Quem busca uma (re)colocação no mercado de trabalho, sabe que muitas vagas contam com inúmeras exigências como: domínio em Excel, fluência em inglês, conhecimentos em marketing digital, graduação, entre outras.
Esses requisitos, que costumam estar elencados no nosso currículo (formação acadêmica, experiências, cursos, especializações), são as nossas habilidades técnicas, conhecidas também como hard skills.
Além das hard skills, outras que têm sido bastante reconhecidas pelo mercado de trabalho são as soft skills (habilidades comportamentais). Se você nunca ouviu falar nesse assunto, é bom ficar atento!
O que são Soft skills?
Soft skills são habilidades ligadas a nossa personalidade, ao nosso modo de pensar e agir diante do trabalho e das pessoas. Exemplos: capacidade de trabalhar sob pressão, proatividade, empatia, flexibilidade, etc.
As soft skills são tão importantes que, 9 em cada 10 profissionais são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo comportamental, segundo estudo da consultoria de recrutamento global Page Personnel. Ou seja, quem possui essas habilidades é um profissional que se destaca, que tem maior empregabilidade.
Soft skills mais valorizadas pelas empresas
Comunicação
Se comunicar bem é saber se expressar de forma clara e objetiva, sem rodeios.
Flexibilidade
Habilidade em se adaptar às mudanças, sejam elas positivas ou negativas.
Empatia
Ouvir e compreender o outro, sem julgamentos.
Colaboração
Capacidade de trabalhar em equipe.
Resolução de problemas
É ter iniciativa de buscar soluções para problemas complexos ou simples de maneira efetiva.
Liderança
Ter liderança é saber motivar a equipe, incentivar o engajamento de todos, tomar decisões, delegar tarefas.
Trabalhar sob pressão
Saber administrar o estresse e trabalhar de maneira organizada.
É possível desenvolver as soft skills?
Sim, mas é uma tarefa que demanda tempo, persistência e paciência. Como não há cursos de formação a respeito, as soft skills devem ser praticadas e aprimoradas individualmente. Seguem algumas dicas:
Pare e reflita
Se você se convenceu que as soft skills são relevantes, responda às seguintes questões:
- Quais habilidades eu possuo?
- Quais eu preciso aperfeiçoar?
- Quais são indispensáveis para transformar minha carreira?
Responda com calma e verifique quais soft skills você necessita voltar a sua atenção. Se tiver dificuldades, participe de um programa de mentoria profissional ou faça terapia.
Busque feedbacks
Converse com pessoas que conhecem o seu lado profissional e pessoal, pergunte como elas o avaliam em relação às soft skills.
Pratique a escuta ativa
É uma técnica que auxilia na comunicação eficiente entre o interlocutor e o ouvinte. Ela ajuda muito a melhorar os relacionamentos interpessoais. Leia mais em https://avra.org.br/escuta-ativa-o-segredo-de-uma-boa-comunicacao/.
Estude Inteligência Emocional
Inteligência Emocional é a capacidade que nós temos de gerenciar as próprias emoções. De acordo com o psicólogo e autor do livro Inteligência Emocional, Daniel Goleman, as pessoas que desenvolvem a inteligência emocional são mais suscetíveis a serem satisfeitas e assertivas em suas vidas, dominando os hábitos de suas mentes que levam até a sua própria produtividade.
Precisa de uma mentoria?
Pela leitura do texto, é possível afirmar que um bom profissional é aquele que investe no aprendizado contínuo. Não basta apenas conhecer as hard skills, mas também as soft skills, de acordo com a sua função.
Para determinar qual o melhor caminho para a sua carreira, recorra a uma mentoria especializada. Entre em contato com a Avra, clique no link para mais informações: https://avra.org.br/mentoria/
Referências
https://posdigital.pucpr.br/blog/como-desenvolver-soft-skills
https://blog.betrybe.com/soft-skills/inteligencia-emocional/
https://criarh.com.br/soft-skills-importancia-desenvolve/
Deixar um comentário