Acredito que, debater sobre a importância de conhecer novas culturas exige uma visão isenta de pré-julgamentos, bem como, disposição e abertura a diversas novas possibilidades, capacidades e conhecimentos, que promovem o desenvolvimento pessoal e profissional do ser humano.
Diante do tema, e, com a experiência que tive durante um curto período de vivência em outro país, afirmo que três principais pontos demostram o quão benéfica e importante é a abertura ao conhecimento de novas culturas: a ampliação da visão de mundo, a possibilidade de praticar novas idiomas, e, por fim, as oportunidades acadêmicas e profissionais.
Um dos pontos que mais cativa-me quando o assunto é conhecer novas culturas é a ampliação da visão de mundo. De acordo com minha experiência individual, afirmo que viver ou apenas conhecer um novo país, com hábitos e cultura distinta, fragmenta o bloqueio ao pensamento e criação de novas perspectivas. Conhecer uma nova cultura torna-te mais empático, compreensível e ciente da diversidade mundial. Mas, é claro, somente se houver disposição e abertura para isso.
Além disso, julgo importante considerar um ponto sempre lembrado ao abordar sobre novas culturas: a possibilidade de praticar outros idiomas, visto que, estar exposto a um ambiente em que a língua nativa não é conhecida, exige um mínimo de compreensão inicial que permite acesso a pontos turísticos, restaurantes e lojas, por exemplo. Uma vez que, será necessário comunicar-se com o falante nativo, fato positivo se considerada a possibilidade de praticar a compreensão e pronúncia com indivíduos que respiram o idioma desde sua nascença. Logo, esta é uma das melhores formas de aprender um novo idioma, através da imersão e inclusão frequente e extemporânea no dia a dia.
Por fim, considerando o interesse despertado pela cultura e vivência em um novo país, é possível tirar proveito de oportunidades acadêmicas e profissionais que são oferecidas no local. Considerando a contemplação de um ciclo, conhecer novas culturas e estar aberto a uma nova visão de mundo, bem como, vivenciar e aprender o idioma local, é um processo que apresenta resultados positivos, sendo, um deles, as diversas oportunidades acadêmicas e profissionais. Conhecer o idioma do país e as oportunidades que este oferece permite que o indivíduo candidate-se a intercâmbios e demais oportunidades ofertadas, de acordo com suas características e adequação aos padrões de elegibilidade considerados na seleção de um candidato.
Contudo, os benefícios e a importância de conhecer uma nova cultura abrangem não apenas os três pontos mencionados, como também, diversos outros considerados ao questionar a experiência de indivíduos em outros países. Por fim, a quem finalizar este texto, sugiro que reflita e considere novas possibilidades, pois, conhecer novas culturas engrandece-te profissional e pessoalmente, conhecer novas culturas enfatiza o quão diverso e imerso é o mundo, conhecer novas culturas é um processo de transformação e conhecimento diário, ou seja, é viver e usufruir de todas as possibilidades.
Deixar um comentário