Em um mundo onde tudo é para ontem, falta tempo para tantos afazeres.  O tempo parece estar mais curto para tantas necessidades e o ato de gerir, administrar o tempo, é a chave para conseguir cumprir com todos eles.

 

 

Quando conseguimos gerir o nosso tempo corretamente, conseguimos dar conta das responsabilidades que assumimos, isso aumenta a nossa produtividade, e então vem aquela gostosa sensação de dever cumprido. O que nos faz muito bem.

Um outro benefício que a gestão do tempo traz é a possibilidade de ter tempo livre para investir em um bom descanso e qualidade de vida. Horas de lazer também são benéficas a nossa saúde física e mental.

 

Mas será que o tempo está mais curto, ou somos nós que tentamos abraçar o mundo e caímos em um grande emaranhado de coisas a fazer?

 

Esse é um ponto a se pensar também, não queira assumir mais responsabilidade do que você pode cumprir.

Ainda que digam que devemos fazer muitas coisas, tenha em mente o que é realmente necessário e tome decisões baseadas nas suas possibilidades de realização. Senão o que acontece é um efeito contrário, o de procrastinar, por não conseguir se enxergar no acúmulo de tarefas.

 

Etapas da gestão de tempo

Organizar, planejar e então fazer. São essas as três etapas principais para se ter uma boa gestão de tempo. E isso vale para todas as áreas da nossa vida, do trabalho a vida pessoal.

 

– Organização

Faça uma lista do que precisa ser feito. Essa lista pode ser feita semanalmente, dividindo tarefas entre os dias da semana.

Seja especifico no que precisa ser feito, exemplo:

– Comprar um presente para Maria;

– Fazer o exercício do curso;

– Estudar inglês por um período de 2 horas;

– Reunião com a equipe, etc.

Também é necessário pensar na organização física. Tenha ambientes, mesas, armários organizados, pois quando se tem tudo em ordem é mais fácil de achar o que quer que seja, de uma roupa a um documento importante.

Então organize-se!

 

– Planejamento

Planeje como, quando e calcule o tempo aproximado de cada atividade. Veja o que é mais importante, o que tem prazo para entrega, o que é ou não urgente.

Baseado nessas informações faça um planejamento. Procure otimizar seu tempo, se tiver um compromisso externo, por exemplo, veja se não há outras coisas que você também pode resolver nesse período fora de casa ou do trabalho.

Verifique se é mesmo necessário fazer uma reunião para falar sobre algum assunto, ou se um e-mail resolve o problema.

Há vários aplicativos que podem te auxiliar no desenvolvimento desse planejamento, mas cuidado, celulares, tablets e outros recursos digitais, também podem ser uma distração, o que vai tomar ainda mais do seu tempo.

Então, se esse for o seu caso, use a boa e velha agenda, ou o infalível lápis e papel. O importante não é o recurso e sim se planejar para fazer.

Imprevistos podem acontecer, se for o caso, replaneje alguma situação para o dia seguinte, para a outra semana se preciso for. Assim sendo, estando anotado em uma lista (fase da organização), você não perde essa situação entre outras, e sabe que há algo a ser resolvido.

 

– Execução

Depois de se organizar e planejar seus passos, é hora de executa-los. Estando tudo encaminhado, fica muito mais fácil e rápido cumprir com tarefas, o que faz a gestão do tempo e a produtividade ter êxito.

Tenha disciplina com seu planejamento, cuidado para não procrastinar. Sabe aquele ditado: “Não deixe para amanhã, o que se pode fazer hoje”, então, muitas vezes ele é bem verdade.

Transforme esses passos em algo cotidiano, inclua-os na sua rotina, e quando perceber já estará com uma melhor produtividade, e então a nova pergunta será, ‘agora o que eu posso fazer com meu tempo livre?’

Um ponto importante também a se falar, é perceber o que pode estar roubando a sua produtividade. Já falamos sobre aparelhos eletrônicos, mas cada pessoa tem um ponto que pode estar tirando a concentração do que realmente é preciso.

Então, identifique esses pontos e busque solução para que não o atrapalhe nesse período produtivo.

 

Se mesmo com essas dicas, você vê dificuldades e se sente perdido. Não sabe como se organizar, fazer um planejamento assertivo e executá-lo de forma correta, a mentoria da ONG AVRA pode ajudar.

Veja no nosso Programa de Mentoria, quais os resultados que você pode atingir, e seja um gestor do seu próprio tempo.

 

 

Referências

https://ead.ucs.br/blog/gestao-tempo

https://robsoncamargo.com.br/blog/8-tecnicas-de-gestao-do-tempo-e-produtividade