Há mais felicidade em dar do que em receber, isso até mesmo a ciência comprova. Segundo estudo divulgado pelo periódico científico Journal of Personality and Social Psychology a recompensa experimentada após ajudar outra pessoa eleva nossos níveis de emoções positivas. Isso se deve a sensação de dever cumprido, que faz com que o hipotálamo produza e libere ocitocina, o chamado hormônio do amor, gerando a doce sensação de bem-estar e felicidade plena.

E não é só isso, quando nos dispomos ao outro, trocamos experiências, desenvolvemos empatia, lapidamos nosso senso de propósito e temos nossa visão de mundo expandida. O fato é que só há vantagens em se fazer o bem. Ser solidário e ajudar o próximo de alguma forma é a melhor maneira de transformar a realidade em que vivemos. As ações sociais são a ferramenta usada por quem quer promover essa mudança e ajudar a sociedade a se tornar mais justa e igualitária.

Quer entender melhor qual a importância das ações sociais e como elas beneficiam ambos os envolvidos? Leia este artigo até o final!

 

A Importância das Ações Sociais em comunidades carentes

O Brasil é considerado um dos cinco países mais desiguais do mundo, segundo a ONU. Essa desigualdade se reflete na qualidade de vida de sua população, onde apenas uma pequena parcela tem acesso à educação de qualidade, saúde, cultura e saneamento básico.

A grande maioria da população ainda fica à mercê de políticas públicas do Estado, que como todos sabem, não é capaz de suprir a grande demanda de maneira satisfatória. Muitas pessoas não têm se quer o mínimo necessário para uma vida digna, e se encontram em situação de extrema pobreza.

Nesse cenário tão triste e sombrio os projetos sociais surgem como uma verdadeira luz no fim do túnel, levando esperança e oportunidades para os mais carentes.

As OSCs (Organizações da Sociedade Civil) são as grandes responsáveis pela realização desses projetos. Essas organizações, mais conhecidas como ONGs ou instituições filantrópicas, desenvolvem ações sociais voltadas para:

  • Oferecimento de educação formal (cursos técnicos e de aperfeiçoamento);
  • Promoção de atividades esportivas e culturais;
  • Assistência médica;
  • Fornecimento de insumos básicos (alimentos e roupas);

Essas ações contribuem para a melhoria na qualidade de vida de milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade. Sobretudo, é promovido o resgate da cidadania e o acesso aos direitos inerentes a todo o ser humano, os quais por muito tempo não passaram de histórias ou nem se quer eram conhecidos por essas pessoas.

Por meio das ações sociais é possível cobrir a enorme lacuna deixada pela desigualdade, aliviar a miséria e promover o desenvolvimento social e econômico em comunidades inteiras. Tendo dito isso, não é exagero dizer que essas ações podem sim mudar o mundo!

 

O impacto na vida de quem contribui

Além de uma atitude nobre e admirável, o ato de ajudar o próximo se revela uma experiência enriquecedora para ambas as partes. Sim! Os benefícios são recíprocos, todos são impactados positivamente nesse processo.

Vejamos alguns dos principais benefícios para a vida de quem contribui com projetos sociais:

Amplia sua visão de mundo

Você tem contato com realidades diferentes da sua, pessoas com pontos de vista diferentes e com outros costumes. Isso te força a sair da sua zona de conforto, o que é muito bom, porque sua visão de mundo é ampliada. De modo que você não se apega mais as velhas certezas e cria novas perspectivas sobre as coisas.

Contribui para o desenvolvimento de sua inteligência emocional

Praticar a empatia é fundamental em qualquer esfera da vida, entender e se colocar no lugar do outro torna você menos egoísta e, por sua vez, também te ajuda a lidar melhor com as próprias emoções. Beneficiando amplamente o desenvolvimento de sua inteligência emocional.

Cria o sentimento de pertencimento

Você se conecta com outras pessoas, que assim como você, compartilham dos mesmos ideais. Isso cria o sentimento de que você pertence àquele lugar comum, a um grupo. Talvez a vida inteira você tenha tentado se encaixar e agora, finalmente pode sentir que faz parte de algo.

Permite pôr em prática seus conhecimentos e adquirir novos

Fazer parte de algum projeto social é uma excelente forma de pôr em prática tudo o que você aprendeu, seja na faculdade ou na escola da vida. Essa é a oportunidade perfeita de explorar e aperfeiçoar seus talentos. A troca de experiências é constante e permite que você também obtenha novos conhecimentos.

Cria conexões verdadeiras e faz novas amizades

A convivência e a troca de experiências com um grupo de pessoas certamente nos permite criar conexões verdadeiras com elas, é assim com nossos familiares e amigos. Com projetos sociais você também pode criar essas conexões e fazer amigos de verdade, daqueles para a vida toda.

Melhora seu humor

Nada melhor do que a sensação de dever cumprido para aliviar o estresse e fazer de você uma pessoa mais feliz. Especialistas dizem que praticar algum ato de bondade melhora e muito o nosso humor, nos tornando pessoas mais positivas e otimistas.

Faz bem para a saúde

Fazer o bem faz bem, principalmente, para a nossa saúde, de acordo com o site O Cirurgião Vascular, entre os benefícios temos: a diminuição da pressão arterial, melhora da autoestima, diminuição da depressão e dos níveis de estresse, prolongamento da vida, sensação de felicidade e satisfação.

 

As vantagens não se restringem apenas as pessoas físicas, as instituições privadas também são muito favorecidas por suas ações de solidariedade. Entre os benefícios para as empresas estão:

Isenção fiscal

A nossa legislação possui várias leis de incentivo fiscal para instituições que contribuem com projetos sociais. Assim, ao invés de pagar vários tributos ao Governo, essas empresas têm o número de impostos reduzido. Dependendo da proporção do lucro da organização, a redução dos impostos pode chegar a 34% para empresas comerciais e até 39% para instituições financeiras.

