O mercado de trabalho é um termo que se refere aos diferentes modelos de empregos existentes e as relações geradas pelas distintas funções exercidas. Devido ao fato de novas atividades surgirem com o avanço da tecnologia e da sociedade, o mercado de trabalho está em constante transformação. O mais importante acontecimento para esse sistema foi a criação da internet, que causou profundas mudanças em diversos –se não todos- setores.

Uma vez que grandes eventualidades causam alterações no mercado, a atual crise gerada pelo coronavírus está trazendo também uma reconfiguração do que conhecemos como trabalho. A doença, que surgiu na China em dezembro e já se espalhou pelo mundo inteiro, é de alto contágio, portanto há um elevado número de mortes causadas pelo vírus, apesar de apenas 5% dos infectados desenvolverem quadros clínicos graves. Para tentar combater o coronavírus, foi necessário realizar o isolamento social, que obrigou grande parte dos profissionais a trabalharem em casa. Além disso, também ocasionou um aumento do desemprego, uma vez que as empresas tiveram que diminuir o número de funcionários.

Portanto, a internet mostrou-se essencial para o momento em que o mundo lida com uma pandemia, visto que é somente através dela que diversos serviços estão se mantendo e funcionando. Porém, a situação atual também traz questionamentos sobre como podemos utilizar a tecnologia e as redes sociais para conquistar ou até garantir a permanência de um emprego. Um importante ensinamento sobre as dinâmicas do trabalho é o aproveitamento das plataformas para a divulgação de um serviço realizado, já que é por meio delas que muitos empregadores procuram por candidatos paras as vagas de emprego. Além disso, muitas atividades estão sendo realizadas remotamente e de forma online, assim, mostra-se extremamente necessário o domínio das novas ferramentas existentes na internet.

No entanto, não são apenas esses conhecimentos que precisamos ter. Por estarmos passando por um momento de mudanças em que o ambiente de trabalho foi alterado, a organização da rotina tornou-se essencial. Com o home office, as distrações se amplificam, gerando o aumento da jornada de trabalho. Sem organização, as tarefas exigidas podem ser acumuladas ou mal realizadas, portanto é preciso planejar os momentos de lazer – que também são extremamente importantes para um bom rendimento- e os de afazeres.

Outro importante aspecto do mercado de trabalho, que foi alterado pelas novas rotinas provocadas pelo coronavírus, é o setor da informalidade. O emprego informal é todo aquele que não possui registro na carteira de trabalho e também não há contribuições à previdência social. Esta modalidade de serviços está crescendo muito atualmente, porém, com a pandemia, foi evidenciado a necessidade de assegurar essas funções através do home office. Portanto, o incentivo governamental através de uma maior regulamentação dessa categoria de trabalhadores mostrou-se essencial, assim como também é fundamental a criatividade para manter os serviços durante uma pandemia.

Finalmente, o maior aprendizado promovido pela crise na saúde é as diferenças econômicas e sociais, que causam repercussões no mercado de trabalho. Essa característica pode ser explicada através da dificuldade, visualizada pelo governo, de pessoas de baixa renda per capta se manterem durante a quarentena, assim, disponibilizando um auxílio de 600,00 reais. Assim como também pode ser observado através da saída de sete milhões de mulheres do mercado de trabalho durante o início do isolamento social, o que representa 25% a mais em relação à saída de homens de seus empregos.

Dessa forma, a pandemia gerou diversos aprendizados e alterações dos serviços, assim como também aflorou os questionamentos sobre as configurações das funções e a influência das diferenças socioeconômicas no mercado de trabalho. Portanto, pouco se sabe sobre como será a vida pós-pandemia, mas podemos ter certeza sobre uma questão: as organizações de trabalho jamais serão as mesmas.

 

Bibliografia:

SILVA, W,S. Mercado de Trabalho. Disponível em:
https://www.infoescola.com/economia/mercado-de-trabalho/ . Acesso em: 22/06/2020

https://www.vagas.com.br/profissoes/manter-motivacao-trabalho-quarentena/

https://vocesa.abril.com.br/blog/isis-borge/como-procurar-um-novo-trabalho-na-quarentena/

https://epocanegocios.globo.com/Carreira/noticia/2020/06/pandemia-faz-sete-milhoes-de-mulheres-deixarem-o-mercado-de-trabalho-na-ultima-quinzena-de-marco.html