Procrastinação é uma palavra que muito tem sido usada. Mas você sabe realmente o que é?
Procrastinar é adiar constantemente algo que precisa ser feito. A palavra tem origem do latim e na tradução literal significa “à frente do amanhã”, ou seja, é aquele hábito de sempre deixar para amanhã, que se torna depois de amanhã e, assim, sucessivamente.
É algo mais comum do que se pensa, e todos nós, em algum momento, já procrastinamos algo. A questão, é que isso pode se tornar prejudicial quando esse adiar começa a interferir na nossa vida, a ponto de atrapalhar a nossa produtividade, e consequentemente, afetando nosso bem-estar como um todo.
Procrastinar não está ligado à preguiça, falta de interesse ou algo que possa rotular uma pessoa de forma negativa. Pelo contrário, o procrastinador tem vontade de realizar tarefas, mas, encontra barreiras que o impedem de fazê-las.
A procrastinação pode ter causas muito mais sérias do que se pode imaginar. Há fatores psicológicos ou fisiológicos que podem estar ligados a esse ato de deixar para depois.
Nos psicológicos, estão relacionados casos como ansiedade, diferentes medos, como por exemplo, medo do fracasso, ou a baixa autoestima. Sendo esses apenas alguns dos fatores que gera essa situação. O indivíduo fica em um ciclo de constante adiamento por achar que não é capaz de realizar tais tarefas.
Já os fatores fisiológicos são aqueles ligados a alguma alteração no funcionamento do cérebro, como variações no córtex pré-frontal ou no sistema límbico que prejudicam o controle dos impulsos do indivíduo.
Dicas para não procrastinar mais
A primeira coisa é reconhecer que você é um procrastinador. Para resolver um problema, é preciso identifica-lo. Depois, crie hábitos que o ajudem a romper com esse ciclo de adiamento constante.
Abaixo, você pode conferir algumas dicas:
1 – Se organize
Faça uma agenda com suas necessidades e classifique qual a prioridade e tempo para realizar cada tarefa.
2 – Divida uma grande meta em pequenas metas
Se há algo grande a ser feito e visualizar essa tarefa está te causando desconforto, divida os afazeres em pequenas ações, que serão pequenas metas alcançáveis. Faça uma de cada vez, sem se preocupar com o todo. Ao final, você vai ver que chegou ao seu objetivo.
3 – Celebre cada conquista
Cada vez que você sair da zona de procrastinação e realizar algo que estava sendo adiado, comemore! Se dê o devido valor pelo seu feito. Essa atitude vai trazer bem-estar e estimular a fazer outras ações.
4 – Faça planos envolvendo pessoas de confiança
Quando assumimos compromissos com outras pessoas, há uma necessidade em nós de cumprir com ele. Isso gera o impulso para realizar a tarefa e não deixar para depois.
5 – Tenha foco
Não se distraia durante uma tarefa. Tenha foco no que está fazendo. Silencie o celular, deixe-o em outro cômodo ou em uma gaveta. Desligue a TV, o rádio, ou qualquer outra coisa que atraia sua atenção.
Se forem atividades que exijam concentração, procure um local calmo e tranquilo, onde não tenha muito contato com pessoas ou aparelhos barulhentos.
6 – Gerencie as emoções
Note se o que você deixa de fazer tem a ver com seu estado emocional. Se os dias em que você não está bem, sua produtividade, foco e disciplina diminuem, busque rotular essa emoção. Entenda o que te levou a ela, isso vai ajudar a lidar com o problema que está desencadeando a procrastinação.
7 – Não trabalhe com prazos apertados
Prazos curtos causam mais ansiedade, e se você não souber lidar com isso, a ansiedade vai gerar medo, e o medo vai fazer com que a procrastinação apareça. Então, se planeje para fazer tudo com antecedência.
Porque é importante manter uma disciplina
Quando buscamos ter disciplina no nosso dia a dia, o costume de realizar tarefas predeterminadas vai se tornando um hábito saudável. Aos poucos, a produtividade vai aparecendo, e esse resultado serve de estimulo para continuar a alcançar objetivos.
O ‘deixar para depois’ pode, além de atrapalhar na carreira, também interferir nas relações pessoais, e principalmente na saúde.
Ao buscar equilíbrio, vamos nos resolvendo interna e externamente, o que traz qualidade de vida e um ciclo vicioso positivo de bem-estar.
Para ajudar nessa jornada, a ONG AVRA tem um Programa de Mentoria que tem o propósito de desenvolver pontos importantes para projetos de vida e plano de carreira.
Aproveite essa oportunidade de para se desenvolver. Clique abaixo e confira:
Referências
https://ead.pucpr.br/blog/procrastinar
https://rockcontent.com/br/blog/dicas-procrastinacao/
https://super.abril.com.br/comportamento/a-ciencia-da-procrastinacao/
Deixar um comentário