Atualmente estamos vivenciando tempos climáticos difíceis. O meio ambiente vem sofrendo constantemente com queimadas, desmatamentos, poluições no solo e nos rios. O fato é: se não tomarmos consciência ambiental, em poucos anos teremos uma realidade bem diferente.

Revistas como a Science Advances por exemplo, já publicaram artigos que indicam a quase impossibilidade de se viver em determinadas regiões do planeta até 2070. O ambiente hostil retratado nesses estudos seria consequência direta do aumento das temperaturas, que são frutos do aquecimento global, mas afinal, como podemos reverter esse quadro?

A resposta para essa pergunta pode ser encontrada, ao analisarmos dois fatores: a necessidade constante de consumo e o comodismo inerentes do ser humano. Apenas pare para pensar na quantidade de pessoas que têm o sonho de adquirir um veículo aos 18 anos, ainda que não necessitem. Ou melhor, reflita acerca do seu dia a dia. Quantas vezes você ou algum conhecido utilizam os veículos de forma desnecessária? Como já dito, esse tipo de comportamento, apesar de também ter relações culturais, é inerente aos indivíduos de maneira geral.

Por essa razão, são raros os países que possuem ampla consciência ambiental como Islândia, Suíça e Suécia. Assim, é preciso encontrar um ponto de equilíbrio. É fato que não abdicaremos totalmente da comodidade, entretanto, existem algumas medidas que podem ser tomadas.

Nesse sentido, atitudes simples como não jogar lixo no chão, economizar água, utilizar o veículo quando realmente necessário ou levar a própria sacola ao fazer compras pode ser de grande valia para amenizar essas questões.

Apesar de bastante comentado, nunca é demais reforçar que estamos de passagem nesse ambiente. Muitas de nossas atitudes agora poderão refletir não para nós mesmo, mas sim, para as gerações futuras, o que inclui seus próprios filhos netos e assim sucessivamente.

É lógico que não devemos negar que temos um enorme desafio pela frente. Entretanto, não podemos permitir que essa realidade nos faça desistir de lutar por um meio ambiente melhor. Ao lembrarmos, por exemplo, dos povos indígenas, essa necessidade de preservação se torna ainda mais urgente.

Isso ocorre porque, devido a queimadas, desmatamentos e invasões, esses povos têm sido cada vez mais ameaçados. Tais fatores, somados ao atual cenário de pandemia que estamos vivenciando, tornam a assistência aos indígenas ainda mais precária, o que culmina no gradual desaparecimento dessa cultura tão rica.

Mediante toda essa realidade, pode-se perceber o papel essencial que os Governos devem cumprir acerca da preservação do meio ambiente como um todo, o que gera a garantia de um futuro melhor, bem como, a preservação das culturas e etnias existentes.

Assim, nossa missão como seres humanos deve ser, acima de tudo, cultivar um meio ambiente sustentável para o futuro. Afinal, nós temos sido presenteados com o dom da vida todos os dias, independentemente de suas crenças isso é um fato. Porque então não retribuir tudo isso para o planeta?

 

Rafael Vasconcelos.

 

Fonte:

https://usegreenco.com.br/blogs/pense-mais-verde/conheca-os-10-paises-mais-sustentaveis-do-mundo

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-52740652