A motivação inicial pode até ser contribuir com uma causa em favor do próximo, o que é legitimo e valioso, mas, o que nem sempre é falado é que o indivíduo que se propõe a fazer um trabalho voluntário, é o maior beneficiado da causa.

Então, se você pensa em se tornar um voluntário, vem descobrir as vantagens de arregaçar as mangas e contribuir para uma sociedade melhor.

 

Por que fazer voluntariado?

A começar pelo prazer e o bem-estar de fazer algo com propósito.

Ser voluntário traz uma satisfação pessoal muito grande. Então, nosso cérebro entende essa movimentação e libera os hormônios da felicidade. É como se fossemos presenteados pelo nosso organismo por querer fazer o bem.

É enriquecedor quando podemos contribuir com o próximo. Seu trabalho pode ser a única solução que o outro tem para uma situação, que por vezes, já considera perdida. É mostrar que há chances e possibilidades para algo novo e melhor.

Além de ser um ato de amor, ao ajudar ao próximo você contribui para uma sociedade mais justa, diminuindo as desigualdades que existem em todos os setores.

É dar a mão e ajudar a subir um degrau, até que se consiga subir sozinho.

Se voluntariar também é uma excelente forma de desenvolver experiência profissional. Pois, além de aprender, é possível aperfeiçoar técnicas e habilidades que contribuirão para sua carreira.

Ação que enriquece o currículo, tendo em vista que demonstra motivação e espírito altruísta, que é aquela pessoa que faz o bem sem esperar nada em troca. Além de ser bem-vista por empresas e recrutadores.

Conhecer pessoas, fazer novos amigos, ampliar a rede de networking também são benefícios que essa iniciativa vai trazer.

Ah! E amplia a visão de mundo, já que tem contato com realidades diferentes da sua, enxergando assim, outros horizontes. O que faz sair da sua zona de conforto e se desenvolver.

Sem falar no senso de pertencimento: eu faço parte de um grupo, eu tenho uma responsabilidade com essa ou aquela causa, eu quero mudar o local em que estou.

 

“O importante não é o que se dá, mas o amor com que se dá” – Madre Tereza

 

Características necessárias para fazer voluntariado

Para ser um voluntário a primeira coisa que é preciso ter é vontade. Esse é o primeiro passo para começar. Depois, esse trabalho tem que ser prazeroso, ter propósito, satisfação.

Qualquer pessoa pode ser um voluntário, as causas com a qual você se identifica pode ser uma boa forma de começar. Porém, escolher e se engajar em outras, em que não é tão familiarizado, trará desafios e outros aprendizados. Então, se arriscar em uma causa diferente, pode ser uma boa alternativa.

Algumas características são:

1 – Motivação – a vontade de fazer e romper obstáculos;

2 – Ser proativo – Ter a iniciativa de sempre buscar o melhor resultado em qualquer atividade;

3 – Empatia – se colocar no lugar do outro com a humildade de reconhecer que somos todos iguais;

4 – Comprometimento – não é por que é um trabalho voluntário que se deva fazer de qualquer jeito, se comprometa com a causa;

5 – Respeito – respeitar regras, limites, pessoas e suas diferentes características;

6 – Estar aberto ao novo – se dê a oportunidade de experimentar coisas novas, o voluntariado é um excelente lugar para isso;

7 – Trabalho em equipe – o trabalho voluntário é sempre o resultado de um grupo de pessoas, então, é preciso saber ou querer aprender a trabalhar com elas;

9 – Comunicação – ter um canal aberto com todos os participantes, ter clareza sobre o que você vai fazer, o propósito da ação, com quem vai trabalhar;

10 – Disponibilidade – ter um tempo dedicado a realizar as tarefas do trabalho voluntário.

E se eu não tenho todas essas características?

Aproveite a oportunidade para desenvolvê-las. O bem que pensamos fazer aos outros, vai voltar de várias formas para nós, e desenvolver características positivas é apenas um exemplo disso.

 

Quais os benefícios em fazer voluntariado?

Há muitos benefícios em se tornar um voluntário. Essa é uma via de mão dupla. É uma troca, você ajuda e é ajudado.

Alguns desses benefícios serão bem aparentes, outros nem tanto, mas é importante ter em mente que alguma transformação haverá, em você ou através de você.

 

  • Desenvolver competências e habilidades

Aprimorar competências e habilidades é algo que deve ser constante nas nossas vidas. Um crescimento pessoal e profissional que deve sempre estar no nosso radar.

