Como a educação muda o mundo?
- A educação tem o poder de transformar as pessoas e o mundo
- É responsável pela formação de um pensamento crítico e investigativo de cada indivíduo
- Auxilia na formação pessoal e humanista dos futuros cidadãos do país
- O papel da educação é atuar na formação e desenvolvimento do indivíduo
- A educação atua no desenvolvimento econômico, social e cultural de um país
Aprender a ler, a escrever, alfabetizar–se é aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto.
Qual é a função social da escola?
- Preparar cidadãos para realizar projetos de vida
- Transmitir conhecimentos para que o homem atual entenda as razões das coisas que ele venha a transformar, inclusive o saber da sua existência
- Desenvolver as potencialidades físicas, cognitivas e afetivas do indivíduo, capacitando-o a tornar um cidadão, participativo na sociedade em que vivem
Por que devemos estudar?
Estudar com intenção serve para ter um papel na sociedade, trabalhar para ter seu sustento, para realizar seus sonhos e colaborar com os menos favorecidos.
O estudo sem propósito é perda de tempo. Estudar por estudar é típico de alguém que ainda não encontrou seu propósito na vida e por isso continua fazendo as coisas por fazer.
O ato de estudar — participar de uma classe para adquirir informações sobre as disciplinas definidas pelo governo através do Ministério da Educação — está longe de ser o suficiente para preparar alguém para adquirir relevância na sociedade, até porque a definição do currículo escolar foi feita há quase um século.
Há um ditado popular bastante conhecido que diz que “o trabalho dignifica o homem”. Trabalhar dignifica o homem porque é através da sua ocupação que ele mostra o seu valor no meio em que vive.
Por que o modelo de educação não inova?
Já passou da hora de mudar o modelo de escola compulsória, onde copiamos do resto do mundo ocidental.
A escola vigente, a qual estamos acostumados foi criado no início da Era Industrial e sua função era preparar a mão-de-obra do campo para as indústrias.
Era um modelo de organização espelho do modelo organizacional das fábricas: os sinais tocando entre as aulas, indicando que uma acabou e que outra deve começar; os sinais anunciando o início e o fim do intervalo; as filas e a ênfase na obediência e submissão; o ambiente maçante; as fileiras de jovens sentados passivamente em suas carteiras escolares obedecendo a seus professores; os professores obedecendo aos supervisores e ao diretor etc.
O problema é que já deixamos a Era Industrial há muito tempo e estamos entrando na Era da Imaginação mas o modelo escolar continuou estagnado na era das fábricas.
O mundo mudou, as necessidades mudaram, as ferramentas são outras e a quantidade de informação a que as novas gerações são expostas é muito maior.
Em um mundo onde as informações estão acessíveis a todos à distância de apenas um clique, aquela escola que tem o papel de transferência de conteúdo se torna a cada dia mais insignificante.
O modelo educacional que conhecemos está falindo e definhando a cada ano. O emprego tradicional como conhecemos perde valor a cada dia assim como outras formas de produção ganham mais espaço no mundo. Marketing digital, produção de contedo na internet, youtubers, micro-franquias, vendas diretas e vários outros modelos têm crescido ao redor do mundo e já possuem milhões de pessoas dedicando-se a eles.
Quem faz a diferença na educação brasileira?
Se o Brasil não consegue mudar a educação do país, existem alguns projetos sociais e empresas de tecnologia como startups, EdTechs que estão em constante desenvolvimento em busca de soluções para redefinir o acesso à educação e conectar quem quer aprender a quem é especialista em ensinar.
Quais os benefícios de uma educação de qualidade?
- Combate à pobreza
Estudar transforma vidas e gerações.
- Faz a economia crescer
Os países que priorizam o ensino de qualidade registram um crescimento econômico acima da média.
- Diminui a violência
A educação contribui para uma sociedade menos violenta e ajuda a superar a intolerância. A educação é fundamental para vencer a batalha contra a ignorância e da desconfiança que estão na base do conflito humano.
- Garante o acesso a outros direitos
O acesso à educação permite que os indivíduos tenham consciência e conhecimento de que são sujeitos de direitos garantidos por lei e podem exigir mais a implementação de políticas públicas (saúde, trabalho, assistência social, etc.) em favor da sua e das gerações futuras.
- Ajuda a proteger o meio ambiente
Educa as pessoas para decisões sustentáveis que satisfazem as necessidades presentes sem prejudicar as gerações futuras. Cidadãos mais conscientes diminuem os impactos de nossas atividades sobre os recursos naturais, pois entendem que a natureza é de todos.
- Aumenta o nível de satisfação
As pessoas que tiveram chance de estudar se dizem mais satisfeitas do que aqueles que nào estudaram.diz o estudo da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico .
- Fortalece a democracia e a cidadania
Cidadãos mais críticos e conscientes de seus direitos colaboram mais para que a sociedade cumpra seus deveres cívicos.
- Nos torna cidadãos globais
A educação é primordial para o crescimento do povo como um todo. Potencializar conhecimentos, habilidades e motivações para investigar o mundo, reconhecer diferentes perspectivas, comunicar ideias e se tornar agente de mudanças na sociedade.
…
Curiosidade.
Uma Revista inglesa critica a educação brasileira
Na reportagem da revista The Economist (2009) critica a educação no Brasil. O título da reportagem dizia, “Ainda há muito a aprender”, o País deve aumentar o ritmo de melhora de suas escolas. A reportagem compara o Brasil com a Coreia do Sul, cuja renda per capita quadruplicou graças a investimentos na educação.
Deixar um comentário