Você se considera uma pessoa criativa?
Pode ser que sua resposta não seja positiva, e isso, deve-se ao fato de que você foi “instruído” a pensar dessa maneira: dentro da caixa!
Os padrões estabelecidos em nossa sociedade limitam nossas concepções e capacidades, por isso, muitas pessoas acreditam que a criatividade é algo nato, algo que nos pertence ou não desde o nascimento.
Entretanto, longe de ser um dom, a criatividade é uma competência. Podendo ser desenvolvida e aperfeiçoada por mim, por você ou qualquer outra pessoa.
Isso mesmo! Todos possuímos potencial criativo, o que falta, muitas vezes, é explorá-lo.
E quais as vantagens em se fazer isso?
Ora, pensar fora da caixa pode trazer inúmeros ganhos, principalmente no que tange ao aspecto profissional.
Em tempos de tecnologia avançada e grande competitividade, as corporações procuram formas de se destacar nesse cenário, por isso, valorizam cada vez mais os profissionais criativos, capazes de quebrar padrões e inovar.
Quer se tornar esse profissional cobiçado pelo mercado?
Então, fique aqui! Neste artigo você verá: O que é ser criativo, qual a importância e os benefícios que a criatividade pode proporciona a sua carreira, bem como aprenderá a explorá-la.
Vamos lá! É hora de começar a desenvolver seu potencial criativo!
O que é ser criativo?
Há inúmeras formas de se definir criatividade, capacidade de criar, inventividade, originalidade, entre outras. Tão difícil quanto definir um único conceito é estabelecer um único perfil criativo.
De acordo com o pesquisador Jeff Degraf há 05 tipos de criatividade:
- Mimética: é o tipo mais básico de criatividade, pois remete a criar a partir de algo que já existe.
- Analógica: é aquela em que o indivíduo recorre a um conjunto de analogias, ou seja, ao conhecimento pré-existente sobre algo.
- Bissociativa: envolve combinar ideias diferentes para ter uma solução eficaz.
- Narrativa: basicamente refere-se á capacidade do indivíduo de criar histórias.
- Intuitiva: é o tipo criativo por essência, tendo em vista que envolve criar sem se basear em imagens e conhecimento pré-existente.
A partir desta analogia, percebemos que a criatividade é algo bastante amplo. Deste modo, não se pode estabelecer um padrão, visto que o potencial criativo de uma pessoa pode se expressar de diferentes formas.
Geralmente, quando crianças a tendência é que sejamos mais criativos, isso porque não nos apegamos a regras e deixamos o pensamento livre para conceber ideias. Quando adultos, isso não acontece com tanta facilidade, o que não significa que o potencial criativo diminui com o tempo.
O que falta é exercitar livremente o pensamento criativo. São tantas coisas a se fazer e regras para seguir que nos vemos presos em uma caixa de ideias pré-estabelecidas e esquecemos de usar o mais poderoso recurso que temos para criar: a imaginação.
Se prestarmos atenção no perfil de personalidades consideradas criativas, como Einstein e Picasso, identificamos que a imaginação foi o meio usado por elas para dar início às suas grandes criações.
Assim como o uso frequente do imaginário, podemos citar outras características que estão presentes em pessoas consideradas de perfil criativo, sendo elas:
-
Não ter medo de falar
Pessoas criativas geralmente não desconsideram nenhuma ideia, por mais estranha que possa parecer, eles veem possibilidades em tudo. Por isso, as comunicam sem medo do julgamento de certo ou errado, e na grande maioria das vezes conseguem resolver o problema.
-
Maior flexibilidade
Não se apegam a regras e nem limitam sua imaginação. Se adaptam com mais facilidade a mudanças e conseguem bons resultados.
-
Mais originalidade
Ao pensar fora da caixa têm-se ideias novas e bem diferentes das que já existem. Logo, imprimisse personalidade a essas concepções.
-
Redefinem-se
Pessoas criativas vivem mudando de opinião, procurando novas respostas para velhos questionamentos. Livres de preconceitos reinventam-se constantemente.
Identificadas às características, podemos concluir que ser criativo é combinar diversos fatores (inteligência emocional, conhecimento, intuição, lógica, entre outros) para criar novas perspectivas sobre algo que já se conhece.
Trata-se de fugir da visão unilateral e apostar no multilateral, descobrindo diferentes formas de se fazer a mesma coisa.
Não é preciso criar algo do absoluto zero, ser criativo é, sobretudo, saber trabalhar com o que se tem para estabelecer o novo e repaginar o que já se encontra ultrapassado.
