Após anos estudando e se dedicando a uma determinada área, finalmente você se forma e está pronto para encarar o mercado de trabalho. Há muita coisa para pôr em prática, muita experiência a se adquirir. Nesse momento, muitos tentam entender quais são os anseios daqueles que estão na posição de contratante. Pensando nisso, no texto de hoje, traremos dicas fundamentais para se dar bem em qualquer entrevista e conseguir o tão sonhado primeiro emprego.
O começo de tudo: criando um currículo de qualidade
Podemos afirmar que o currículo é o cartão de visitas de qualquer candidato. Mesmo que você possua uma série de competências e qualificações, se mal apresentadas, não cativam e interessam os contratantes.
Quantidade não é qualidade
Apesar de bastante conhecida, a expressão acima nem sempre é observada. De nada vale encher um currículo com dezenas de experiências irrelevantes para aquela determinada vaga. Não podemos esquecer que o entrevistador provavelmente terá diversos outros currículos para avaliar, objetividade é tudo.
Invista na criatividade
No ramo do Direito, atualmente, estamos vivenciando uma forte tendências às práticas de visual law, essas consistem em tornar um contrato, normalmente massante e cansativo para leitura, em um documento rico em cores harmoniosas, ícones e elementos dinâmicos e digitais como QR codes. A questão é: porque não trazer elementos semelhantes para o seu currículo? Sair do tradicional curriculum vitae é uma ótima forma de chamar a atenção dos recrutadores. Uma ótima ferramenta para realizar tal tarefa é o Canvas, plataforma online e gratuita para a elaboração de currículos, banners e diversos outros documentos com elementos visuais chamativos.
Nada de “exageros criativos”
Mentir nunca é uma boa opção em um currículo. De nada vale afirmar que possui determinadas competências apenas para conseguir ir bem em uma entrevista de emprego, pois isso não irá ocorrer.
O currículo é importante, mas a entrevista pode mudar o jogo
Após construir um currículo de sucesso, é fundamental se portar corretamente quando estiver frente a frente com o recrutador, por isso, separamos mais algumas dicas.
Se vista de acordo com a vaga
Cada entrevista tem suas peculiaridades. Algumas empresas são conhecidas por fortes elementos formais, por outro lado, algumas outras se consolidam com um estilo despojado e mais casual. Pesquisar sobre a empresa é uma tarefa fundamental.
Nada de respostas clichês
Se intitular como uma pessoa perfeccionista ou muito focada no trabalho definitivamente não é uma boa ideia. O entrevistador busca verdade, e afirmações como essas costumam passar a sensação que o entrevistado está fingindo ser alguém que não é, o que é de fato uma realidade.
O poder de contatar a empresa após a entrevista
Seja uma mensagem por e-mail, aplicativo ou até mesmo ligação, agradecer a entrevista pode ranquear o candidato em local de destaque em relação aos demais.
Nos acompanhe para mais dicas
Agora que você ficou por dentro das dicas essenciais para ir bem nas entrevistas e conseguir a tão sonhada inserção no mercado de trabalho, não deixe de nos acompanhar para mais conteúdos. Estamos presentes no LinkedIn, Facebook e Instagram.
Deixar um comentário