Você já parou para pensar sobre a quantidade de currículos que um recrutador recebe ou avalia todos os dias? São inúmeros!
Neste cenário surge uma pergunta: como se destacar para aquela almejada posição?
Para te ajudar a ter um currículo de destaque, compartilho 05 dicas importantes:
Dica nº 01: comunicação não é o que você fala, e sim, o que o outro entende
Estamos nos comunicando o tempo todo e, para que tenhamos um currículo campeão, é preciso se atentar a isso. Qual é a mensagem principal que você deseja passar com o currículo? Esta mensagem está clara para que o recrutador compreenda e possa analisar adequadamente, considerando aquilo que você deseja comunicar? Seja conciso, objetivo, e organize as informações para tornar o seu currículo de fácil compreensão para os recrutadores.
Dica nº 02: organize seu CV para contar uma história sobre você
Somos apaixonados por boas histórias. O currículo traz consigo a oportunidade para você contar uma história muito valiosa sobre a sua carreira. Portanto, estruture as informações para contar sobre os desafios superados, cursos e formações realizadas, experiências vividas, agregação de valor nos trabalhos e projetos que executou, e como você ajudou as pessoas e as organizações a se desenvolverem e alcançar os seus objetivos.
Dica nº 03: seja verdadeiro, sempre!
Aqui, inclui o inglês avançado no currículo, por exemplo. Imagine a seguinte situação. Você é chamado para uma entrevista. Para esta posição exige-se proficiência no idioma estrangeiro. O entrevistador inicia o diálogo em inglês e você diz que não está entendendo bem, pois seu inglês é “more or less”. Nunca faça isso. Sempre inclua em seu currículo apenas informações verdadeiras, concretas e evidenciáveis sobre você. Seja verdadeiro, sempre!
Dica nº 04: cuidado com exageros
Quantidade não é sinônimo de destaque. Muitos profissionais acumulam longas descrições sobre suas experiências e formações realizadas em seu currículo. É importante contar uma história sobre sua trajetória de carreira. Contudo tenha cuidado para que esta história não seja longa demais. Já recebi um currículo – acredite se quiser -, com 16 páginas! Valorize sua história e, a descreva de forma objetiva e bem organizada. Tenha cuidado com os exageros!
Dica nº 05: tenha propriedade sobre o seu CV
De nada adianta ter um excelente currículo se você não tiver propriedade sobre ele. Certa vez um candidato me pediu licença para verificar o que estava escrito em seu currículo durante a entrevista. Situações como essa são muito negativas e não traz a segurança que o candidato precisa transmitir. Por isso, se aproprie do seu currículo, compreenda sua história, e fale sobre ele com propriedade e segurança.
Se ainda tem dúvidas sobre a elaboração de um bom currículo, ou em como ter um perfil campeão no LinkedIn e ser assertivo em uma entrevista de emprego, fique ligado que em breve teremos relançamento do Programa Impulso!
Deixar um comentário