Quem, em algum momento da vida, nunca ouviu um “respeite os mais velhos, porque eles têm sabedoria de vida”? Esta frase possui ainda mais mérito para aqueles que tiveram o privilégio de conviver com seus avós. Os avós são fontes de conhecimento, seja para conselhos sobre a vida ou até para entender um evento histórico. Além disso, também são através dos cuidados dos avós que construímos o conceito de afeto, uma vez que eles representam um importante papel na criação do neto.

Outra importante função dos avós é o fato de serem o primeiro contato com pessoas de uma geração distante. É a partir dessa relação que é possível aprender a respeitar as diferenças culturais entre indivíduos de realidades distintas. Cada avó e avô, por viverem em determinada realidade e terem criações peculiares, possuem uma maneira de se relacionar com os netos. Existem os avós carinhosos, que nunca deixam os pais brigarem com o neto na frente deles; existem os avós bravos, que brigam por querer o bem daqueles que ama, mas que logo depois dá um dinheirinho para comprar uma balinha no bar da esquina; existem os avós tímidos, que não sabem demonstrar afeto por terem crescido em uma época de certa polidez social, mas que, mesmo ficando sem graça, ficam emocionados com o carinho que os netos lhe oferecem. Existem vovós Gigis e vovós Jujus, como mostra o desenho animado brasileiro “Irmão do Jorel”.

Portanto, é muito importante valorizarmos a presença dessas figuras no desenvolvimento de um indivíduo. Foi considerando isto, que a Igreja Católica escolheu o dia 26 de julho para comemorar o dia dos avós. A data foi escolhida em razão do dia de Santa Ana e São Joaquim que, de acordo com a tradição da religião, seriam os avós de Jesus e pais de Maria. Durante essa celebração, os netos têm a oportunidade de presentear e agradecer aos avós pelo papel que possuem na vida deles. Geralmente as famílias se reúnem para realizar eventos que unam e fortaleçam ainda mais essa relação.

Contudo, atualmente, passamos por uma crise na saúde pública causada pelo coronavírus. Os idosos fazem parte do grupo de risco, ou seja, são os mais afetados pela doença, podendo, inclusive, chegar ao óbito devido a complicações causadas por esse novo vírus. Dessa forma, é preciso que comemoremos o dia dos avós da melhor maneira que pudermos: retribuindo o cuidado que eles sempre nos deram ao protegê-los ficando em casa. Neste momento, é necessário utilizarmos da criatividade para demonstrarmos, de longe, o carinho e gratidão que temos pelos nossos queridos avós. Somente assim, poderemos garantir muitos anos de compartilhamento de afeto e sabedoria com eles.