Em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, ser um profissional qualificado para aplicação de metodologias eficientes é um grande diferencial.
Um método que vem ganhando cada vez mais força é o Lean Six Sigma. Se você ainda não o conhece, vamos explicar agora do que se trata e quais os benefícios que ele pode trazer para sua vida profissional.
O que é a metodologia Lean Six Sigma?
Existem várias técnicas e ferramentas que podem ser utilizadas com o intuito de solucionar problemas e trazer maior produtividade profissional, e o Lean Six Sigma nasceu da junção de duas delas: o Lean (focado na remoção de resíduos) e o Seis Sigma (focado na melhoria da qualidade).
Explicando melhor:
- O conceito Lean propõe a melhoria da produtividade por intermédio de processos mais simplificados e voltados às novas necessidades de mercado, defendendo a prática de eliminação de desperdícios e o aprimoramento contínuo das operações.
- Já os projetos Seis Sigma são construídos em uma estrutura DMAIC, que significa: Definir, Medir, Analisar, Melhorar e Controlar. Cada uma destas fases contém um conjunto de técnicas e ferramentas que orientam o solucionador de problemas através do processo de melhoria do início ao fim.
Na junção, as duas estratégias se complementam, unindo qualidade e produtividade. O Lean Six Sigma destaca o uso das metodologias e ferramentas Lean para identificar e remover desperdícios e aumentar a velocidade do processo. No entanto, isso ocorre com o uso de metodologias e ferramentas Six Sigma para identificar e reduzir ou remover variações de processos.
Atualmente, a maioria das implantações optam por usar o Lean Six Sigma em vez de apenas uma ou outra metodologia, pois ele potencializa os pontos fortes e minimiza as fraquezas de ambas as abordagens.
Quais as certificações existentes na metodologia Lean Six Sigma?
Quem já ouviu falar no LSS, sabe que existem diferentes classificações que correspondem aos níveis de experiência da aplicação da metodologia.
Abaixo explicamos mais sobre cada um desses níveis:
-
White Belt
A certificação White Belt é a primeira da metodologia Lean Six Sigma, sendo um treinamento para aqueles que precisam ter conhecimentos básicos na área.
Utiliza-se o treinamento White Belt principalmente para auxiliar o gerenciamento de mudança, pois nessa etapa é onde se terá noção da importância da melhoria contínua dentro de um ambiente corporativo.
Essa é uma das certificações exigida para auxiliares na implementação de um projeto, tendo em vista que neste nível ele ainda não poderá ter acesso às ferramentas nem mesmo conquistará alguma responsabilidade, no entanto, poderá acompanhar as equipes dando suporte.
-
Yellow Belt
Na certificação Yellow Belt ocorre o treinamento dos conceitos gerais e ferramentas básicas do Lean Six Sigma, como a criação de um roteiro de melhoria.
Os profissionais que têm esse nível de experiência podem ser designados para a etapa de coleta de dados para um projeto Green ou Black Belt, ou ainda poderá liderar um pequeno projeto para implantá-lo. Neste caso, são sempre projetos de fácil compreensão em que colaborador já conhece o ambiente que sofrerá a implantação.
-
Green Belt
O terceiro nível de experiência em Lean Six Sigma é o Green Belt. Este profissional terá conhecimentos e habilidades aprofundadas em Lean Manufacturing e DMAIC.
Eles podem supervisionar projetos de média complexidade sob a orientação de um Black Belt, ou ainda, trabalhar como membro em uma grande equipe de projeto.
Em comparação ao Yellow, sua capacidade de análise de dados e mapeamento de processos é de um grau intermediário, mostrando uma competência que o ajuda no desenvolvimento de estatísticas mais eficazes.
-
Black Belt
Por fim, a certificação em Lean Six Sigma mais avançada é a Black Belt.
Um Black Belt tem conhecimento especializado e habilidades relacionadas à metodologia DMAIC e métodos Lean. Eles devem ser capazes de liderar qualquer equipe em toda a organização na execução de projetos Lean Seis Sigma, assim como, realizar treinamentos e atuar como mentores para os outros níveis.
Como o Lean Six Sigma pode impactar a sua carreira?
Obter uma certificação Lean Six Sigma traz inúmeros benefícios para a carreira de qualquer profissional.
Independente dos objetivos que deseja conquistar, seja uma recolocação profissional ou a mudança de cargo, por exemplo, essa metodologia pode te ajudar.
Confira abaixo algumas das vantagens:
-
Empregabilidade
O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo, principalmente após o inicio da pandemia do Covid-19. Por isso, estar à frente de seus concorrentes na utilização de técnicas e ferramentas que visam à redução de gastos e desperdícios e o aumento da produtividade é essencial na busca por um novo emprego.
-
Maiores ganhos financeiros
Estudos recentes comprovaram que profissionais com certificação Black Belt apresentam média salarial de 15 a 20% maior do que aqueles que não têm nenhum tipo de certificação LSS. Isso se dá devido ao potencial de agregação que esse tipo de qualificação e conhecimento pode trazer as empresas.
-
Versatilidade e alta performance
A metodologia Seis Sigma é pensada para ser aplicada nos mais diversos segmentos, podendo ser utilizado tanto em processos administrativos e burocráticos, como em processos industriais específicos, por exemplo. Com isso, ele pode se fazer presente em todo e qualquer ambiente organizacional.
Além dessa versatilidade, uma das principais características de um profissional certificado em LSS é sua alta capacidade analítica na resolução de problemas e geração de resultados. Com isso, o mercado tende a valorizar e ter sempre as portas abertas para esses profissionais de alta performance.
-
Credibilidade
A Lean Six Sigma é uma das poucas metodologias de gestão de processos que é reconhecida ao redor do mundo. Grandes empresas e multinacionais já se utilizam dos seus benefícios e realizam melhorias em seus processos por meio dos seus conceitos.
Por isso, adquirir essas certificações é estar um passo à frente em sua carreira profissional, sendo uma excelente oportunidade para quem deseja explorar novos mercados.
Como visto, as certificações Lean Six Sigma são um grande diferencial e pode impactar positivamente sua carreira, agregando valor ao currículo e adquirindo competências muito valorizadas pelas empresas.
Para aqueles que desejam saber mais sobre como adquirir essas certificações, a Escola EDTI é especialista no assunto.
Além disso, a EDTI possui um programa permanente que visa transformar e impactar positivamente a carreira e a vida de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social, o #EDTITransforma.
A cada 10 assinaturas do plano EDTI Go Black é doada uma bolsa de estudos.
A ONG AVRA também faz parte deste projeto! Alinhado à missão da EDTI de transformar vidas por meio da educação, somos uma das entidades responsáveis por gerenciar os alunos que recebem as bolsas de Estudos.
Para saber mais sobre o projeto, acesse: EDTI Transforma.
A AVRA também pode ajudar no seu impulsionamento de carreira!
O mercado de trabalho nunca foi tão dinâmico como nos dias atuais, impactando costumes, visões de mundo e, principalmente, as nossas expectativas em relação à carreira.
Neste cenário, para ser um profissional bem sucedido é preciso planejamento e dedicação, tanto para estar apto a aproveitar as oportunidades que surgem, como para criar suas próprias oportunidades.
O desenvolvimento de carreira é a consequência natural de um plano bem estruturado, que irá auxiliar o profissional a pensar nas possibilidades que ele tem e o que é preciso fazer para chegar lá.
Pensando nisso, a AVRA oferece um Programa de Mentoria personalizado para alinhamento e impulsionamento dos seus objetivos e resultados. Clique no link e saiba mais: www.avra.org.br/mentoria/.
Deixar um comentário