Você tem mais de 40 anos e ocupa um cargo de liderança numa boa empresa. Tudo está indo relativamente bem, mas você já percebeu que precisa manter-se atualizado na sua área de gestão, e para isso, é necessário voltar a estudar.

Infelizmente, você acredita que, devido a sua idade, não será capaz de acompanhar a turma ou que o seu cérebro está um pouco enferrujado e não vai dar conta do conteúdo? Se a resposta é sim, precisamos conversar.

 

Estudar na maturidade

É natural agirmos dessa forma, pois nossa sociedade costuma venerar a juventude.

Eu, particularmente, me senti insegura ao entrar no curso de pós-graduação em Comunicação em Mídias Digitais aos 50 anos. Também pensei que não conseguiria lidar com tanta informação. A maioria tinha metade da minha idade, mas finalizei o curso em 2021.

O importante é não se deixar abater pelo preconceito. Estudar é bom em qualquer idade.

Para o escritor e palestrante internacional, Renato Alves, a maturidade de alguém que passou por tantas provas da vida proporciona mais condições de levar os estudos a sério e aprender.

 

Importância do estudo contínuo

Independente do cargo que você ocupa, é imprescindível buscar o conhecimento. Em um mercado de trabalho altamente competitivo, não basta apenas ter o diploma de graduação.

Há um termo em inglês chamado lifelong learning (aprendizado ao longo da vida). Ou seja, nunca é cedo ou tarde demais para aprender algo novo. No mundo corporativo essa ideia é de extrema importância para o profissional que deseja melhorar o seu desempenho.

Leituras, cursos de extensão, cursos de aperfeiçoamento, especializações – tudo é válido para se manter atualizado.

Faça um diagnóstico dos cursos que seriam interessantes para a sua área de atuação e fique atento às habilidades do futuro para poder aperfeiçoa-las.

O lifelong learning é uma forma do profissional se reinventar com disposição e regularidade, aumentando assim suas chances de progredir na carreira.

 

Aprimoramento na área de gestão

Por trás do sucesso de uma empresa está a figura de um excelente líder.  Se a equipe é engajada, isso está relacionado a sua ótima gestão.

O estudo contínuo é obrigatório para quem já exerce ou deseja exercer um cargo de liderança. São inúmeros desafios que o líder vive diariamente: atender às demandas da empresa, comunicar-se de maneira clara e objetiva aos seus subordinados, tomar decisões, incentivar a equipe, entre outros.

Além de participar de palestras, ler livros, workshops e fazer cursos, é bom também investir no networking e trocar experiências com outros líderes.

 

Programa Liderar

Acredito que não há mais dúvidas do quanto vale a pena voltar a estudar, não é mesmo?

Se você entendeu a importância de se manter atualizado, participe agora mesmo do curso Liderar da Ong Avra.

Aprenda conceitos como auto liderança, administração do tempo, feedback, comunicação não violenta, liderança de times remotos, realização de reuniões eficazes, mudança comportamental e organizacional, entre outros.

Nos três primeiros meses de curso, você ainda terá um super bônus: encontros com mentores de carreira, para trocar experiências, compartilhar dúvidas e receber a orientação adequada para o seu momento profissional.

Ficou interessado? Clique aqui para mais informações!

Referências

https://renatoalves.com.br/blog/estudar-depois-dos-40-pode/

https://www.revistahsm.com.br/post/voce-ja-ouviu-falar-em-lifelong-learning-entenda-esse-conceito

https://blog.smartleader.com.br/4-dicas-para-voce-se-preparar-para-cargos-de-lideranca/