Tantos são os olhares perdidos e desesperançosos em meio a essa pandemia. Alguns líderes se mostraram incapazes de nos guiar em um túnel escuro de incerteza econômica e risco eminente de morte rápida. Em tempos sombrios, o olhar de uma criança pode nos trazer segurança e esperança, certo? Mas e quando nós, precisamos passar essa segurança e esperança pra eles?

Bem, trabalho com ensino infantil em uma escola da rede particular de São Paulo, e o que tenho notado é a enorme dificuldade em entendê-los e passar essa nova visão de mundo. As crianças são pequenas esponjas das quais devemos tomar o maior cuidado com o que transmitimos à elas, tanto em pensamento, ensinamento, visão de vida e perspectivas para o futuro. Da ótica infantil, assim como de certa forma para nós adultos, é tudo muito incerto, tudo parece assustador e nos deixa ansiosos, pois bem, com eles ocorre exatamente igual mas de uma forma interessante podemos em meio ao caos aprender com as crianças, eles tem uma capacidade incrível de enxergar a vida com criatividade e de viver um dia de cada vez.
E aí que está o nosso maior ensinamento diante dessa visão dos pequenos.

É natural identificarmos aflições e confusões por parte das crianças, muitos se mostram resistentes à nova rotina e outros super dispostos a encará-la. A atenção dos pais e familiares é extremamente importante, diante dessa nova realidade e também o fato de poderem fazer parte da vida dos familiares por 24 horas diárias, faz com que eles percebam muito mais, aprendam e os imitem com frequência. Acredito que neste momento é crucial ter paciência, observar e transmitir esperança, mostrando com calma, clareza e responsabilidade essa nossa nova realidade.