Atração de bons parceiros

Uma das coisas mais difíceis para as empresas hoje em dia é conseguir fazer boas parcerias. Aqui, mais uma vez, a solidariedade pode fazer toda a diferença! Ao se posicionar e demonstrar seus ideais a empresa acaba atraindo parceiros que compartilham de valores, visão e missão parecidos com os dela, o que é fundamental para que haja um bom relacionamento entre as partes.

Boa Visibilidade

Ao apoiar um projeto a empresa demonstra ter valores e princípios éticos, o que é visto como algo extremamente positivo pelo seu público alvo e demais stakeholders, a imagem da organização passa a ser de empresa amiga. Mais do que isso, apoiar algum projeto social é uma maneira de retribuir o que a sociedade fez e faz pela organização.

 

Formas de ajudar

Transformar o mundo a sua volta pode ser mais simples do que você imagina. Através de pequenas atitudes é possível impactar positivamente a vida de alguém. Vejamos como você pode fazer a sua parte:

Realizando doações

O modo mais comum de ajudar ainda é através de doações, sejam elas de dinheiro, alimentos, roupas, medicamentos, enfim, há uma quantidade imensa de coisas que podem ser doadas, inclusive coisas que para você podem não ter mais utilidade, mas que para outras pessoas podem ser muito necessárias.

Sendo um voluntário

Engana-se quem pensa que só da doação de bens materiais vivem as ações sociais, o calor humano é indispensável para tornar essas ações possíveis. Por isso, outra forma de ajudar o próximo é doando seu tempo, energia e ideias, ou seja, sendo um voluntário. Essa, aliás, é uma excelente forma de você desenvolver suas habilidades e encontrar um propósito no que faz. Quem realiza trabalho voluntário é sempre muito bem visto nos processos seletivos empresariais.

Adquirindo produtos

Normalmente as ONGs e instituições que realizam ações sociais comercializam alguns produtos para financiar os custos dos projetos. A variedade de produtos sendo ofertada é enorme, são oferecidos até mesmo cursos de aperfeiçoamento. Adquirir algum desses produtos também é uma ótima forma de contribuir.

Divulgando a causa

As redes sociais são uma ferramenta poderosíssima que não só podem, como devem, serem usadas para fazer o bem. Ao divulgar os trabalhos que são realizados por essas instituições você também está colaborando para a continuação dos projetos.

 

O trabalho da ONG Avra

“Uma vara para pescar, alguém para ensinar e algo a ser pescado” esse é o lema da Avra. O nome da ONG na verdade é o trocadilho da palavra vara, recurso para pesca, simbolizando a profissão e o sustento.

Fundada em 2016, pela empresária e filantropa Laurie Ellen Vidoi, a Avra funciona por meio do trabalho de voluntários. A instituição atua no setor da educação, oferecendo cursos de alto desempenho a preços baixos, para um público que deseja se desenvolver profissionalmente para ingressar ou se recolocar no mercado de trabalho.

Todo o valor obtido com os cursos é revertido para causas sociais. São realizadas também campanhas de arrecadação de donativos para os projetos criados ou apoiados pela instituição.

Com essas iniciativas a Avra conecta o desenvolvimento profissional à causas sociais, de modo que todos os envolvidos nesse processo tenham a possibilidade de conquistarem seus objetivos de maneira autônoma.

 

Neste artigo, falamos sobre a importância de fazer o bem e ser solidário, foram abordados os seguintes tópicos: a importância de ações sociais nas comunidades carentes, o impacto na vida de quem contribui, as formas de contribuição e o trabalho realizado pela ONG Avra.

Após o tema aqui explorado fica a pergunta:

O que você tem feito pelo próximo? Como você tem contribuído para tornar a sociedade mais justa e igualitária? O que você tem feito para fazer do mundo um lugar melhor?

Se você acha que não tem feito o suficiente e deseja fazer mais por quem precisa, você pode começar contribuindo com o projeto social Família do Bem, de Santo André-São Paulo.

O projeto desenvolve ações sociais em comunidades carentes no ABC Paulista e também em Jericó-Paraíba, com distribuição de cestas de alimentos, roupas e calçados para famílias que vivem em situação de extrema pobreza. E claro, além de levar amor, carinho e dignidade para essas pessoas, que de certa forma são esquecidas pela nossa sociedade.

Formas de Contribuir com o Projeto

  • Pix: CNPJ – 26881214000108

 

  • Depósito ou transferência bancária:

Conta: AVRA Associação

Banco: Bradesco

CNPJ: 26.881.214/0001-08

Agência: 0287

Conta Corrente: 0004995-6

 

 

Referências:

https://fia.com.br/blog/projetos-sociais/

https://www.uol.com.br/vivabem/stories/ajudar-faz-bem-veja-7-beneficios-da-solidariedade-e-por-onde-comecar/

https://afelicidade.org/dez-chaves-para-uma-vida-feliz/faca-algo-para-os-outros/

https://institutobhfuturo.com.br/qual-a-importancia-de-um-projeto-social-para-uma-comunidade/#:~:text=Oferecendo%20oportunidades%20para%20as%20pessoas,crescimento%20pessoal%2C%20preservando%20e%20garantindo

https://www.amaisterceirosetor.com.br/post/por-que-%C3%A9-importante-ajudar-os-outros#:~:text=Estudos%20cient%C3%ADficos%20mostram%20que%20ajudar,nossos%20problemas%20tamb%C3%A9m%20%5B2%5D.