Dito isso, vamos entender melhor qual a importância da criatividade para a sua vida profissional.
Qual a importância da criatividade para a minha vida profissional?
Segundo estudos do World Economic Forum (Fórum Econômico Mundial), há algumas soft skills (habilidades comportamentais adquiridas) que estarão em alta no mercado pelos próximos cinco anos, sendo uma delas a criatividade.
Mas, por que listar essa habilidade?
Se há uma coisa que encontramos em qualquer área profissional são problemas. Não tem como evitar, os desafios sempre surgem e não há modo mais eficaz de lidar com eles se não for apostando na criatividade.
Somente uma mente desruptiva, que pensa fora da caixa, é capaz de ir além do óbvio, enxergar o que ninguém mais consegue ver e identificar soluções diferentes e eficazes para superar desafios.
Mas não é só isso, usando da criatividade também percebemos oportunidades para reinventar o que já se conhece e, portanto, inovar.
Não que ambos sejam as mesmas coisas, pois criatividade é criar, dá viés ao novo e inovação é melhorar o que já existe. No entanto, os dois conceitos são muito próximos e podemos dizer que a criatividade dá origem a inovação.
Vejamos um exemplo: antes dos smartphones surgirem, as pessoas tinham que fazer uso de aparelhos diferentes para realizar funções também diferentes. A BlakeBerry foi a pioneira, no inicio dos anos 2000, ao criar um único aparelho celular, que além de fazer ligações também possuía agenda eletrônica, possibilitava o envio e recebimento de mensagens, entre outras funções.
Percebendo que as pessoas queriam mais do que apenas se comunicar por meio de ligações ou mensagens de texto, a Apple criou o IPhone em 2007, que além de possuir as funções já conhecidas anteriormente, também possibilitava o acesso à internet e redes sociais, possuía câmera fotográfica e reprodutor de música.
A partir de então, a demanda por cada vez mais funções e inovações foi crescente.
Steve Jobs disse uma vez: “A criatividade é a arte de conectar ideias”, e as organizações estão cientes que profissionais que desenvolvem essa preciosa habilidade são capazes de promover verdadeiras revoluções em suas áreas de atuação, como visto nos exemplos acima.
Logo, o profissional que explora seu potencial criativo se torna altamente valorizado. Inclusive, esta é considerada uma das sete habilidades mais procuradas por recrutadores, segundo matéria da revista Forbes de 2020.
Como se nota, a criatividade é um recurso de fundamental importância em qualquer área, desse modo, seja qual for sua profissão, ser criativo pode fazer você se destacar e elevar sua carreira a outro nível.
Quer conhecer os principais benefícios de ser um profissional criativo? Então, acompanhe o próximo tópico!
Quais os principais benefícios de ser um profissional criativo?
O uso da criatividade pode proporcionar muitos benefícios a sua carreira, vejamos aqui os principais:
-
Promove destaque em qualquer área que atuar
Como visto anteriormente, existem problemas a serem resolvidos de forma criativa em qualquer área profissional, assim como, também há oportunidades a serem percebidas para promover a inovação. Somente quem pensa fora da caixa está apto a encontrar soluções diferentes e eficazes, além de identificar tais oportunidades e propor o novo. Ser um profissional criativo pode lhe abrir importantes portas e, principalmente, promover destaque a sua carreira.
-
Conecta você com quem você é de verdade
Para criar é necessário combinar seu conhecimento à sua intuição, ou seja, a razão à emoção. Procurar respostas criativas proporciona uma conexão com seu eu interior. Ou melhor, permite libertar aquela criança que existe dentro de cada um de nós.
Desse modo, todo o seu potencial criativo vem á tona, além de se obter autoconhecimento e exercitar inteligência emocional.
-
Traz novos aprendizados
A curiosidade típica do modo criativo de ser, nos leva a questionar constantemente. Passamos a observar com mais atenção o que está a nossa volta e a procurar ir além para obter novas respostas. Assim, toda vez que ousamos ser criativos, adquirimos novos conhecimentos. É como se estivéssemos em uma escola, aprendendo um pouquinho a cada dia.
-
Melhora seus relacionamentos interpessoais
Com a mente aberta você passa a ouvir mais as pessoas ao seu redor, seja no ambiente de trabalho ou em seu próprio lar, não há preconceitos, então, você se dispõem a entendê-las.
