Hoje em dia, a presença feminina na liderança do ambiente escolar é predominante, o que contradiz muito do que aconteceu no nosso passado não tão distante. Aristipo era um filósofo seguidor de Sócrates, fundou a escola cirenaica, responsável por transmitir ensinamentos sobre hedonismo, filosofia e ética na Grécia antiga. Relatos históricos apontam que sua filha era uma fiel estudiosa do tema e, a partir dela, Areta de Cirene se tornou um marco por ser uma mulher especialista estudiosa em plena época em que filósofos como Sócrates e Platão ganhavam assídua visibilidade.
“Ela aprendeu filosofia pelo seu pai, Aristipo, que aprendeu filosofia de Sócrates. Por sua vez, Arete ensinou filosofia ao seu filho Aristipo o Novo – pelo que este foi apelidado de ‘Ensinado pela mãe’. Areta é representada como vivendo uma vida razoavelmente próspera em Cirene. Essa é a verdadeira herança que lhe deixo, já que nos outros aspectos da sua vida ele terá os oficiais em Cirene como seus inimigos. ”- Wikip´Édia
Historicamente falando, as escolas foram criadas por padres jesuítas
“Nas primeiras escolas que aceitavam meninas, elas não recebiam lições de cálculo. Ao invés disso, os ensinamentos eram voltados para as tarefas domésticas e o comportamento em sociedade. Mais tarde, elas passaram a receber formação para se profissionalizassem como professoras primárias, um avanço, mas ainda bastante vinculado a uma visão maternal. ”
Não há como trazer o termo educação no mundo sem mencionar Malala, ganhadora do Prêmio Nobel da Paz. Ela foi uma das vítimas de uma bomba jogada contra um ônibus escolar na cidade de Mingora, no Paquistão. Após esse episódio, se engajou na luta para que meninas do mundo todo e principalmente de países com maioria muçulmana fossem possibilitadas de estudar. Hoje em dia é uma ativista de renome e continua levando sua mensagem ao mundo todo.
“Um livro, uma caneta, uma criança e um professor podem mudar o mundo. Só percebemos a importância da nossa voz quando somos silenciados. Quando o mundo inteiro está em silêncio, até mesmo uma só voz se torna poderosa. O Talibã podia tomar nossas canetas e nossos livros, mas não podia impedir nossas mentes de pensar.” – Malala.
Outra pessoa importante no pioneirismo da educação feminina, foi Maria Sklodovska, mais conhecida como Marie Curie também foi uma mulher brilhante, que trilhou uma carreira de sucesso e muita dedicação através da educação. Filha de professores, formou-se em Física e descobriu a radioatividade e novos elementos químicos. Ela também criava grupos de estudos clandestinos durante a Rússia Czarista.
Temos inúmeros belos exemplos sobre mulheres à frente da educação, pois afinal, educar exige esforço, dedicação, paixão, paciência e acima de tudo perseverança.
Feliz dia da mulher!
Deixar um comentário