O mercado de trabalho está em constante mudança. Esta afirmação é uma máxima conhecida por todos aqueles que estão ou já realizaram sua formação profissional. Isto porque as transformações na sociedade afetam diretamente na elaboração dos empregos, gerando novas funções e encerrando outras. A principal alteração para o setor foi a criação da Internet e o seu uso para finalidades sociais ou produtivas. Atualmente, o avanço dessa ferramenta promoveu a necessidade de um vasto conhecimento para garantir e manter um emprego e, apesar de parecer amplo, esses domínios são bem específicos.

Quais seriam estes domínios? Eles são o que denominamos como “hard skills” e “soft skills”. Como já explicado com mais profundidade em outro artigo aqui no blog, “hard skills” são todas as qualificações técnicas que o profissional tem sobre sua área de atuação. (Para quem desejar entender melhor essa competência, ao final desta publicação, há um link de acesso para o texto sobre o assunto). Já as soft skills são todas as habilidades que não podem ser medidas através de diplomas ou certificados, mas que estão relacionadas a interação do profissional consigo mesmo e com outros indivíduos. Ainda não entendeu o que seriam soft skills? A gente exemplifica: são características pessoais, como saber trabalhar em grupo, ter uma comunicação eficaz, ter empatia, organização, saber trabalhar sob pressão, resiliência, criatividade etc.

Em entrevista para a revista Forbes, Guilherme Junqueira, CEO da Gama Academy, escola especializada em capacitar talentos para trabalhar no mercado digital, e um dos fundadores da Associação Brasileira de Startups, afirmou ser uma realidade o fato de que “as empresas contratam pelo currículo e demitem pelo comportamento”. Ou seja, o funcionário conquista a vaga de emprego através de suas hard skills, mas só consegue mantê-la e evitar a demissão através do domínio das soft skills. Pode parecer confuso, no entanto o que acontece é: os profissionais que aprimoram não só suas competências técnicas, mas também sociais e emocionais, tendem a entregar resultados melhores por não só terem as hard skills, mas também saberem lidar com as adversidades encontradas no ambiente de trabalho.

A importância das duas habilidades fica ainda mais fácil de compreender quando se imagina um Superman com todos os poderes mágicos – como força extrema, visão de calor, capacidade de voar e entre outros -, porém sem suas características mais notáveis: seu talento para se comunicar e transmitir esperança para população, sua capacidade de pensar em maneiras criativas de solucionar problemas, ter compaixão pelo próximo etc. Um personagem que possui apenas hard skills não é um herói, porque não sabe como utilizar seus poderes da melhor forma para ajudar a sociedade. Um Superman cheio de poderes, mas sem nenhum controle emocional e aptidão social, seria possivelmente um vilão. Ou então, seria só mais uma pessoa comum, porque jamais saberia utilizar seus poderes da forma correta.  Portanto, como já afirmado por Daniel Goleman, autor do best-seller “Inteligência emocional”, são as soft skills que “distinguem profissionais incríveis da média”.

Felizmente, todas essas habilidades não são necessariamente talentos naturais e podem ser ensinadas e adquiridas através de alguns exercícios. Goleman explica que “habilidades como resiliência, empatia, colaboração e comunicação são todas competências baseadas na inteligência emocional” e, portanto, podemos aprimorá-las e até mesmo conquistá-las. (O assunto “inteligência emocional” também já foi abordado em outro artigo no blog, quem desejar entender melhor basta ir até o final desta publicação, onde há um link de acesso para o texto sobre a questão). Agora que você sabe o que são soft skills, ficou com vontade de desenvolver essas características? A AVRA te ajuda! Através do curso de mentoria, no qual o valor é revertido para causas sociais, você pode aprender diversas formas para se tornar um profissional ainda mais qualificado, além de também colaborar para uma sociedade mais igualitária! É só acessar o link: https://avra.org.br/mentoria/ 

Texto sobre hard skills: https://avra.org.br/hard-skills-e-a-sua-importancia-no-mercado-de-trabalho/

Texto sobre inteligência emocional: https://avra.org.br/resiliencia-e-inteligencia-emocional/

Bibliografia:

http://www.danielgoleman.info/daniel-goleman-help-young-talent-develop-a-professional-mindset/

https://www.napratica.org.br/como-desenvolver-soft-skills/

https://blog.solides.com.br/conheca-soft-skills-para-desenvolver/

https://fia.com.br/blog/soft-skills/

https://www.omelete.com.br/superman

https://blog.solides.com.br/entenda-definitivamente-soft-skills/

https://exame.com/carreira/qual-e-a-diferenca-entre-hard-skills-e-soft-skills/

https://forbes.com.br/carreira/2017/07/6-soft-skills-mais-requisitadas-pelo-mercado/