No ramo empresarial, a produtividade é vista como prioridade. É de extrema importância manter todos os eixos que envolvem as instituições estáveis e com uma balança favorável para aqueles que nela investiram. No entanto, essa necessidade de eficácia constante pode abalar psicologicamente trabalhadores das mais diversas posições e funções no trabalho. Consequentemente, profissionais com falta de motivação ou perspectiva começam a se tornar comuns. Ao considerar esta situação, novos serviços, como o coaching e o mentoring, foram criados com o intuito de preservar a desempenho dos trabalhadores. Contudo, qual é a definição de cada dessas atividades e suas respectivas diferenças?
Coaching
Coaching é uma palavra inglesa, referente a “treinamento”, surgida em meados dos anos 60 para atender a necessidade de melhorar os relacionamento em empresas e organizações, através da compreensão das emoções e a individualidade de cada indivíduo para melhorar sua produtividade. Hoje, essa atividade, nascida como um braço da psicologia, é exercida por diversas pessoas de diversas áreas. Essa prática visa auxiliar uma determinada pessoa a exercer e a planejar sua carreira de forma mais eficiente, com o coach ou “treinador” se valendo de conselhos e métodos para alcançar determinados objetivos no carreira do cliente de forma rápida.
O “coachee”, ou seja, aquele que é treinado, precisa responder uma série de perguntas gerais que o auxiliam a traçar metas e planos de carreira a serem realizados conforme as sessões com o coach acontecem, com o intuito de evidenciar os talentos e habilidades do coachee nesse período. Existem coaches que não exercem a área da psicologia e também não possuem experiência na carreira do cliente em específico, mas procuram aconselhar o coachee tanto na parte pessoal quanto profissional, ajudando-o a encontrar soluções momentâneas e práticas para problemáticas que a impedem de alcançar seus objetivos no período de alguns meses.
Mentoring
Quando um profissional mais experiente em determinada área decide auxiliar um trabalhador mais jovem e iniciante, isso se configura como um processo de “mentoring” ou simplesmente “mentoria”. Com uma abordagem mais específica para as experiências e dificuldades que uma determinada função possui, o “mentor” terá um papel fundamental de aconselhar aquele que ainda tem muito a vivenciar em sua carreira e precisa de ajuda para planejá-la.
Existem processos de mentoring para escritores, atores, gerentes ou qualquer outra área que a comunicação entre os profissionais de diversas posições, idades, gêneros e etnias seja relevante para o bom desenvolvimento de um futuro talento. Desse modo, podemos observar que todas as áreas podem possuir mentores. Esses que, na teoria, podem auxiliar os novatos por tempo indeterminado, procuram compartilhar ideias e soluções com o cliente baseados em experiências reais e individuais que enfrentaram ao longo das suas próprias carreiras. Esse aconselhamento é abordado de forma mais próxima e realista, não tão geral quanto a abordagem que um coach possui.
As diferenças
Enquanto o mentoring possui uma aproximação mais pessoal e específica de um profissional da área, o coaching usa uma abordagem mais geral e que não é necessariamente direcionada às experiências de uma área específica. Assim, o coach prioriza resultados mais urgentes e imediatos. Além disso, o mentoring pode durar por um tempo indeterminado, enquanto o coaching leva o período de alguns meses. É possível perceber que ambas as práticas podem ajudar um profissional a encontrar maiores motivações, enquanto conquista uma maior organização e perspectiva para si mesmo no futuro.
E o que a Avra tem a ver com isso?
E você? Já pensou em ter um mentor na vida real? Ajudando você a fortalecer seus pontos positivos, suas perspectivas de carreira e aperfeiçoando sua trajetória profissional?
A Avra oferece a oportunidade de melhorar seu autoconhecimento e habilidades de planejamento. Por meio de alguns encontros mensais ou quinzenais adaptáveis às suas necessidades com profissionais de áreas de publicidade e marketing digital, consultoria de inovação e digital, comunicação organizacional e de gerenciamento comercial, e por um valor mensal acessível que será convertido para causas sociais, um programa de mentoria de ótima qualidade é oferecido. ;
Se interessou? Só clicar no próximo link! https://avra.org.br/mentoria/
– Italo Marquezini
Referências bibliográficas:
https://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching/o-que-e-coaching-e-mentoring/
https://cezannehr.com/pt/hr-blog/2017/01/mentoring-e-coaching-qual-diferenca/
Texto incrível, não fazia ideia dessas diferenças! Muito explicativo!