“Muito embora as organizações não sejam criadas apenas para ter pessoas, não existem organizações sem a presença delas.”

Essa frase do professor e escritor brasileiro, Idalberto Chiavenato, sintetiza bem a importância das pessoas no sucesso de uma empresa. Afinal, são elas que trazem resultados à companhia.

E para que essa equipe esteja satisfeita e motivada, é fundamental que as organizações ofereçam, além do salário e outros benefícios, um ambiente saudável, em que as emoções positivas sejam incentivadas.

O que são emoções positivas?

São sentimentos que nos trazem sensação de bem-estar e contribuem para saúde física e mental. Exemplos: alegria, empatia, gratidão, humor, afeto, serenidade, esperança, ânimo, amor.

Para compreender o impacto dessas emoções em nossas vidas, vamos recorrer ao estudo da psicóloga Barbara Fredrickson, pesquisadora do Laboratório de Emoções Positivas e Psicofisiologia (PEPLab) da Universidade da Carolina do Norte.

 

Emoções positivas x Emoções Negativas

Fredrickson fez a seguinte experiência: um grupo assistiu a um clipe com cenas que evocavam emoções positivas, e outro assistiu a cenas que remetiam a emoções negativas.

Depois, os participantes realizaram um teste cujo objetivo era verificar sua capacidade de pensar de modo mais amplo.

Resultado: As pessoas que tiveram suas emoções positivas estimuladas demonstraram uma visão ampliada e a habilidade de ver o quadro geral e, com isso, acabaram obtendo resultados melhores.

No aspecto profissional, outro estudo de Fredrickson constatou que as empresas que adotavam mais afirmações positivas do que negativas em suas comunicações, eram as mais prósperas financeiramente.

 

Benefícios das emoções positivas

Trabalhar num ambiente agradável é positivo tanto para o colaborador quanto para a empresa. Os dois lados só ganham. As pessoas têm melhores relacionamentos, sentem-se mais motivadas para trabalhar e isso se reflete no aumento da produtividade.

As emoções positivas aumentam não só a satisfação com o trabalho, mas também, a satisfação com os colegas e com a liderança. Tudo isso se reverte em aumento da retenção e redução do turnover.

Elas também podem reverberar para o relacionamento com os clientes e com a sociedade, estimulando o florescimento da organização.

Como cultivar emoções positivas?

A participação do líder nesse processo é essencial. Sua comunicação serve como um indicador da performance de todo o time. Sendo assim, como o líder pode cultivar suas emoções positivas?

A doutora Barbara Fredrikson explica que o uso do humor e de outras estratégias similares podem não ser suficientes. O que ela recomenda é cultivá-las indiretamente. Como? Encontrando sentido e significado nas situações vividas. 

·         Veja sempre o outro lado

O sentido positivo pode ser encontrado quando percebemos algo de bom em situações difíceis. Por exemplo, em vez de olhar apenas os aspectos negativos, conseguimos ver uma oportunidade de aprendizado.

Essas oportunidades podem dar origem a processos mais efetivos de tomada de decisão e à redescoberta de forças e qualidades valiosas para superar obstáculos.

·         Reconheça um trabalho bem feito

Partilhar uma visão de futuro com os colaboradores e demonstrar apreciação pelo trabalho bem feito também são formas de estimular os funcionários a encontrarem sentido e significado naquilo que eles fazem diariamente.

·         Estimule a positividade

Aumente a frequência das emoções positivas no trabalho. Seja um exemplo para sua equipe. Mantenha um bom relacionamento com todos. Converse, troque ideias, ouça atentamente, ajude quando necessário, oriente.

E por fim, inspire-se na afirmação do CEO da SAS, Jim Goodnight:

“Trate as pessoas como se elas já estivessem fazendo a diferença… e elas farão!”

 

Programa Liderar

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Referências

Material de apoio do curso Liderar da ONG AVRA

https://www.jornalcontabil.com.br/emocoes-positivas-entenda-sua-importancia-na-transformacao-de-equipes-de-trabalho/

https://blog.abler.com.br/por-que-investir-em-um-ambiente-de-trabalho-saudavel/