Com a demanda de assuntos que temos que tratar todos os dias, ser produtivo é uma soft skill bem em alta atualmente. Mas como ser produtivo, sem perder o foco no trabalho, tendo uma vida de tantos afazeres e distrações que vão preenchendo nosso tempo e atrapalhando o rendimento esperado.
A vida moderna traz muitos desses desafios, é o telefone que toca, é alguém querendo tirar uma dúvida, é uma olhadinha, assim rápido, nas redes sociais que dura mais do que o planejado e quando se vê… ‘o que é mesmo que eu estava fazendo’.
Além de atrapalhar o raciocínio, a falta de foco atrapalha nossa produtividade. E a tentação do ‘deixar para depois’ e cair na zona da procrastinação, que também é um ponto a se levar em consideração.
Ao manter o foco e a concentração, o profissional tem resultados mais eficazes, fazendo progressos consideráveis, como alcançar resultados que você espera de si próprio, ou que a empresa espera encontrar em um colaborador que tem essa habilidade.
Mas como ter e manter o foco no trabalho?
“O foco é a nossa capacidade de manter a atenção em algo, e, para isso, abstrair-se das distrações e exercitar o nosso autocontrole, habilidade fundamental para o sucesso pessoal e profissional” – Juliana Carelli (Coach)
Algumas atitudes práticas que vão te ajudar nessa jornada:
1 – Treine o foco
Essa é uma habilidade que pode ser treinada. Esvazie sua mente de qualquer pensamento, e coloque sua atenção no que é preciso ser feito. Tenha disciplina até terminar com o trabalho planejado. Dessa forma, a prática se tornará um hábito.
2 – Elimine possíveis distrações
Desligue equipamentos eletrônicos, silencie notificações, se auto discipline em não ver redes sociais, avise as pessoas que você ficará incomunicável por um período, se necessário for, estabeleça esse tempo: por uma hora, por duas etc.
3 – Organize-se
Pessoas organizadas rendem mais no trabalho. Pois é mais fácil se concentrar no que é preciso ser feito.
Tenha um planejamento diário do que é preciso ser resolvido. Divida o dia em blocos de afazeres, e caso a tarefa seja grande, fragmente-a em várias etapas para não se tornar cansativas e assim a perda do foco.
4 – Tenha metas alcançáveis
Crie metas diárias de produtividade. De acordo com o tempo disponível no dia, avalie a demanda e a urgência de cada objetivo e estabeleça o que é possível fazer hoje.
5 – Faça pausas
Quanto há um alto nível de concentração e foco, as pausas são importantes. Pois, são elas que dão aquele respiro ao cérebro, o que é positivo para essa produtividade em andamento.
Aproveite esse tempo para um café, uma interação com um colega de trabalho ou se distraia com algo interessante. Mas tome cuidado com exageros.
Aos que trabalham em regime home office, há dois tipos de situações que necessitam de uma atenção na hora de se adaptar.
Para alguns estar em seu próprio espaço pode ser algo mais fácil de gerenciar, e assim, há uma melhora no desempenho. Para outros, pode ser mais difícil ter esse grau de foco e concentração, por não estar inserido em um ambiente tipicamente de trabalho.
São características que vão depender de muitos fatores, das particularidades do próprio indivíduo ao ambiente em que está inserido.
Então, leve em consideração alguns itens que se somam aos anteriores e que vão te ajudar nessa jornada de adaptação.
▪ Tenha uma mesa ou estação de trabalho;
▪ Mantenha essa mesa de trabalho organizada;
▪ Tenha uma rotina de trabalho, como se estivesse em uma estrutura formal, não home office;
▪ Se arrume como se fosse sair para trabalhar. Tire o pijama!
▪ Tenha uma boa rede de internet e de telefone. Isso evita interrupções, e consequentemente, a perda de foco;
▪ De acordo com a sua necessidade, negocie com as pessoas que moram com você assuntos como: privacidade, silêncio, respeito à rotina estabelecida, etc;
▪ Em ambientes muito agitados, ouça músicas leves com fones de ouvido. Vai ajudar a diminuir a frequência cerebral, trazendo a tranquilidade que se precisa para produzir;
▪ Crie listas de tarefas, e separe o que é pessoal e o que são afazeres do trabalho para que um não atrapalhe o outro;
▪ Faça pausas coerentes, assim como no ambiente tradicional;
▪ Aproveite o período que seria usado para se descolar a um local de trabalho, e use-o para fazer atividades como: alongamento, yoga ou pilates. São práticas que vão auxiliar a ter concentração.
Foco, produtividade e disciplina são aliados importantes para um bom resultado, e vão ajudar no desenvolvimento da sua carreira. Pessoas focadas, não se perdem no meio do caminho.
E para te ajudar nesse processo, temos um programa de mentoria que vai fazer você atingir seus objetivos de uma forma natural, pratica e duradoura.
Acesse Programa de Mentoria Ong AVRA e participe dessa jornada.
Referências:
https://vocesa.abril.com.br/desenvolvimento-pessoal/12-dicas-para-manter-o-foco-no-trabalho/
Deixar um comentário