O voluntariado traz essa possibilidade, ao experimentar situações reais que talvez não tenha a oportunidade de vivenciar em outro lugar. E esse viver na pele, desenvolve essas competências tão benéficas a si próprio.

Talvez, você não saiba que tem o dom de ensinar, dar aulas, por exemplo, e uma oportunidade como voluntário vai despertar algo que nem você conhecia.

Além da experiência valiosa, as competências e habilidades desenvolvidas podem ajudar a encontrar um emprego remunerado em uma carreira na qual tem interesse, ou começar uma nova profissão a partir do que aprendeu.

 

  • Valorização profissional

Uma vez ouvi a seguinte frase: “Quer se sentir valorizado? Faça trabalho voluntário!”.

Não que o mercado de trabalho não deva fazer esse papel. Mas nem sempre nos sentimos valorizados como gostaríamos ou merecíamos.

Quando a gente se dispõe a fazer algo sem qualquer obrigação, esse reconhecimento vem. A valorização se faz presente, pois, todo e qualquer trabalho voluntário vai fazer a diferença na vida de alguém.

Mas, falando do mercado de trabalho formal, o voluntariado é muito bem visto. Empresas valorizam pessoas que tem essa pratica no currículo. Mostra iniciativa e bagagem para enfrentar os desafios do dia a dia, entre tantas outras habilidades. É um fator que contribui em um processo seletivo, um diferencial que faz você sair na frente de outros candidatos.

 

  • Networking

Networking é uma rede de contatos profissionais, desenvolvida a partir das relações de trabalho e de diferentes interesses envolvendo a profissão, estudos, negócios e parcerias profissionais.

No trabalho voluntário essa rede se expande, pois você passa a conhecer muita gente interessante. Nessa relação, as habilidades profissionais são muito aparentes e mesmo de uma forma desinteressada, você tem a oportunidade de mostrar suas competências e também observar como os outros trabalham.

Nesse contato com outras pessoas é possível acontecer contratações, indicação a vagas, parcerias de negócios, aumento de vendas, mentorias etc. Então, amplie sua rede se voluntariando em um causa.

 

  • Transformação pessoal

Dentre tantos benefícios que o voluntariado pode trazer, a mais importante é aquela que te faz ser uma pessoa melhor.

As mudanças psicológicas desenvolvem o autoconhecimento, então, é possível se compreender melhor, entender seus limites, atitudes e o contexto social em que se vive.

Potencializa seu sistema de crenças, somando na comunidade em que está inserido.  Além de ações práticas do dia-a-dia, como por exemplo, valorizar quem mantém as vias públicas limpas, isso de forma consciente e benéfica para si e para o outro.

 

Portanto, ser voluntário é buscar transformar e ser transformado, melhorar uma parte da sociedade e, consequentemente, desfrutar também dessa mudança.

É o somar forças, dividir conhecimentos, diminuir situações e sentimentos que nem sempre fazem bem e multiplicar infinitas possibilidades.

 

É por isso e por tantos outros motivos, que te convido a também ser um voluntário. Escolha uma causa, uma ONG séria e comprometida e se engaje. Te garanto que vai valer muito a pena.

Também te convido a conhecer a Ong AVRA. Quem somos, nossos propósitos e nossos programas de desenvolvimento. Queremos “DAR A VARA PARA PESCAR”, e assim, alcançar um futuro melhor para todos.

Venha ser um voluntário! Acesse nossa Plataforma de Voluntariado, confira nossas vagas em aberto e se inscreva.

 

REFERÊNCIAS:

https://www.jornalcontabil.com.br/trabalho-voluntario-te-torna-mais-feliz/

https://cuboup.com/conteudo/trabalho-voluntario/

https://avra.org.br/acoes-sociais-projetos-sociais-fazer-o-bem-solidariedade-ajudar-o-proximo/

https://exchangedobem.com/10-caracteristicas-que-os-voluntarios-devem-ter/#:~:text=Interessado%2C%20comprometido%20e%20cheio%20de,mais%20do%20que%20querer%20ajudar.

http://www.dialogusconsultoria.com.br/o-voluntariado-como-instrumento-de-desenvolvimento-de-competencias-profissionais/

https://blog.uceff.edu.br/afinal-qual-e-a-importancia-do-trabalho-voluntario/

https://voluntariadoempresarial.com.br/6-dicas-para-um-programa-de-voluntariado-transformador/