Você já se questionou sobre o que é ciência? Sobre o quanto ela é importante para nossa vida? Em um conceito pela ótica de uma criança, a ciência é figurativa ao homem de jaleco branco, criador de experimentos malucos com líquidos efervescentes e também de descobertas intrigantes, mas, você adulto, como ver este profissional? Vamos explorar mais sobre o universo da ciência.
A palavra ciência vem do latim Scientia ae que significa conhecimento, habilidades, arte de se fazer, descobrir algo. Em um conceito mais específico, é um substantivo feminino que significa um corpo de conhecimentos sistematizados adquiridos via observação, identificação, pesquisa e explicação, que abrange às diversas áreas do conhecimento existentes.
A ciência está presente no alimento que vai na mesa, ou na roupa que vestimos, naquela TV que diverte nas horas vagas, no notebook e no celular na palma de sua mão. Ela também está presente naquele remédio que tomamos para dor de cabeça ou para relaxar o corpo após um dia cansativo de trabalho e no medicamento que salvam milhões de vidas diariamente. A ciência em si, está em toda parte e o profissional deste campo intrigante e cheio de descobertas, merece o nosso reconhecimento e respeito por oportunizar soluções a tantas pessoas que necessitam de respostas/esperança para diversos problemas existentes.
No Brasil e no mundo, o profissional/pesquisador científico é a principal aposta para solucionar/amenizar a pandemia de coronavírus que ceifa milhares de vida diariamente desde o surgimento. Graças a estudos feitos por cientistas de campos específicos da ciência, encontramos métodos que ajudam a frear os níveis de contaminação em muitos lugares e a cada dia, acentuam caminhos para possíveis vacinas e medicamentos que futuramente poderá imunizar/tratar a população de uma nova onda de contaminação. Além da pandemia, a ciência já vem apresentando possíveis estudos para cura de outras enfermidades como a do vírus HIV/AIDS que há anos mata milhares de pessoas ao redor do mundo.
Grandes jovens ao redor do mundo vêm se destacado em eventos científicos e na elaboração de pesquisas no ensino médio, onde apresentam produtos/serviços com grande relevância social, que se aplicáveis, amenizará/solucionará diversos problemas pertinentes/rotineiros na sociedade que vivemos. Exemplos no Brasil? Temos vários! Onde a participação feminina se destaca. Vamos conhecer algumas?
- – Juliana Davoglio Estradioto, gaúcha, 19 anos, primeira jovem a ter um asteroide em seu nome pela Nasa, ganhadora do 1º lugar da maior feira de ciências do mundo (INTEL ISEF) e criadora de projetos com reutilização de rejeitos do maracujá e da macadâmia para elaboração de plásticos biodegradáveis;
- Ekarinny de Medeiros, potiguara, 20 anos, finalista da maior feira de ciências do mundo (Intel ISEF) e criadora do cateter a base de caju que previne doenças infecciosas em transplantes de sangue;
- Maria Vitória Valoto, paranaense, 19 anos, primeira brasileira e única da américa latina a participar da Google Science Fair, finalista da maior feira de ciências do mundo (Intel ISEF) e criadora do projeto que auxilia no tratamento de intolerantes a lactose e na reutilização de capsulas;
- Anna Luisa Beserra, baiana, 23 anos, embaixadora em 2019 da maior competição de sustentabilidade da ONU (Young Champions of the Earth), representando a América Latina e criadora da Startup Aqualuz e SDW que visa a reutilização de águas da chuva para consumo humano, purificando via tecnologia que tem preço acessível a famílias carentes.
Essas e tantas outras são exemplos de jovens pesquisadoras brasileiras que nos enche de orgulho e que representam o país ao redor do mundo em eventos científicos, mostrando o quanto a nossa pesquisa é promissora e capaz de solucionar os diversos problemas existentes de forma simples e acessível a todos. –
Neste 08 de Julho, Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador Científico, reflita sobre o que é ciência para você e o quanto este campo é fundamental em nossas vidas. Reconheça também a importância dos profissionais que a exercem e apoie-os em seus possíveis estudos, pois em meio a uma sociedade tão propicia a acontecimentos/problemas constantes, a ciência é o nosso porto seguro na busca por soluções e a esperança de um futuro melhor.
Deixar um comentário