Liderança é a capacidade de influenciar positivamente pessoas a alcançar objetivos, sejam eles individuais ou coletivos. É mostrar o caminho a ser percorrido, mas também é acompanhar e estimular cada pessoa que está sendo liderada, buscando extrair dela o melhor de sua capacidade para atingir o alvo.

Ao contrário do que algumas pessoas possam pensar, liderança não é e nunca foi alguém que dá ordens para que uma pessoa ou um grupo obedeça. Liderança é a arte de mobilizar pessoas para que elas queiram lutar por um ideal.

Um relatório divulgado pelo Fórum Econômico Mundial (FEM) mostra 15 competências que estão em alta no momento, e na sexta posição está a liderança, reforçando a importância de sermos e termos bons lideres a nossa volta.

Se por um lado o líder tem uma visibilidade positiva associada a status, por outro há uma falsa glamourização do ofício. É mostrado sempre os “louros” do processo, mas pouco se fala dos bastidores e nos desafios que são enfrentados para que esse líder tenha êxito na função.

Para se tornar um bom líder é preciso preparação. Algumas pessoas são pré-dispostas a liderança, mas liderar não é um dom que nasce com o ser humano. Liderar é uma competência comportamental que pode ser aprendida e desenvolvida.

Quanto mais preparado um líder for, melhor será sua gestão, mais assertivo ele será na tomada de decisão, além de ter melhor visão estratégica dentre outras qualificações.

É uma função que exige muitas responsabilidades, líderes mal preparados podem cometer erros que serão prejudiciais àqueles que estão debaixo dessa hierarquia, como, por exemplo, alvos e metas não alcançadas que geram frustrações e desânimos na equipe, impedindo que cada um empenhe seu melhor, perdendo em qualidade e produtividade.

 

O que é ser um líder?

Ser líder é ter o papel de atrair e guiar de forma inspiradora todos os seus liderados. Um líder caminha junto com sua equipe, lutando e vencendo cada obstáculo que possa surgir nessa caminhada.

Busca influenciar e desenvolver o time. É justo e coerente, o primeiro a dar o exemplo, e tem como meta levar todos adiante. É aquele que rema junto com a equipe mostrando sempre o porto que se deve chegar.

Um líder é um agente de mudanças, por isso ele é tão requisitado no mercado. Equipes bem geridas dão mais frutos e menos problemas a empresa. Afinal, pessoas felizes são mais produtivas, o que significa rentabilidade.

 

Líder X Chefe

Pode até parecer sinônimos, mas não são. Há uma grande diferença em ser líder e ser chefe. Enquanto um tem o papel de mostrar e acompanhar o caminho, pensando em todos os lados desse objetivo. O outro tem uma gestão unilateral, ao estilo eu mando e você obedece.

 

Líder

  • Tem uma missão;
  • Comunicação colaborativa e com propósitos;
  • Delega estrategicamente;
  • Pensa no trabalho coletivamente, no bem-estar de todos, estimulando a interação da equipe;
  • Proporciona um ambiente colaborativo;
  • Assume a responsabilidade dos erros cometidos pela equipe;
  • Gera soluções, incentiva novas ideias;
  • Proporciona um ambiente que estimula a produtividade e o desempenho das pessoas;

Chefe

  • Tem um cargo;
  • Comunicação autoritária e unilateral;
  • Cobra resultados;
  • Pensa nas responsabilidades individuais que atendam suas expectativas;
  • Proporciona um ambiente de rivalidade entre a equipe;
  • Culpa a equipe pelos erros que possam acontecer;
  • Gera um clima de medo e não dá abertura para que ideias possam surgir.
  • Proporciona um ambiente de baixa produtividade e rendimento;

 

Tipos de Liderança

Existem diferentes tipos de liderança, cada líder tem seu jeito de reger sua orquestra, o que impacta nos resultados da equipe. Pois, o modo de agir e de se comunicar como líder vai ditar os resultados obtidos.

Veja abaixo alguns exemplos de liderança:

 

Liderança comportamental

Nesse tipo de liderança, o líder define caminhos de acordo com as situações que aparecem. É um líder adaptável e flexível, e está sempre atento as mudanças.

Essas mudanças podem ter origem internas (diretrizes da empresa) ou externas (como situações sociais e econômicas), que serão fatores determinantes nas decisões a serem tomadas, e que também vai impactar na forma como esse líder vai conduzir sua equipe para que sejam assertivos.

 

Liderança democrática

É uma liderança participativa, toda equipe ajuda na tomada de decisão. O líder valoriza todas as opiniões, o que o torna um facilitador, despertando novas ideias e interações.

