Um método utilizado por escritores de sucesso ensina muito além da escrita

 

“Não fale, mostre”. Essa é uma frase essencial para qualquer escritor iniciante. É a partir dela que é possível focar nos detalhes mais importantes do que é contado em uma história. Esta técnica é muito atribuída ao escritor russo Anton Chekhov, que uma vez afirmou “Não me diga que a lua está brilhando; mostre-me o cintilar de sua luz em um vidro quebrado de uma janela”, em tradução livre.

 

De forma direta, numa narrativa, não é preciso dizer que um personagem é um artista de prontidão, visto que o leitor pode se atrair muito mais por meio de detalhes. Sabendo deles, o leitor vira um “cúmplice” do que foi dito e começa a encaixar as peças por si mesmo. Mostrar que o apartamento dessa personagem é lotado de telas pintadas a mão e que suas roupas estão constantemente sujas de tinta já diz muito sobre o personagem. Isso gera curiosidade no leitor e ele conclui que se trata de um pintor, sem que seja preciso apontar isso de cara. Como iremos discutir, esse conceito também vale para convencer aqueles que podem nos oferecer um emprego ou ampliar nossa carreira. Seja um entrevistador, um empresário ou um agente.

 

Defina o seu valor antes de mostrá-lo.

 

Débora Aladim, de 22 anos, professora de história e estudante da UFMG, auxilia milhões de alunos em seu canal do YouTube autointitulado, produzindo aulas com o intuito de democratizar a educação. Em um de seus vídeos, ela decide ajudar os alunos a escolher qual profissão ou faculdade seguir a partir de uma série de perguntas. “O que você gosta de aprender?”; “Com quem ou o quê você gosta de se relacionar?” “O que te dá motivação, orgulho e um propósito para produzir?” são algumas das perguntas realizadas. É de extrema importância respondê-las para justamente saber qual imagem se pretende ter em um currículo, entrevista de emprego, LinkedIn, networking ou, até mesmo, quando se precisa de uma razão para levantar da cama. 

Currículo e Entrevista: definitivamente não fale, apenas mostre

 

O jornalista e apresentador, Edson Castro, do canal “Manual do Homem Moderno” sempre ressalta em seus vídeos a importância de ser muito além do que é visto no currículo. É a partir do CV. sim, que é possível observar as qualificações e ferramentas que um candidato pode oferecer (inclusive, seja sucinto ao colocar essas informações neste, adaptando o que for essencial para, por exemplo, um entrevistador de um banco te notar, caso esse seja o caso).  Entretanto, Edson ressalta o quão é essencial o currículo estar, por exemplo, bem organizado e o e-mail que o anexa bem redigido. (Inclusive, mandar o arquivo em PDF é sempre mais profissional e polido, lembre-se). Esses são detalhes que demonstram interesse, dedicação e excelência antes mesmo de ver o candidato pessoalmente. Nada disso é dito, apenas mostrado. O próximo passo é a prova de fogo, a entrevista, aquela que causa suor e um frio na barriga enorme. No entanto, não há com o que se preocupar, você tem muito a apresentar. 

 

Ao retomar a questão, Edson Castro afirma que, em uma entrevista, o mais importante, além de efetuar uma pesquisa sobre a empresa com antecedência, é compreender como aquela oportunidade que a instituição oferece pode ajudar na evolução da sua carreira. Pergunte-se: como essa empresa pode me ajudar a chegar aonde quero? A partir da resposta, é possível mostrar não apenas o seu valor, mas também seus objetivos e planos ao entrevistador. 

 

O apresentador do Jornal da Band e já falecido, Ricardo Boechat, afirmava que ao contratar novos talentos na área de jornalismo, o que mais se levava em conta era a comunicação do candidato. O currículo? Ele nem sequer olhava. O que destacava um candidato dos outros era sua simples e cotidiana habilidade de conversar e opinar, um talento essencial na área do jornalismo. Há sim variações desse conceito. O portfólio de um artista é, acima de tudo, seu cartão de visita e, por mais que o candidato possa não ter muita experiência ou uma formação em uma universidade renomada, o potencial já é observável facilmente. Portanto, além de se portar de forma humilde e respeitosa, no fim, mostrar cada uma de suas habilidades de forma concreta e reconhecer o próprio valor para a empresa já garante muitos pontos na hora de se decidir a quem contratar. E não esqueça: agradeça pela oportunidade ao final da entrevista. 

