Falta pouco, muito pouco para um novo ano começar. Sim! 2022 já está a porta e esse é o momento de refletirmos sobre o ano que está terminando, sobre as perdas, as conquistas e mais que isso, esta é a hora perfeita para planejarmos nossa listinha de metas para os próximos 12 meses que virão.
O quê? Você ainda não definiu suas metas de ano novo? Não tem ideia por onde deve começar ou como torná-las reais?
Então continue conosco!
Neste artigo você entenderá qual a importância das metas de ano novo, o que são metas mensuráveis, como elaborá-las e, principalmente, como cumpri-las para que o ano que está prestes a começar seja repleto de realizações.
Vamos lá! É hora de planejar um 2022 incrível.
Qual a importância de definir metas de ano novo?
Em sua celebre frase Lewis Carroll diz: “Para quem não sabe aonde quer ir, qualquer caminho serve”. Ou seja, se você não define metas corre o risco de se contentar com o que conseguir, o que muitas vezes é pouco demais perto do que você teria se tivesse objetividade.
As metas funcionam como bússolas, sem elas nossa vida perde o sentido. Uma vez que são baseadas em nossos sonhos, as metas fazem parte do íntimo do ser humano.
Afinal, os sonhos alimentam a alma e enriquecem o espírito. Para além da poesia, as metas representam a quantificação de nossos objetivos de vida.
Seja qual for o seu tamanho (pequeno ou grande), sua espécie (material ou imaterial), uma meta é sempre um alvo, algo a ser alcançado. Talvez diariamente, você estabeleça metas sem perceber e as cumpre sem se dar conta disso também.
É algo tão corriqueiro, mas que não deixa de ser especial. Desta forma, estabelecer suas metas para o ano novo é o primeiro passo para fazer desse um ano melhor.
É simples entendermos o porquê. Quando nos organizamos as coisas tendem a sair como o esperado, não é mesmo? Pelo menos, na maioria das vezes é isso que acontece. É por isso que tudo começa pelo planejamento.
Definir metas não é nada mais que planejar, se preparar. Logo, podemos dizer que essa atividade, além de sinalizar autoconhecimento e objetividade, é também sinônimo de sucesso no alcance de nossos objetivos.
Para que as coisas aconteçam da forma como você espera em 2022, planeje-se, comece estabelecendo suas metas. Não importa se é da forma tradicional, com papel ou mais moderna, no seu smartphone.
Crie uma lista e atreva-se a cumpri-la!
Metas de ano novo representam nossas metas de vida. Por isso, não devemos deixar de estabelecê-las. A sua importância mora justamente no significado que elas dão á nossa vida.
Agora que você entende isso, saiba mais sobre o tipo de meta ideal para a sua lista de ano novo.
O que é uma meta mensurável?
Imagine ser um atleta e poder melhorar seu desempenho ainda durante a execução de sua performance. Com certeza seria ótimo! Ao concluí-la você teria grandes chances de conseguir o resultado esperado. Com metas mensuráveis é exatamente isso o que acontece.
Por mensurável entendemos que se trata de algo medível e de certa forma, quantificável.
Metas mensuráveis são metas cujo seu desenvolvimento pode ser medido. Esse tipo de meta permite que acompanhemos seu progresso e, portanto, que identifiquemos se há melhorias a serem feitas ou não, para a atingirmos.
Sem dúvida, mensurável é uma característica que não pode faltar nas suas metas de ano novo. Afinal, do que adianta ter metas específicas e objetivas se você não sabe ao certo se funcionam.
Para que sua lista de resoluções seja repleta de metas realmente alcançáveis, defina metas que sejam mensuráveis. Não sabe como fazer isso? Te ensino no próximo tópico.
Como elaborar metas mensuráveis?
Elaborar metas mensuráveis é mais simples do que se imagina. Para isso, você só precisa se fazer três perguntas:
- Qual o resultado que pretendo alcançar?
- Como posso medi-lo?
- Qual o prazo para alcançá-lo?
Respondendo a essas três perguntas você elabora metas mensuráveis facilmente.
