Incentivar o desenvolvimento da criatividade em um ser humano em constante desenvolvimento não é só um desafio para os pais mas também para o ambiente escolar.
A escola é responsável por boa parcela no que diz respeito ao desenvolvimento de caráter, lições de moral e ética, além de todo ensinamento base incluindo matérias como português, matemática e ciências.
A definição de educação global, se é que esse termo existe, seria educar a criança, jovem e adolescente para novos séculos que estão por vir. Mas como é ensinar e preparar essa nova geração para o desconhecido? Sem dúvida a criatividade é a melhor resposta. Com ela somos capazes de imaginar inúmeros cenários e aplicar as soluções mais diversas em todas as áreas de nossas vidas.
Há quem diga que matérias como artes, música, meditação e mindfulness são desnecessárias na grade curricular de um ensino básico e inclusive infelizmente elas não são consideradas não obrigatórias, o que na minha opinião é lamentável.
Ajudar o ser humano a se desenvolver através da criatividade faz com que se criem pessoas mais sensíveis e sucessíveis a praticar o bem, serem mais empáticos, intuitivos e atentos aos sinais da vida. Vejamos como nosso cérebro funciona:

O papel da escola durante o processo criativo.
Partindo do pressuposto de que a escola deve ensinar e educar, infelizmente em alguns casos, escolas seguem um formato quadrado e pouco atualizado de ensino.
O dever escolar perante a criatividade ainda mais em escolas com poucos recursos financeiros acaba sendo um desafio sem precedentes e em muitos casos este planejamento  de desenvolvimento da criatividade acaba ficando em segundo ou último plano. Tornando a tarefa impossível de ser concluída. A importância do desenvolvimento da criatividade nos jovens é uma visão cultural, infelizmente em pleno século 21 nos deparamos com inúmeras pessoas, inclusive no governo e em demais outros casos, que discordam da relevância deste tema perante ao jovem recentemente inserido na sociedade.
O ambiente tem total relação com o ser criativo.  Sendo através de desenhos, escrita criativa e da exploração do lado lúdico, as chamadas escolas coloridas contribuem positivamente para o processo criativo das crianças e adolescentes envolvidos no meio escolar. Com a inclusão também de objetos de diversos formatos colocados de formas aleatórias nos espaços para incentivar constantemente a curiosidade dos alunos. O papel de trazer a criatividade vai desde a escola até as atividades que o professor proporciona diariamente pessoalmente e nas plataformas escolares. Com a pandemia o assunto criatividade, sem dúvida, virou destaque para alunos, professores e pais. Crianças muito tempo em casa, professores se reinventando para passar conteúdo e pais se desdobrando para cuidarem de vida profissional e pessoal, tudo absolutamente dentro do mesmo ambiente. Não há como dizer que a criatividade não foi essencial durante esse longo período que vivemos.


Referências e Indicações:

https://www.ted.com/talks/sir_ken_robinson_do_schools_kill_creativity?language=pt-br#t-17640

https://netscandigital.com/blog/os-dois-lados-do-cerebro/#:~:text=O%20uso%20do%20lado%20direito,para%20o%20entendimento%20da%20realidade.

https://escolaweb.com.br/blog/educacao-criativa/

https://porvir.org/a-escola-e-responsavel-pela-morte-da-criatividade-neurociencia-responde/

https://cursos.faber-castell.com.br/pre-venda-criatividade?utm_source=ig_Instagram_Stories&utm_medium=00C+-+Interesse+Criatividade&utm_campaign=%5BFABER-CRIATIVIDADE%5D&utm_content=AD02+-+Para+quem+quer+ser+diferente&fbclid=PAAaa2u3q14jP80qhzYU11daKPsrCdP5eYKvjor5ag7HKmUYGVEOnOjKzrjUw_aem_AQnjrVRaD5l0EkNka9mx1yif_HnedlgNxrhzdfZR4GPjeeh8mHZNl5NnknuDhWtOYXmgFOsXcHGujH6ti5gag_i3x57Rvpu_M8bnsULTVXh9PndyuKUIoUzVWupg2UBDG3o