Como apresentado no texto anteriormente publicado, construir uma carreira internacional exige a realização de análises e consideração de diversos aspectos que compreendem o processo. Um destes, conforme mencionado, é a definição do país de destino, tópico que será desenvolvido com maior profundidade no texto de hoje.

Inicialmente, considera-se que é fundamental estar aberto a novas possibilidades e a locais que não pertenciam a uma lista inicial, visto que, estes podem ser vantajosos. Por exemplo, a ideia inicial de muitos indivíduos que visualizam a possibilidade de desenvolver-se em um mercado internacional é atuar nos grandes polos e centros reconhecidos, em que a competitividade e busca é superior, uma vez que, abrange o interesse das maiorias.

Isso é reflexo das recomendações encontradas em diversos sites online que descrevem as vantagens de desenvolver uma carreira internacional, os quais, apresentam somente as maiores cidades de respectivos países como opções, considerando apenas ambientes em que a competitividade e procura é menor, e que, consequentemente, apresentam maiores oportunidades de desenvolvimento desafiadoras. Ou seja, a grande questão é: busco por um ambiente competitivo, desenvolvido e conhecido, almejado pela maioria de meus concorrentes, ou, pretendo atuar em um mercado ainda em desenvolvimento e com oportunidades que podem agregar e desafiar meu potencial?

Nota-se que, este quesito deve ser profundamente analisado e observado, no entanto, além deste, consideram-se outros pontos que são fundamentais ao processo. Como, as legislações e normas trabalhistas do país, considerando como estas adéquam-se ao seu desejo e perfil como trabalhador, uma vez que, não é viável optar por um país que sempre foi de seu interesse, mas que, no entanto, compreende normas trabalhistas que não alinham-se aos seus objetivos pessoais e profissionais no mercado de trabalho. Menciona-se este pontos, pois, é fundamental buscar por um país que ofereça condições de trabalho favoráveis ao desenvolvimento de seus empregadores.

Considera-se igualmente a importância de avaliar questões relacionadas diretamente ao país, como sua cultura, clima e adaptabilidade ao cidadão estrangeiro. É pertinente considerar que, o indivíduo deve avaliar a sua adaptação a cultura de um país, uma vez que, não é possível desenvolver uma carreira internacional se a cultura do ambiente em que está inserido, considerando empresa e país, não seja adaptável. Prontamente, é uma pesquisa necessária antes de escolher o destino. Questiona-se qual a cultura da empresa? Como seus funcionários desenvolvem-se neste ambiente? Como é a cultura do país e qual a possibilidade de adaptar-se a este ambiente?

Além disso, como mencionado, é importante considerar a busca pela quantidade de cidadãos internacionais que residem no país, bem como, a reação dos nativos à sua presença, compreendendo se são receptivos, simpáticos e abertos a novos indivíduos e a presença de uma cultura diferenciada em seus espaços. Outrossim, não pode-se deixar de considerar o clima do local, visto que, muitos indivíduos não se adaptam a temperaturas negativas, diferente de outros, que preferem estes ambientes em relação aos mais calorosos. Como exemplo, menciona-se que, caso um indivíduo possua interesse em residir e atuar profissionalmente nos Estados Unidos, este, terá opção de ambientes com temperaturas mais agradáveis, como é o caso de alguns locais da Califórnia, e, a opção de cidades que costumam ser mais frias em determinadas épocas do ano, como é o caso de Nova York.

Vale apresentar também que, diversas notícias demostram o interesse canadense nos cidadãos brasileiros, visto que, empresas do país buscam por profissionais de nosso país para atuar no Canadá. Em publicação realizada neste ano pela revista Exame, visualiza-se que o país busca por grande número de profissionais, de diversas áreas de atuação. Deste modo, pode-se afirmar que, esta é uma possibilidade que pode ser considerada e analisada.

Escolher o país ideal para seguir carreira internacional, pode abranger, além dos quesitos mencionados, outros pontos pessoais e considerados por um indivíduo para atuar no exterior. No entanto, estes pontos iniciais são importantes e podem compreendem uma avaliação inicial, e, auxiliar a possibilidade de vivência de indivíduos em solo internacional.

 

REFERÊNCIA

https://exame.com/carreira/quer-morar-no-canada-especialista-responde-as-5-maiores-duvidas/