Vejamos um exemplo para ficar mais ilustrativo:
Digamos que você é um redator, e para o próximo ano uma de suas metas é aumentar a audiência dos conteúdos de seu blog semanalmente.
- Qual o resultado que pretendo alcançar?
Aumentar o número de leitores e visitantes únicos do meu blog em 50%.
- Como posso medi-lo?
Através de ferramentas que permitem identificar o número de acessos diários e de permanência dos usuários na pagina, como o Google Analytics.
- Qual o prazo para alcançá-lo?
Em até seis meses.
Agora ficou fácil definir suas metas de maneira assertiva, ou seja, de forma mensurável. O próximo passo será cumpri-las, quer receber dicas para ter sucesso nessa tarefa e fazer de 2022 um ano incrível?
Leia o tópico a seguir!
Dicas para cumprir metas mensuráveis
-
Anote suas metas e mantenha contato com elas
O básico do básico: anotar. Não é a toa que essa é a primeira dica. Por mais simples que seja essa tarefa, muitas pessoas não a fazem. Por isso, não conseguem cumprir suas metas, justamente por deixá-las gravadas apenas no campo de suas memórias.
Tudo bem que as metas possuem imensa importância em nossas vidas, como foi visto no inicio deste artigo, mas o fato, é que quando não temos contato com certa coisa de maneira frequente acabamos a esquecendo. A memória humana é limitada, então é normal que isso aconteça.
Para não correr o risco de suas metas caírem no esquecimento anote-as. Após fazer isso, as coloque em um local onde possa manter contato visual com elas diariamente.
É por meio deste contato frequente que suas metas serão reforçadas em sua memória dia após dia. Assim, você se sentirá motivado a cumpri-las e conquistar o que deseja.
-
Divida uma grande meta em metas menores
Cumprir metas é um desafio e tanto, ainda mais quando se tratam de metas muito grandes e complexas. Neste caso, as chances de procrastinação e consequente abandono, são muito maiores.
Sabemos que você não quer que isso aconteça. Então, aí vai nossa segunda dica.
Caso você tenha metas muito grandes é indicado dividi-las em metas menores, ou submetas, para que aos poucos, realizando uma a uma, você cumpra sua meta como um todo.
É melhor ir com calma, cumprindo sua meta aos poucos do que se frustrar tentando resolver tudo de uma só vez.
Quer um exemplo de divisão de uma meta em submetas?
Imagine a seguinte situação: Você planeja se tornar um leitor mais assíduo em 2022, essa é a sua meta.
Com a vida corrida que você tem, essa é uma meta bem desafiadora. Logo, você a divide, e passa a estabelecer que lera até dez páginas por dia de um livro com duzentas páginas, ou quinze de um livro com trezentas páginas. Enfim, você cumpre essa pequena meta diariamente e logo já concluiu um livro e vai para outro e mais outro, até que você se tornar realmente um leitor mais assíduo e tendo sua meta principal alcançada.
Ao dividir, você torna a realização de uma meta grande e complexa algo menos cansativo e por tanto, com mais chances de ser concluído.
-
Meça sua evolução
O grande trunfo de estabelecer metas mensuráveis é justamente a possibilidade de medir nossa evolução. Outro tipo de meta não te proporcionaria tal vantagem.
Nossa terceira dica é exatamente essa: use a vantagem que você tem! Procure formas de monitorar o progresso do cumprimento de suas metas.
Busque identificar o que está funcionando e o que não está, para que assim, você realize as mudanças necessárias e não comprometa o alcance de sua meta.
A dica anterior está fortemente relacionada a esta. Pois, à medida que você cumprir suas metas menores, se aproxima do alcance de seu objetivo principal, que é cumprir a meta como um todo. Desta forma, essas pequenas metas servem como um GPS para indicar o quão próximo você está de chegar aonde quer.
Não poupe esforços e meça frequentemente o seu desempenho. Essa é a única forma de saber se você está próximo ou não de tornar aquele sonho algo real.
-
Estabeleça prazos precisos
Da mesma forma que um objetivo não sobrevive sem metas, uma meta não sobrevive sem prazos. Por isso, não pense que conseguirá alcançá-las sem determina-los.
