Que o isolamento social é necessário para evitar ainda mais os riscos de disseminação do coronavírus, já sabemos. Mas também é verdade que possuímos uma arma secreta que nos ajuda neste desafio, com mais saúde física e mental: a amizade!
Somos por natureza seres sociais que necessitam de constante contato com nossos semelhantes, esta conexão é um dos principais indicadores de bem estar na vida.
A amizade é um vínculo ou relacionamento afetivo, entre duas ou mais pessoas, que é regido por valores imprescindíveis, tais como a sinceridade, o cuidado, o amor, a generosidade, a incondicionalidade e a sinceridade.
Elas são importantes para nos tornarmos pessoas melhores, nos inspiram a buscar o autoconhecimento e nas experiências compartilhadas com trocas muito ricas.
Em um cenário de isolamento, sem esta possibilidade de troca de afeto, nos vemos muitas vezes cercados por sentimentos de ansiedade e tristeza, uma série de consequências negativas para a saúde mental, além de problemas cardiovasculares. Sem o outro para mostrar uma perspectiva diferente, podemos mergulhar em pensamentos negativos.
Diversos estudos conduzidos têm mostrado que a redução dos sintomas do isolamento, é proporcionado pela empatia, compaixão e afeto das amizades, não apenas melhoram a qualidade de vida como de fato podem fazer com que você viva mais.
Dessa forma, as amizades que as pessoas constroem ao longo da vida é um dos principais indicadores de bem estar e, dentre vários ensinamentos que o isolamento social trouxe, um deles foi que devemos nos preocupar mais uns com os outros, cultivar, mesmo que a distância, relações que nos fazem bem, aproveitando para reforçar os vínculos pessoais e a energia das trocas gratuitas.
Deixar um comentário