Relacionamento interpessoal está entre as habilidades comportamentais que tem ganhado notoriedade. Mas você sabe o que é relacionamento interpessoal?

É a forma com o qual nos relacionamos com outras pessoas, e ainda que seja um termo muito usado no meio de trabalho, não é algo restrito apenas a esse nicho. Outros vínculos como família, amigos, grupos de estudos, grupos religiosos e todo tipo de relacionamento em que há interação entre duas ou mais pessoas, é considerado relacionamento interpessoal.

O primeiro passo para desenvolvermos relacionamentos saudáveis é nos autoconhecer. Pois, quando aprendemos sobre nós mesmos, identificamos nossos limites, qual é a nossa visão de mundo, e em que momento estamos vivendo. O que nos torna mais aptos a perceber quais expectativas não atendidas que podem gerar conflitos, tanto internos, quanto externos, e afetar diretamente o ambiente e as relações em que estamos inseridos.

Quando não estamos bem internamente, nosso exterior reflete essa desordem, que interfere nas relações. Por isso, é tão importante enxergar nossas lutas a fim de buscar soluções para elas.

É de acordo com os nossos limites e a forma como enxergamos o mundo que vemos e avaliamos o outro, é essa bagagem, que muitas vezes se tornam barreiras, que impedem o desenrolar do bom convívio.

Para que essas barreiras sejam quebradas e pontes sejam construídas é importante entender o nosso momento e o momento do outro, e isso é feito com diálogo e respeito. Busque expor suas expectativas e entender as expectativas do outro em relação a você.

Conviver é um desafio constante, e é um grande passo nessa jornada na busca de relacionamentos mais saudáveis.

No mercado de trabalho o relacionamento interpessoal tem um grande peso na produtividade e no clima organizacional. Equipes que se dão bem entre si e com os demais departamentos da empresa são mais produtivas e engajadas. Os colaboradores trabalham mais felizes, pois há um clima de harmonia e espírito colaborativo entre todos.

Locais em que há relações saudáveis de trabalho proporciona:

  • Cooperação;
  • Respeito às diferenças;
  • Comunicação;
  • Empatia;
  • Coletividade;
  • Troca de informações úteis.

Mas como fazer se o local em que estamos inseridos não proporciona tal experiência?

É bastante comum que empresas cobrem um bom relacionamento interpessoal como característica dos funcionários, mas não colaboram para que esse ambiente proporcione essa dinâmica.

Nesse caso, se autodesenvolver buscando um equilíbrio pessoal, é fundamental para poder transitar positivamente nesses locais propícios a conflitos, assim, é possível manter bons relacionamentos dentro desse ambiente.  Podendo resolver pendências e superar os momentos de crise com muito mais sabedoria e agilidade.

Mas também precisamos falar sobre os relacionamentos interpessoais virtuais.

Aquilo que já era tendência sofreu uma aceleração brutal, e não por querer, mas pela imposição do distanciamento social vivido por todos nós durante a pandemia do Covid-19.

As relações interpessoais de todos os tipos precisaram as pressas se tornarem virtuais, e nos transformou em dependentes da tecnologia.

Um hábito que veio para ficar e que vem modificando as relações sociais. O mundo virtual passou a ser um integrante importante, o que antes era considerado ‘impessoal’, agora se tornou indispensável.

Se por um lado, há questões de liberdade física por meio do trabalho remoto, por outro perde-se um pouco no quesito relacionamento humano. As relações se tornam mais mecanizadas e menos pessoais.

Já vemos alguns reflexos dessas mudanças, mas ainda é cedo para falar como elas vão impactar nas relações interpessoais, principalmente no âmbito profissional.

O que se sabe, é que independente da forma com a qual você vai se relacionar com seus colegas de trabalho ou com outros tipos de relacionamentos a sua volta, alguns princípios nunca caem de moda, como o respeito mútuo, a cordialidade, empatia, a boa comunicação que permeiam qualquer relação, seja ela presencial ou virtual.

 

Quer desenvolver habilidades de relacionamento interpessoal e não sabe por onde começar?

A gente pode te ajudar!

Aqui na AVRA temos um Programa de Mentoria que vai auxiliar no seu desenvolvimento pessoal e profissional, projeto de vida e carreira, fazendo com que você alcance voos maiores.

É só acessar: www.avra.org.br/mentoria e ficar por dentro de todas as informações.

 

 

Referências:

Curso: Relacionamento Interpessoal – Sesi SP/2022

https://febracis.com/relacionamento-interpessoal-conceito-e-importancia/

https://www.ibccoaching.com.br/portal/rh-gestao-pessoas/treinamento-relacionamento-interpessoal/

https://www.edools.com/relacionamento-interpessoal/