-
Fortalece sua autoconfiança
A pessoa que está em constante contato com processos criativos enfrenta muitos medos e desafios para criar. A cada etapa concluída o medo diminui e os desafios vencidos acabam fortalecendo sua autoconfiança.
Nesse momento, não importa mais o que os outros pensam, quem usa da criatividade não reprime suas ideias, simplesmente não se preocupa com o julgamento alheio porque sabe que o que verdadeiramente importa é conseguir resultados efetivos com elas.
-
Torna seu dia a dia mais divertido
Cá entre nós, a vida adulta pode ser muito estressante e chata em alguns aspectos, principalmente, quando nos vemos presos a uma rotina. Entretanto, não precisa ser assim. Usando da criatividade, você pode tornar seu dia a dia mais divertido.
Como? Para criar você precisa estabelecer uma atmosfera agradável, logo, busca abrir sua mente para ter contato com coisas novas – como culturas diferentes -, procura não fazer sempre a mesma coisa, do mesmo jeito, você tenta se reinventar constantemente e tornar tudo a sua volta mais prazeroso e favorável para a criação.
Assim, a criatividade ajuda a quebrar a rotina, trazendo mais cor e alegria para o seu dia.
Após verificar os benefícios, creio que você deseja saber como fazer para se tornar uma pessoa mais criativa, não é mesmo? Então, acompanhe as dicas a seguir!
Como me tornar uma pessoa mais criativa?
Agora é o momento de descobrir como fazer para pensar fora da caixa e trazer á tona toda a criatividade que está aí dentro de você. Papel e caneta a mão, Vamos as dicas!
-
Leia de tudo
Buscar conhecimento é fundamental, mas não se restrinja apenas ao universo da sua área de atuação, para pensar fora da caixa você precisa ir além do que está a sua volta. Por isso, leia de tudo um pouco.
Pode não se tratar de um conteúdo científico ou informativo, pode ser um best-seller bem popular sobre romance, aventura ou o que preferir. Também pode não ser necessariamente um livro, mas um blog post, uma coluna de jornal, ou até mesmo revistas, o importante é ler sempre.
Como diria Carlos Drummond de Andrade: “A leitura é uma fonte inesgotável de prazer…”.
-
Cultive Hobbies
Um hobby é uma atividade de lazer, distração, um passatempo. Normalmente, na infância cultivamos vários, como jogar bola, desenhar, entre outros.
Ter um ou vários hobbies pode lhe ajudar a tornar sua mente mais criativa. Tudo porque essa atividade diminui o estresse e gera prazer espontâneo.
Os hobbies têm um importante papel em nossas vidas, inclusive muitos deles tornam-se nossas profissões ou nos ajudam a desenvolver projetos de sucesso.
Veja só o caso de Walt Disney, quando era criança ele tinha o hobby de colecionar miniaturas e ficava horas e horas montando espécies de cenários com elas. Esse hobby o inspirou a construir seu grande projeto a Disneyland.
-
Dê uma chance a suas ideias
Por mais estranha e mirabolante que possa parecer, não descarte nenhuma ideia. Grandes invenções ou projetos nasceram a partir de ideias que pareciam absurdas, como por exemplo, o caso do para-raio que foi inventado após Benjamim Franklin ter a estranha ideia de tentar empinar uma pipa de papel com haste metálica para saber se um raio poderia ser conduzido por ela. Imagine só que ideia mais absurda de se ter!
Ou o caso de James Cameron, que no fim dos anos noventa teve a ideia de produzir um filme com efeitos de computação altamente avançados, mas que a tecnologia da época ainda não permitia. Porém, ele não descartou essa ideia e o resultado você já conhece, o grande sucesso Avatar.
Qualquer ideia pode ser um meio de criar ou inovar, por isso, dê uma chance a ela, pense sempre: por que não?
-
Tenha sempre um caderno em mãos
Sabe quando você está em um momento aleatório e vem uma ideia a sua mente, sem que você entenda o porquê, mas que parece muito boa?
Você pode estar no meio do trânsito, correndo na rua ou escovando os dentes. Essa ideia surgiu por acaso e com a mesma facilidade que ela veio ela também pode ir, você não quer que isso aconteça, mas não tem como impedir a não ser que você arrume um jeito de fixá-la em algo.
E a forma mais comum de se fazer isso é anotando, já que a memória pode falhar. Então, tenha sempre por perto um caderno ou bloco de anotações. Você também pode usar uma agenda eletrônica, é claro, mas depender de meios tecnológicos pode não ser a melhor escolha, já que eles podem apresentar falhas e atrasar a execução dessa atividade.