Estabeleça prazos, mas não de qualquer forma. Eis aqui a dica número quatro: quando for estabelecer prazos seja realista e determine uma data precisa.
Como assim seja realista? Não exagere! Não determine prazos que não consegue cumprir, normalmente é o caso de prazos curtos demais para metas grandes demais.
Enfim, escolha um prazo que esteja adequado ao tamanho de sua meta para evitar o desgaste emocional de não conseguir veicular o intervalo de tempo determinado ao objetivo proposto.
Seja prudente ao ponto de levar em consideração até mesmo os imprevistos que podem surgir pela frente e assim estabelecer um limite de tempo ponderável e condizente com sua meta.
Seja também otimista ao ponto de determinar uma data exata para que seu propósito seja alcançado. Quanto mais objetivo e específico for o prazo, maiores são também as chances de o cumprirmos, porque aumenta o grau de nosso comprometimento com aquela meta.
Sendo assim, não deixe de determinar prazos. A realização de suas metas depende, em grande parte, do estabelecimento e cumprimento deles.
-
Mude as (se necessário)
Recalcular sua rota pode parecer sinônimo de falta de objetividade, mas na prática, não se trata disso. Reavaliar suas metas indica que você está atento e disposto a reinventá-las, se for preciso.
Esta dica de número cinco tem a intenção de alertá-lo quanto à existência da possibilidade de mudar suas metas.
Não há porque se assustar com isso ou repudiar essa possibilidade.
Mudanças acontecem o tempo todo em sua vida, por isso, é normal que algumas metas não façam tanto sentido para você daqui a certo tempo e desistir delas pode parecer a decisão correta a se tomar.
E neste caso é! De fato, se a meta não condiz mais com o que você deseja nada mais assertivo do que excluí-la, e no lugar dela, colocar outra que vá de encontro ao que você busca nessa etapa de sua vida.
As metas são suas, portanto, quem define as regras é você. Se, por acaso, você sentir a necessidade de realizar mudanças em suas metas, não hesite e as faça o quanto antes.
-
Comemore o alcance de cada uma
Celebrar é importante, não precisa ser “Como se amanhã o mundo fosse acabar”, assim como diz a música da banda Jammil e Uma Noites.
Brincadeira a parte, só precisa ser de forma que te motive a buscar mais conquistas.
“Celebre suas vitórias independente do tamanho delas. Vibre, grite, festeje… isso te fortalecerá para prosseguir buscando!”, diz o poeta Duilho Laviola Pedrosa.
Você se esforçou, foi atrás e conseguiu, cumpriu sua meta. Por isso, nada mais justo do que comemorar. Essa é a nossa sexta e última dica.
O significado dessa conquista só você é capaz de entender. Esse sabor especial é todo seu. Então, não deixe de festejar a cada meta que conseguir cumprir.
Lembre-se que essa é a melhor forma de se manter motivado e seguir firme rumo à conquista das próximas metas.
Neste artigo, apresentamos a você muitas informações que irão te ajudar com a elaboração e cumprimento de suas metas de ano novo. Nossa intenção, é que você use essas informações para fazer do novo ano um ano muito melhor.
Por mais que esses sejam dias difíceis, dado a pandemia da Covid-19. Não deixe de acreditar que dias melhores virão, jamais perca a esperança e sempre mantenha viva a sua fé.
Nós, da ONG AVRA, queremos que em 2022 você vá a luta! Arrisque-se para que seus sonhos saiam do campo da imaginação e se tornem realidade.
Desejamos a você um próspero e feliz ano novo!
Se preferir, você também pode contar com a ajuda de um especialista para orientá-lo quanto á definição de suas metas e apoiá-lo no cumprimento delas. Basta clicar no link abaixo e conferir:
Referências:
https://www.telavita.com.br/blog/resolucoes-de-ano-novo/
https://blog.meifacil.com/empreendedorismo/metas-para-o-ano/
https://cuboup.com/br/conteudo/metas/
https://neilpatel.com/br/blog/metas-smart/?lang_geo=br
https://avra.org.br/8-dicas-para-cumprir-suas-resolucoes-de-fim-de-ano/
Deixar um comentário