar do outro”.

A origem da palavra solidariedade vem do latim “solidus”, que remete a algo sólido e consistente. Quando somos solidários, solidificamos, cooperamos com o outro para construir algo maior, para espalhar amor, bondade e dar sentido as nossas vidas.

Para entender a real concepção de solidariedade, devemos ir além daquela velha ideia de dar esmolas. A solidariedade, enquanto um valor humano universal é uma qualidade que todos devemos conservar e praticar, não só na época de fim de ano, mas em todos os 365 dias que o compõe. Amor, bondade e empatia formam o tripé da solidariedade enquanto valor universal. Quando nos sensibilizamos com uma causa ou a dor do outro, nos disponibilizamos a ajudar e ouvir, a cooperar e colaborar, estamos mutuamente nos apoiando para evoluir e vencermos os diferentes obstáculos que surgem pelo caminho. Assim, lhe convido para uma reflexão, você tem sido solidário ou apenas tem dado esmolas?

“Desde o início da humanidade o ser humano só conseguiu superar as adversidades inerentes a sua condição, quando trabalhou em equipe, produziu cultura e estabeleceu relações”.

 

Dia Internacional da Solidariedade

Em 2005 a ONU (Organização das Nações Unidas) estabeleceu o dia 20 de dezembro como o Dia Internacional da Solidariedade Humana. O objetivo desta celebração é unir forças e somar esforços para construir um mundo melhor para todos, visando o combate à fome, pobreza, desigualdades, etc.

Nesse dia 20 de dezembro, convido você a olhar para o outro e aquecer a alma, por práticas de solidariedade. Uma boa forma de começar é se perguntar como posso ajudar?

 

Por que ser solidário?

Como já vimos até aqui, ao praticar ações solidárias, você não faz o bem apenas para o outro, mas para si mesmo. Isso gera diferentes benefícios, trazendo propósito e uma sensação de bem-estar significativa. Entre outros benefícios da solidariedade, podemos destacar:

  • Desenvolvimento da Empatia;
  • Valorização das pequenas e grandes conquistas ao longo da vida;
  • Bem-estar;
  • Olhar mais apurado e reflexivo para o consumismo e desafios sociais;
  • Renovar a esperança;
  • Promover fortalecimento de vínculos e socialização;
  • Corroborar com projetos de vida e propósitos.

 

Nós, da ONG AVRA, acreditamos que a educação pode transformar a vida das pessoas, por meio de projetos sociais levamos conhecimento e formação profissional a baixo custo ou gratuitamente a diferentes pessoas em situação de vulnerabilidade social. Um exemplo dessas ações, é o projeto CosturAção, cujo a 1º edição aconteceu em parceria com a empresa Wordwide, que produz máquinas de costuras, realizado durante o ano de 2022, que possibilitou levar conhecimento sobre roupas e vestuários a diferentes mulheres. A partir do conhecimento obtido, elas puderam realizar seus sonhos e obter uma fonte de renda para suas famílias.

Ajude você também nessa transformação! Acesse aqui e confira as diferentes formas de apoiar e contribuir com nossos projetos. 100% da renda arrecadada com os nossos programas é destinada às causas apoiadas pela instituição.

Saiba mais: https://avra.org.br/causas-apoiadas/

 

“Nenhum de nós se constitui sujeito no isolamento, nós fazemos humanos no compartilhamento”.