A pandemia não tem sido algo fácil de se lidar. No campo profissional, altas taxas de desemprego têm sido registradas (leia mais clicando aqui), afetando diretamente a vida de milhares de brasileiros que perderam seu único sustento. Pensando nisso, hoje apresentamos algumas perspectivas sobre as oportunidades no mercado de trabalho pós pandemia.
As novas oportunidades advindas do Home Office
Se tem uma coisa que as empresas aprenderam nesse período é que o trabalho em casa, apesar da crença popular contrária, pode sim ser mais produtivo. Uma vez vencidas as distrações presentes no ambiente doméstico, o colaborador tem a possibilidade de aproveitar mais do tempo que seria utilizado para deslocamento e preparação do local de trabalho. Aliado a um programa eficiente de metas semanais, esse modelo de trabalho pode, de fato, trazer ótimos frutos. Não é atoa que, de acordo com uma pesquisa do site Vagas.com, 70% dos colaboradores sentem o desejo de adotar o sistema de Home Office no mínimo 3 vezes por semana após a pandemia.
A pandemia e a ampliação dos meios de recrutamento
Ainda no âmbito online, uma tendência tem se consolidado: o número de empresas que têm buscado novos colaboradores por meio das plataformas digitais. Até pouco tempo, essa modalidade de recrutamento era bastante limitada a ambientes propriamente profissionais, como o Linkedin. No entanto, a pandemia trouxe uma ampliação desse quadro, no qual, praticamente todas as redes sociais e demais meios de comunicação digitais passaram a ser utilizados como formas de recrutamento.
Áreas com tendência de crescimento após a pandemia
Como afirma Luciana Calegari, especialista em recrutamento, algumas profissões mantiveram desenvolvimento positivo durante a pandemia ,como é o caso dos profissionais que atuam na área de Marketing digital, aplicativos de corrida e de entrega de alimentos. Isso demonstra que, apesar de existirem outras áreas consideradas fundamentais, os exemplos acima se mostraram ainda mais essenciais, o que resulta em uma tendência de continuidade e até aumento da demanda após a pandemia.
A importância do trabalho freelancer na retomada pós covid
O profissional freelancer, aquele que trabalha sob demandas avulsas de um ou mais recrutadores, sempre esteve presente e se consolidou como uma figura necessária no mercado de trabalho. Nesse sentido, com a atual dificuldade enfrentada, é provável que as empresas passem a adotar, em um futuro próximo, cada vez mais esse tipo de serviço. Assim, uma ótima alternativa é realizar o cadastro em sites que promovem o contato entre os freelancers e contratantes. Atualmente existem diversas plataformas que promovem esse tipo de serviço.
Se qualifique para o pós pandemia com o programa impulso da AVRA
Após todos os apontamentos acima, certamente você percebeu uma série de dicas sobre o mercado de trabalho pós pandemia. Pensando nessas oportunidades, a ONG AVRA criou o programa impulso, iniciativa voltada tanto para orientar quem está iniciando no mercado de trabalho como quem está em busca de recolocação profissional, saiba mais clicando aqui. Aproveite também para conhecer o LinkedIn e Instagram da ONG.
Deixar um comentário