O nome chega a ser curioso, e em um rápido momento pensamos: o que molho de tomate tem a ver com gerenciamento de tempo?
Essa pode ser a primeira reflexão de quem não conhece o Método Pomodoro.
Com um nome curioso, mas muito eficaz, o método pomodoro é uma forma que o italiano Francesco Cirillo desenvolveu, no final dos anos 80, a partir de uma necessidade pessoal de aumentar sua produtividade nos estudos acadêmicos.
De um jeito prático e objetivo, esse método permite criar hábitos de produção, e assim, ser mais assertivo com o modo de usar cada minuto do nosso dia.
Leva esse nome, pois é uma alusão a um timer de cozinha no formato de um tomate, que traduzido para a língua italiana significa pomodoro. O autor da técnica usou esse timer para cronometrar seu tempo, surgindo então, o que hoje é praticado no mundo todo.
Então, vamos ao como fazer:
Ingredientes:
– Um cronometro;
– Uma lista do que precisa ser feito ou estudado.
Modo de Preparo:
Marque 25 minutos no cronometro e dispare na regressiva. Isso significa que você tem 25 minutos para começar a cumprir os itens da sua lista. Quando o tempo acabar, descanse 5 minutos. Após o descanso, comece novamente.
Repita 4 vezes, somando 2 horas ao todo.
Se ao final dessas duas horas desejar continuar, faça uma pausa maior, entre 20 e 30 minutos e recomece o ciclo.
Durante o período produtivo, dos 25 minutos, não pare para fazer qualquer outra coisa que não faça parte do seu objetivo, também não se distraia. Foque no que precisa ser completado.
No período de pausa, se possível abandone a estação de trabalho/estudos. Vá ao banheiro, tome um café, faça um rápido alongamento, pode consultar as redes sociais, mas lembre-se que é por pouco tempo.
Esses intervalos entre os pomodoros – ciclos de 25 minutos, são fundamentais para dar um ar ao cérebro, é aquele respiro que ajuda na produtividade.
Quando você volta ao próximo ciclo, volta revigorado e feliz em ver progresso na lista proposta.
Essa técnica traz muitos pontos positivos, entre eles:
– Evita distrações;
– Aumento da concentração e foco;
– Reduz o cansaço e a fadiga metal;
– Aumenta a produtividade e deixa o indivíduo mais motivado;
– Reduz a ansiedade;
– Melhora os processos de trabalho e estudos;
– Ajuda a definir objetivos e prioridades.
Lembrando que esse é um método que pode ser aplicado em diversas tarefas. Seja trabalho, estudos e até mesmo em tarefas básicas do dia a dia que possam precisar desse cuidado.
Muitas pessoas têm outras formas de gerenciar suas tarefas, e a melhor delas é aquela que dá certo para seu ritmo de vida. A pomodoro é apenas uma que pode ser testada e quem sabe ir ao encontro do que você precisa.
E como descobrir qual o melhor método para a minha necessidade?
Pesquisando, testando, se autodescobrindo… para te ajudar nessa descoberta, a AVRA tem um programa de mentoria, que conta com pessoas qualificadas, que vão saber orientar nesse processo de escolhas.
Acesse: Programa de Mentoria, veja todas as informações e participe!
Referências
https://brasilescola.uol.com.br/dicas-de-estudo/tecnica-pomodoro-que-e-e-como-funciona.htm
https://www.napratica.org.br/pomodoro/
Deixar um comentário