-
Procure fazer suas tarefas de um jeito diferente
Fazer a mesma coisa sempre do mesmo modo pode limitar sua capacidade criativa. Por isso, procure formas de fazer diferente aquilo que você faz todos os dias.
Por exemplo, se você é destro tente escovar os dentes com a mão esquerda, nem que seja só por alguns segundos. Ou então, se você faz sempre o mesmo caminho para o trabalho que tal pegar um atalho ou seguir outra rota?
Pequenas atividades diferentes como estas, irão ajudar você a ter mais liberdade criativa.
-
Mude o cenário
Esta dica está fortemente ligada à dica anterior. Se você quer se tornar uma pessoa mais criativa é melhor fazer algo diferente todos os dias. Ao invés de ficar no quarto escrevendo, que tal fazer isso no parque? Ou mudar a escrivaninha de lado para admirar a paisagem da janela.
Mudar o cenário pode lhe proporcionar ter novas ideias. Afinal, ninguém pensa diferente respirando o mesmo ambiente sempre. Por menor que seja a mudança é sempre bem-vinda.
-
Tenha contato com a natureza
Não há nada mais inspirador do que observar a natureza, a vida na cidade pode não nos proporcionar esse tipo de experiência frequentemente, mas, ainda assim, há sempre formas de estabelecer esse tipo de contato.
É claro que pessoalmente é muito melhor, mas você também pode contemplar a natureza através da tela do seu celular observando vídeos e fotos de arvores, pássaros e tudo o que de mais maravilhoso ela nos oferece.
Ir á praia, correr no parque ou simplesmente tomar um banho de chuva irá com certeza despertar seu eu criativo.
-
Faça pequenas pausas
As ideias podem não vir com tanta facilidade e nessas horas não adianta forçar, não é assim que o processo criativo acontece. Lembre que você deve ter o pensamento livre para ter boas ideias.
Então, tente evitar o estresse fazendo pequenas pausas com frequência. Se você possui Hobbies esportivos como correr ou nadar, aproveite para fazer isso durante essa pausa. Ou se você não é do tipo esportivo você pode simplesmente tirar um cochilo.
Qualquer atividade relaxante e prazerosa é uma forma de recarregar as energias e aumentar sua capacidade inventiva.
-
Seja organizado
Perder tempo procurando algo ou ter que correr para concluir tarefas não parece beneficiar seu potencial criativo, parece?
Pessoas criativas não perdem tempo, elas ganham tempo aproveitando cada instante para serem produtivas. Já que a pressa é inimiga da perfeição, as chances de erro são muito maiores quando fazemos algo de maneira corrida.
A organização não só evita tais problemas como também facilita o processo criativo.
-
Se proponha a ser criativo
Nada mais criativo do que fazer uma atividade criativa, pode soar redundante, mas não é.
Busque formas de praticar sua criatividade todos os dias, seja escrevendo, pintando, dançando, enfim, faça algo que explore essa habilidade que você, assim como qualquer pessoa, tem.
Se proponha a fazer algo criativo e você com certeza se tornará mais criativo também.
*Dica extra:
Procure seguir as pessoas que você considera criativas nas redes sociais para aprender com elas a despertar seu potencial criativo. Fique atento e tente fazer o mesmo que elas fazem. Não se trata de imitar, mas de se inspirar em quem a gente admira para melhorar nosso desempenho criativo.
Dadas às dicas, agora é só você por em prática cada uma delas para começar a pensar fora da caixa.
O presente artigo trouxe a você várias concepções a respeito da criatividade, a intenção aqui foi fazer você entender a importância de explorar esse potencial para obter bons resultados em sua vida profissional, e porque não dizer na vida pessoal também.
Já que falamos de vida profissional, Quer saber como impulsionar sua carreira?
Nada melhor do que receber orientações de um especialista no assunto, não é mesmo?
Na ONG AVRA você encontra um Programa de Mentoria na medida certa para o seu sucesso.
Se interessou? Então já vai clicando abaixo!
Programa de Mentoria
Referências:
https://zenklub.com.br/blog/trabalho/criatividade/
https://neilpatel.com/br/blog/criatividade-o-que-e/?lang_geo=br
https://www.crehana.com/br/blog/brasil/o-que-e-pensamento-criativo-ouse-pensar-fora-da-caixa/
https://escolaconquer.com.br/blog/criatividade-por-que-todo-profissional-precisa-dela/
Deixar um comentário