Esse estilo de liderança costuma apresentar bons resultados, afinal, há um ambiente positivo, colaborativo e as pessoas desse time se sentem valorizadas, o que gera comprometimento individual e coletivo.

 

Liderança liberal

O líder liberal dá total liberdade aos seus liderados na tomada de decisões. Fica disponível caso precise, mas não é aquela figura que participa constantemente no dia a dia do time.

É um tipo de liderança que pode ter baixa produtividade, pois não estão a todo o momento sendo estimulados ou lembrados a cumprir metas. Também pode gerar certo individualismo, por ser cada um por si.

Por ter autonomia, um subordinado a esse líder precisa ter comprometimento com o seu trabalho e autogestão, características que são geralmente encontradas em profissionais mais maduros e naqueles que não veem dificuldades na tomada de decisão.

 

Liderança colaborativa

É na liderança em que o líder coloca todo o grupo em um mesmo patamar de importância, sem evidenciar ou diminuir qualquer função.

Um líder que a equipe pode contar para todas as horas, alguém que é próximo, acessível. Seja para ajudar na execução de um trabalho ou até mesmo cobrir um colega do time se houver necessidade.

Assim, ele consegue conhecer bem a sua equipe e fazer mudanças assertivas como: combinar competências, potencializar habilidades e estimular novos talentos, pois conhece as pessoas bem de perto.

 

Liderança autocrática

Aqui o líder é o centralizador. As decisões são tomadas por ele e não há participação da equipe. É a figura que só delega e cobra resultados. Não abrindo espaço para sugestões ou questionamentos sobre sua atuação.

Um tipo de liderança que está em desuso, pois além de estar desatualizada com o mundo atual, traz muitos riscos as empresas. Costuma gerar uma grande insatisfação por parte da equipe e gera um alto grau de rotatividade de funcionários, aumentando custos e baixo rendimento.

 

Liderança situacional

É a liderança da adaptabilidade, com as decisões sendo tomadas com base na realidade do momento. Esse líder tem como característica principal ser adaptável e é por meio dessa habilidade que vai conseguir enxergar qual o próximo passo a seguir.

Mas não é só nas situações que ele é capaz de gerir. Também é capaz de transitar facilmente por diferentes características contidas nas pessoas do seu time, e sabe extrair de cada perfil o melhor, potencializando os resultados do grupo.

 

Em algum momento das nossas vidas vamos precisar exercer o papel de líder.

Você se sente seguro e preparado para exercer esse papel? Está pronto para o desafio?

Muitas das habilidades que o mercado de trabalho exige, precisam ser desenvolvidas e aprimoradas, e a liderança é uma delas. Como já mencionado, ninguém nasce líder, é preciso ser treinado e moldado para ser um.

Então, se você está líder e quer ser melhor, ou se preparar para quando a oportunidade chegar. Tenho uma novidade para te contar!

A Ong AVRA está preste a lançar um curso de liderança on-line que vai ao encontro da sua necessidade.

Nele você vai aprender e desenvolver habilidades comportamentais, identificar capacidades que já tem e que serão potencializadas. Conhecer a fundo tipos de liderança, características e entender como usa-las dentro da sua realidade.

 

Para saber informações sobre o curso, acompanhe nosso Instagram, Facebook ou nossa página no LinkedIn e não perca o lançamento que já está chegando.

 

É mais um produto de qualidade que o time da AVRA desenvolveu para te ajudar, tanto na trajetória pessoal, quanto na profissional. Vem saber mais!

 

Referencias:

Material de apoio do curso de Liderança – AVRA

Curso Gestão de Pessoas – SEBRAE

https://www.infomoney.com.br/carreira/as-15-habilidades-que-estarao-em-alta-no-mercado-de-trabalho-ate-2025-segundo-o-forum-economico-mundial/

https://www.ibirapuera.br/voce-sabe-ser-um-lider-entenda-o-que-e-lideranca-e-como-desenvolve-la/#:~:text=Liderar%20%C3%A9%20enxergar%20o%20melhor,l%C3%ADder%20tem%20sua%20pr%C3%B3pria%20estrat%C3%A9gia.

https://www.pontotel.com.br/lideranca/

https://www.catho.com.br/carreira-sucesso/colunistas/lideranca-3/voce-sabe-a-diferenca-entre-chefe-e-lider/?gclid=CjwKCAjwrZOXBhACEiwA0EoRD9rebK_zrIWnHvChIm0p-rxHVssNJFlAthhbnSxu0eoT_US5uV9_BBoC3wAQAvD_BwE

https://www.slacoaching.com.br/artigos-do-presidente/5-estilos-de-lideranca-que-fazem-diferenca