 

LinkedIn e Networking: Tudo que foi aprendido na prática. 

 

Uma plataforma referência para contratações hoje é o LinkedIn. Um cadastro aqui pode fazer toda a diferença quando se trata de investir na carreira. Com uma dinâmica um pouco diferente de redes sociais como Facebook e Instagram, esse plataforma gratuita consegue apresentar maior profissionalidade do candidato ou empresa em um perfil direto e mais formal. De certa forma, o que é aplicado ao currículo também vale aqui. Ao apresentar suas qualificações e experiências, a plataforma te ajuda a encontrar vagas (ou felizmente, ser encontrado!) e a desenvolver seu networking. 

 

Antes de esclarecer o que é “networking”, é de extrema importância lembrar da entrevista da Izabela Carvalho no canal do site Hotmart, em que é evidenciada a importância de apresentar dados atualizados e completos no perfil, envolvendo cursos, faculdade e empresas que já fez parte ou participa. Além de uma foto de perfil polida e recente. Ademais, conhecimento em linguagens, seja em inglês, espanhol, francês, etc é uma excelente forma de ganhar destaque. E também um resumo é uma excelente oportunidade de falar por si mesmo quais são seus desejos e ambições, então capriche nessa parte. 

 

Produzir conteúdos para a plataforma, como artigos, também é um meio de trabalhar de forma pública e  positiva a sua imagem ou da sua empresa administrada. Uma vez que são postas em evidência qualidades que podem interessar à empresa contratante ou parceira, com compartilhamentos e interações na rede, pode-se ampliar de forma astronômica os contatos que o candidato pode ter com pessoas de sua área de interesse, o que é chamado, finalmente, de “networking”.

 

Em uma entrevista entre Thiago Nigro, escritor do best-seller “Do Mil ao Milhão”, e Samuel Pereira, do canal “Segredos da Audiência” , ambos discutem as formas mais efetivas de realizar esse processo de ganhar mais contatos, que pode ocorrer tanto em redes sociais, como o LinkedIn, quanto em conversas casuais, inseridas em contextos como um evento ou um almoço. Nesse caso, a frase “não fale, mostre” ganha uma importância ainda maior. Agregar valor ao outro ou buscar ser instruído se torna essencial para conquistar uma boa comunicação, que vai muito além do dinheiro ou posição que cada um tem. É colocada em foco uma reciprocidade em querer ajudar cada um com seu propósito.

 

Propósito? SIM, aquele mesmo propósito que a professora Débora Aladim te ajudou a pensar há alguns parágrafos, é por ele que se deve iniciar qualquer conversa desse nível. Sabendo um objetivo logo de cara, o seu futuro parceiro pode agora entender no que ele pode te ajudar e o que ele pode aprender com você. Já que existem várias formas de alcançar um objetivo e, sem dúvidas, ouvir o que pessoas da área tem a dizer pode ser uma ajuda importantíssima para crescer e ajudar a crescer. Uma troca justa, correta e sensata para uma construção de carreira brilhante e, com otimismo, será muito divertida entre você e seu novo colega. Dessa forma, seus objetivos não são apenas apresentados, o seu valor e importância para o mundo ao seu redor também

 

Mas afinal, o que a Avra tem com isso?

 

Com a missão de contribuir para o crescimento pessoal e profissional, a Avra é um excelente meio de transformar nossas “falas”, nossos objetivos em demonstrações concretas e ações visando a educação, amor e o desenvolvimento para um futuro. Um tempo que, cada vez mais, dependerá da lembrança desses valores tão importantes. Nessa perspectiva, associar-se à Avra ajuda a apoiar causas sociais e também a receber sessões de mentoria online. De tal modo que se desenvolva uma evolução espiritual e  profissional. E, com toda a honra possível, saiba que você é muito bem vindo!

 

Interessou-se pela mentoria? Aproveite! https://avra.org.br/mentoria/ 

                                                                                                                                                           Italo Marquezini

 

 

Referências bibliográficas:

 

https://www.youtube.com/watch?v=80c8rdJN2l4&t=140s 

https://www.youtube.com/watch?v=0XNayDzN9_8 

https://www.youtube.com/watch?v=rvimCEcMado 

https://www.youtube.com/watch?v=MjC6HFrU_kI 

https://en.wikipedia.org/wiki/Show,_don%27t_tell 

https://www.udemy.com/course/curso-jornalismo-online-boechat/ 

https://avra.org.br/quem-somos/