De um lado a empresa que paga salários e benefícios esperando que seus objetivos sejam alcançados pelo colaborador. Do outro, uma pessoa que além de fazer essa troca de serviços versus remuneração, também tem suas próprias necessidades de realizações.
Ou seja, objetivos profissionais referem-se às metas individuais de um profissional em relação à sua carreira, enquanto objetivos organizacionais são metas estabelecidas por uma empresa para orientar suas atividades e alcançar sucesso.
Objetivos profissionais são pessoais e visam crescimento, desenvolvimento de habilidades e realização individual. Objetivos organizacionais têm foco no desempenho, crescimento e competitividade da empresa.
Alinhar esses objetivos é importante para promover o engajamento e contribuição mútua entre o profissional e a organização. Para que todos saiam ganhando e realizados no que se propõem a fazer.
Por que é importante investir em oportunidades de crescimento e desenvolvimento de carreira nas empresas?
Pesquisas mostram que, mesmo as pessoas que estão satisfeitas com seus salários, pensam em mudar de emprego. Isso acontece, pois remuneração não é o único fator que mede a satisfação no trabalho. Há outros que contam para essa decisão.
A combinação de circunstâncias psicológicas, fisiológicas e ambientais são alguns desses outros fatores que fazem com que o colaborador se sinta feliz com o seu trabalho. E estar satisfeito depende desse nível de contentamento que o funcionário tem do local em que está.
Oportunidades de crescimento e desenvolvimento de carreira são dois pilares para uma empresa saudável. Ao oferecer essas oportunidades, as organizações demonstram compromisso com o desenvolvimento dos seus colaboradores, incentivam o engajamento e a retenção de talentos, além de promover um ambiente de trabalho estimulante e motivador.
Funcionários que veem possibilidades de progresso em suas carreiras, além de se sentirem valorizados, tendem a serem mais dedicados, produtivos e satisfeitos. O que também contribui para o fortalecimento do capital humano da empresa, permitindo a formação de equipes qualificadas e capacitadas para enfrentar os desafios do mercado.
Isso gera um impacto positivo na imagem da empresa, atraindo talentos promissores e consolidando essa organização como um local atraente e saudável de se trabalhar.
Como promover alinhamento profissional e organizacional?
A essência desse alinhamento é conseguir extrair o melhor do ser humano. É preciso somar oportunidades de aprendizado e de desenvolvimento. Entender que é possível alcançar objetivos enquanto trabalhamos para que a empresa atinja os objetivos dela também.
É buscar uma situação em que todos ganhem. Onde colaboradores e empresa possam crescer juntos e alcançar sucesso coletivo e individual.
O primeiro passo para esse alinhamento, está no modo como o líder comunica as metas e estratégias da organização a sua equipe. Essa comunicação envolve mais do que apenas dizer o que fazer, envolve aplicar aonde a empresa quer chegar e o motivo pelo qual ela existe.
É dar significado ao trabalho, não apenas no âmbito profissional, mas como uma missão, uma vocação para a vida daqueles que fazem parte desse organismo.
“Qualquer empresa que apoie os objetivos profissionais de seus funcionários e reflita seus valores têm o potencial de ajudá-los a encontrar significado no trabalho” – Marty Rodgers
Dicas para alinhar seus objetivos profissionais e organizacionais:
1 – Conheça os objetivos da organização:
Entenda os objetivos e a missão da empresa, conversando com a liderança, pesquisando como ela é vista no mercado. Observe como o negócio se posiciona, suas ações tanto internas como externas, as responsabilidades assumidas e cumpridas com a sociedade, são algumas das formar de conhecê-la melhor.
2 – Defina seus próprios objetivos profissionais:
Identifique seus objetivos de carreira em curto e longo prazo. Pergunte-se onde você quer estar em alguns anos e quais habilidades e experiências precisa desenvolver para alcançar esses objetivos.
3 – Encontre pontos de convergência:
Identifique os pontos em que seus objetivos profissionais e os da organização se alinham. Busque oportunidades em que você possa contribuir para os objetivos da empresa ao mesmo tempo, em que desenvolve suas habilidades e alcança suas próprias metas de carreira.
4 – Tenha conversas abertas com a liderança:
Compartilhe seus objetivos profissionais com sua liderança e discuta como eles podem se alinhar aos objetivos da organização. Busque orientação sobre como você pode contribuir para o sucesso da empresa enquanto avança em sua carreira.
5 – Identifique oportunidades de crescimento:
Busque oportunidades que permitam desenvolver as habilidades necessárias para alcançar seus objetivos. Isso pode incluir participar de projetos especiais, acesso a treinamentos, mentoria ou colaboração em grupos de trabalho relevantes.
6 – Ajuste seus objetivos periodicamente:
Mantenha-se atualizado com as mudanças na organização e no mercado de trabalho. Reavalie regularmente seus objetivos profissionais e verifique se continuam alinhados aos objetivos da empresa. Faça ajustes quando necessário.
Um bom líder trabalha para ajudar nesse processo.
Ele é um facilitador e apoiador das duas partes envolvidas.
É aquele que deve ouvir atentamente as aspirações e necessidades de seus colaboradores e busca encontrar formas de conectá-las aos objetivos estratégicos da organização.
E para isso ele precisa estar preparado para exercer essa função.
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